Parecer com base no ensaio pivotal de Fase 2 ALTA, em que o ALUNBRIG demonstrou uma taxa de resposta objetiva de 56% e uma sobrevida mediana livre de progressão relatada mais longa de 16,7 meses no contexto do pós-crizotinibe

CAMBRIDGE, Massachusetts e OSAKA, Japão--()--Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE: 4502) anunciou hoje que o Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) adotou um parecer positivo, recomendando a aprovação total do ALUNBRIG® (brigatinibe) como parte de uma monoterapia para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado, positivo para a quinase de linfoma anaplásico (ALK+) e tratados anteriormente com crizotinibe. O ALUNBRIG é um inibidor da tirosina-quinase (TKI), desenvolvido para atacar e inibir a mutação da ALK no CPNPC. Aproximadamente, de 3% a 5% dos pacientes com CPNPC no mundo inteiro têm a mutação ALK. Se o parecer do CHMP for confirmado e a Comissão Europeia aprovar o ALUNBRIG, este será o único inibidor de ALK disponível na União Europeia como uma dose de um comprimido por dia, que pode ser tomado com ou sem alimentos.

O ensaio global randomizado de Fase 2 ALTA foi desenvolvido para investigar a eficácia e segurança do ALUNBRIG em pacientes com CPNPC ALK+, localmente avançado ou metastático, que apresentaram progresso com o crizotinibe. Os pacientes foram randomizados para receber um dos dois regimes de ALUNBRIG: 90 mg de ALUNBRIG uma vez ao dia (n = 112) ou 180 mg uma vez ao dia com indução de sete dias a 90 mg uma vez ao dia (n = 110).

“O CPNPC ALK+ é uma doença grave e potencialmente fatal, que afeta aproximadamente 40.000 pessoas no mundo inteiro a cada ano, sendo que muitos pacientes irão progredir ou deixar de responder ao tratamento de primeira linha”, disse Stefania Vallone, presidente, Lung Cancer Europe. “Para os europeus com CPNPC ALK+, permanece uma necessidade significativa não atendida por opções de tratamento novas e eficazes.”

“Embora os inibidores de ALK tenham demonstrado um tremendo crescimento neste período de tratamento durante a última década, outra opção de terapia direcionada disponível para o tratamento de CPNPC ALK+ tem sido aguardada com ansiedade e antecipação”, disse Enriqueta Felip, M.D., PhD, chefe da Unidade de Oncologia Torácica, Departamento de Oncologia no Vall d’Hebron University Hospital em Barcelona. “Com uma sobrevida livre de progressão mediana de 16,7 meses e uma sobrevida global de 34,1 meses, o ALUNBRIG demonstrou resultados impressionantes, representando um novo progresso para o tratamento do CPNPC ALK+ neste cenário.”

“O ensaio ALTA estabeleceu o ALUNBRIG como uma possível opção de tratamento de segunda linha para o CPNPC ALK+, demonstrando eficácia significativa com um perfil de segurança administrável”, disse Jesús Gómez-Navarro, M.D., vice-presidente, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico em Oncologia na Takeda. “Com 16,7 meses de sobrevida mediana livre de progressão, o mais longo de qualquer inibidor de ALK a ser relatado nesse cenário, o ALUNBRIG oferece grande potencial para pacientes que progrediram com o crizotinibe. O parecer positivo de hoje nos aproxima do objetivo final de avançar o paradigma de tratamento para o número considerável de pacientes com CPNPC ALK+ tratados com crizotinibe, que vivem na Europa. Aguardamos com expectativa a revisão da Comissão Europeia do parecer positivo do CHMP e a introdução do ALUNBRIG para pacientes e profissionais de saúde na União Europeia, se aprovado.”

