LeapFrog bate recorde de investimentos de impacto, com fundo de US$ 700 milhões em mercados emergentes

O maior fundo de capital por parte de um gerente de impacto especializado tem como alvo 70 milhões de consumidores de baixa renda

NOVA YORK--()--A LeapFrog Investments anunciou o maior fundo de capital privado da história administrado por um gerente especializado de investimentos de impacto, superando sua meta de US$ 600 milhões para alcançar os US$ 700 milhões. O novo fundo investe em empresas de assistência médica e serviços financeiros, atendendo à demanda de bilhões de consumidores emergentes na Ásia e África. Este fundo, por si só, visa alcançar 70 milhões de pessoas em mercados emergentes. Os investidores incluem muitas das principais seguradoras, administradoras de pensão e de ativos do mundo, além de instituições financeiras de desenvolvimento, fundações e escritórios familiares. O sucesso do fundo reflete o excelente histórico da LeapFrog ao fornecer resultados financeiros sólidos e impacto social em larga escala.

“Chegou a hora de um tipo melhor de capitalismo. A LeapFrog foi fundada com base na filosofia do ‘Profit with Purpose’ [Lucro com uma finalidade], rejeitando o pensamento convencional de trade-off nos mercados financeiros. Isso provou ser uma estratégia vencedora, impulsionando um forte crescimento e desempenho, ao mesmo tempo em que muda dezenas de milhões de vidas”, disse Andrew Kuper, fundador e CEO da LeapFrog Investments. “O anúncio de hoje marca um nível sem precedentes de comprometimento com os gerentes independentes de investimentos de impacto, com um novo fundo apoiado por diversos investidores institucionais de primeira linha. Também marca um momento importante para o capital privado responsável. Como nosso terceiro e maior fundo, trata-se de uma demonstração decisiva de que atender às necessidades reais de pessoas mal servidas é um grande negócio.”

“O principal investimento da Prudential no último fundo da LeapFrog ressalta nossa convicção no poder das soluções baseadas em capital para resolver os desafios financeiros, sociais, ambientais e econômicos do nosso mundo em constante mudança”, afirmou Charles Lowrey, presidente e CEO da Prudential Financial, Inc. “Temos o prazer de estar ao lado da LeapFrog na promoção do enorme potencial de crescimento inclusivo e prosperidade compartilhada na Ásia e África emergentes.”

A LeapFrog já investiu em 26 empresas até o momento. Elas cresceram a uma taxa excepcional de quase 40% ao ano, em média, a partir do momento do investimento. As empresas da LeapFrog agora alcançam 168 milhões de pessoas em 35 países com serviços de saúde ou financeiros. Desses indivíduos, mais de 136 milhões são consumidores emergentes – definidos pelo The World Bank como vivendo com menos de US$ 10 por dia. A maioria tem acesso, pela primeira vez, a seguros de qualidade, poupança, pensões, crédito, remessas, medicamentos ou assistência médica.

O novo fundo da LeapFrog já fez cinco investimentos: a WorldRemit é a principal fornecedora de remessas digitais do mundo. A NeoGrowth fornece produtos inovadores de crédito não garantido para micro, pequenas e médias empresas na Índia. A rede Goodlife Pharmacy agora á a maior prestadora de serviços de saúde na África Oriental. A Pyramid Pharma é uma distribuidora de medicamentos e equipamentos diagnósticos e cirúrgicos em toda a África. E a Ascent Meditech fabrica e fornece produtos ortopédicos na Índia que ajudam a evitar dores incapacitantes. Essas empresas usam marketing ou distribuição inovadora por meio de telefones celulares para alcançar milhões de clientes que não são bem atendidos pelas empresas convencionais.

Este é o terceiro fundo da LeapFrog e, mais uma vez, será superado. A maioria dos apoios são investidores recorrentes da LeapFrog. São eles:

• As seguradoras globais Admiral, AIG, AXA XL, Everest Re, Hannover Re, Prudential Financial, QBE e Zurich
  • As principais administradoras de planos de previdência e de ativos, como Ascension Capital, Pinebridge e TIAA-Nuveen (EUA), Kempen, Partners Group Impact, Stiftung Abendrot e SBZ (Europa), bem como Christian Super e HESTA (Austrália)
  • Os principais financiadores do desenvolvimento, como a DEG (Alemanha), a IFC e a Proparco (França); também um compromisso aprovado pela diretoria da Corporação para Investimentos Privados Internacionais (OPIC) dos EUA
  • Grandes corporações como a Merck & Co., Inc., conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá, e fundações como a PactWorld, Fundação Ford e Fundação Rockefeller

A nova arrecadação de recursos levará a LeapFrog a US$ 1,6 bilhão em compromissos totais, mantendo sua posição como a maior administradora de capital privado totalmente dedicada ao investimento de impacto.

“Como pioneiros do investimento de impacto comercial, nossa meta na última década foi criar veículos de investimento verdadeiramente diferenciados, que representam uma oportunidade atraente para os investidores de primeira linha acessarem mercados emergentes e cumprirem seus objetivos de propósito e financeiros”, disse Nick Moon, parceiro da LeapFrog e diretor de Relações com Investidores. “Estamos encantados com o entusiasmo por este último fundo de investidores de longa data e de primeira viagem.”

O fundo também recebeu forte apoio de líderes mundiais em financiamento para o desenvolvimento. “A OPIC está comprometida em apoiar investimentos inovadores em países em desenvolvimento. A LeapFrog é uma gestora de fundos atraente e uma parceira forte para a implementação de capital em empresas bem-sucedidas, a fim de proporcionar um impacto em larga escala”, concluiu David Bohigian, presidente em exercício e CEO da OPIC. “Estamos muito satisfeitos por ser um dos principais investidores neste novo fundo para mercados emergentes na Ásia e África. Isso expandirá o alcance do financiamento para o desenvolvimento por meio de investimentos em empresas de portfólio inovador que atenderão a milhões de novos consumidores no mundo em desenvolvimento.”

“Queremos aumentar substancialmente o investimento de impacto para um mundo sustentável, por isso estamos muito satisfeitos por apoiar o maior fundo de capital por um gerente de impacto especializado nos mercados emergentes”, disse Philippe Le Houérou, CEO da IFC, o braço do setor privado do Grupo Banco Mundial e um dos principais investidores do novo fundo. “Ao investir neste fundo, a IFC está expandindo nossa parceria de longa data com a LeapFrog e juntos impulsionaremos esse investimento para a inclusão financeira e acesso à saúde. Queremos que cada vez mais investidores busquem fazer o bem e, ao mesmo tempo, fazer isso bem.”

Sobre a LeapFrog Investments

A LeapFrog investe em negócios excepcionais na África e Ásia, formando parcerias com seus líderes para alcançar saltos de crescimento, lucratividade e impacto. As empresas da LeapFrog agora alcançam 168 milhões de pessoas em 35 países com serviços de saúde ou financeiros. Desses indivíduos, mais de 136 milhões são consumidores emergentes, muitas vezes com acesso a seguros de qualidade, poupança, pensões, crédito, medicamentos ou assistência médica pela primeira vez. As empresas da LeapFrog cresceram, em média, quase 40% ao ano desde o investimento. Elas agora fornecem empregos e meios de subsistência para mais de 124 mil pessoas. A LeapFrog foi recentemente classificada pela Fortune como uma das cinco principais empresas a mudar o mundo, ao lado da Apple e da Novartis. www.leapfroginvest.com

Laura Kemp-Pedersen
Diretora de Marketing