Como parte desta submissão, o CHMP também analisou os dados da primeira análise interina do ensaio de Fase 3 ALTA-1L, que cumpriu o seu principal objetivo, como evidência de apoio. No ALTA-1L, o tratamento com o ALUNBRIG resultou numa melhoria estatistica e clinicamente significativa na sobrevida livre de progressão (SLP) versus o crizotinibe, conforme avaliado por um comitê de revisão cega independente. O perfil de segurança associado ao ALUNBRIG geralmente foi consistente com os estudos anteriores e com a rotulagem aprovada nos EUA e Canadá.

O parecer positivo do CHMP para o ALUNBRIG será agora revisto pela Comissão Europeia, que tem autoridade para aprovar medicamentos para uso nos 28 estados membros da União Europeia, assim como na Noruega, Liechtenstein e Islândia.

Sobre o ensaio ALTA

O ensaio Fase 2 ALTA (sigla para ALK em Lung Cancer Trial do AP26113) do ALUNBRIG em adultos é um ensaio global multicêntrico, comparativo, aberto, randomizado e contínuo, que envolveu 222 pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou metastático que progrediram no crizotinibe. Os pacientes receberam ALUNBRIG na dose de 90 mg uma vez ao dia (n=112) ou 180 mg uma vez ao dia com indução de sete dias a 90 gm uma vez ao dia (n=110). A taxa de resposta objetiva (TRO) confirmada, avaliada pelo investigador conforme RECIST v1.1, foi o endpoint primário. Os principais endpoints adicionais incluíram TRO avaliada pelo Independent Review Committee (IRC), duração da resposta (DOR), sobrevida livre de progressão (SLP), TRO intracraniana, DOR intracraniana, segurança e tolerabilidade.

Os resultados do ensaio ALTA demonstraram que, dos pacientes que receberam o regime de dosagem de 180 mg, 56% atingiram uma taxa de resposta objetiva, conforme avaliado pelo investigador, e 56% pela avaliação do IRC. A DOR mediana foi de 13,8 meses, conforme avaliado pelo investigador, e de 15,7 meses pela avaliação do IRC. A SLP mediana foi de 15,6 meses, conforme avaliado pelo investigador, e 16,7 meses pela avaliação do IRC. Além disso, dos pacientes com metástases cerebrais mensuráveis no início (n = 18), 67% atingiram uma ORR intracraniana por avaliação do IRC; a duração mediana da resposta intracraniana foi de 16,6 meses pela avaliação do IRC. A sobrevida global mediana foi de 34,1 meses, conforme avaliado pelo investigador.

As reações adversas mais frequentes (≥ 25%) relatadas em doentes tratados com ALUNBRIG no regime de dosagem de 180 mg foram o aumento do aspartato aminotransferase (AST), hiperglicemia, hiperinsulinemia, anemia, aumento da creatinafosfoquinase (CPK), náuseas, aumento da lipase, diminuição da contagem de linfócitos, aumento da alanina aminotransferase (ALT), diarreia, amilase aumentada, fadiga, tosse, cefaleia, fosfatase alcalina aumentada, hipofosfatemia, aumento do tempo de tromboplastina parcial ativada anormal (TTPA), erupção cutânea, vômitos, dispneia, hipertensão, diminuição da contagem de células sanguíneas, mialgia e neuropatia periférica .

Sobre o ensaio ALTA-1L

O ensaio Fase 3 ALTA-1L (sigla para ALK em Lung Cancer Trial do BrigAtinibe em 1a Linha) do ALUNBRIG em adultos é um ensaio global multicêntrico, comparativo, aberto, randomizado e contínuo, que envolveu 275 pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou metastático, que não receberam tratamento anterior com um inibidor de ALK. Os pacientes receberam ALUNBRIG na dose de 180 mg uma vez ao dia com indução de sete dias a 90 mg uma vez ao dia, ou crizotinibe na dose de 250 mg duas vezes ao dia. A sobrevida livre de progressão (SLP) avaliada pelo Independent Review Committee (IRC) foi o endpoint primário. Endpoints secundários incluíram taxa de resposta objetiva (TRO) conforme RECIST v1.1, TRO intracraniana, SLP intracraniana, sobrevida global (SG), segurança e tolerabilidade. Um total de aproximadamente 198 eventos de SLP foram planejados na análise final do endpoint primário para demonstrar um mínimo de seis meses de melhora da SLP sobre o crizotinibe. O ensaio foi desenvolvido com duas análises intermediárias pré-especificadas para o endpoint primário - uma em aproximadamente 50% dos eventos planejados do PFS e um em aproximadamente 75% dos eventos planejados do SLP.

Sobre o CPNPC ALK+

O câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) é a forma mais comum de câncer de pulmão, representando cerca de 85% dos 1,8 milhões de novos casos estimados de câncer de pulmão diagnosticados a cada ano no mundo inteiro, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estudos genéticos indicam que rearranjos cromossômicos na quinase do linfoma anaplásico (ALK) são motivadores fundamentais em um subconjunto de pacientes com CPNPC. Cerca de 3% a 5% dos pacientes com CPNPC metástico têm um rearranjo no gene ALK.

A Takeda está empenhada em continuar a pesquisa e desenvolvimento no CPNPC para aprimorar as vidas dos cerca de 40.000 pacientes diagnosticados com esta forma grave e rara de câncer de pulmão em todo o mundo a cada ano.

Sobre o ALUNBRIG® (brigatinibe)

O ALUNBRIG é um medicamento de combate ao câncer descoberto pela ARIAD Pharmaceuticals, Inc., que foi adquirida pela Takeda em fevereiro de 2017. Em abril de 2017, o ALUNBRIG recebeu a aprovação acelerada do U.S. Food and Drug Administration (FDA) para pacientes com CPNPC ALK+ metástico, que progrediram ou são intolerantes ao crizotinibe. Esta indicação foi aprovada a partir da aprovação acelerada, com base na taxa de resposta do tumor e duração da resposta. A aprovação contínua para esta indicação pode estar condicionada à verificação e descrição dos benefícios clínicos em um ensaio de confirmação. Em julho de 2018, a Health Canada aprovou o ALUNBRIG para o tratamento de pacientes adultos com CPNPC ALK+ metastático, que progrediram ou que eram intolerantes a um inibidor de ALK (crizotinibe). As aprovações do ALUNBRIG pela FDA e Health Canada basearam-se principalmente nos resultados do ensaio de Fase 2 da ALTA (sigla para ALK em Lung Cancer Trial do AP26113).

O ALUNBRIG recebeu a designação Breakthrough Therapy (terapia inovadora) do FDA para o tratamento de pacientes com CPNPC ALK+, cujos tumores são resistentes ao crizotinibe, e foi concedida a Designação de Medicamentos Órfãos pelo FDA para o tratamento de CPNPC ALK+, CPNPC ROS1+ e CPNPC EGFR+.

O programa de desenvolvimento clínico do brigatinibe reforça ainda mais o compromisso contínuo da Takeda com o desenvolvimento de terapias inovadoras para pessoas que vivem com CPNPC ALK+ no mundo inteiro e profissionais de saúde que tratam essa doença. O programa abrangente inclui os seguintes ensaios clínicos:

• Ensaio de fase 1/2, que foi desenhado para avaliar a segurança, tolerabilidade, farmacocinética e atividade antitumoral preliminar do ALUNBRIG
  • Ensaio pivotal de fase 2 ALTA que investiga a eficácia e segurança do ALUNBRIG em dois regimes posológicos em pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou metastático, que progrediram com o crizotinibe
  • Ensaio de fase 3 ALTA-1L, um ensaio randomizado global que avalia a eficácia e segurança do ALUNBRIG em relação ao crizotinibe em pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou metastático, que não receberam tratamento anterior com um inibidor de ALK
  • Estudo de fase 2, multicêntrico, de braço único em pacientes japoneses com CPNPC ALK+, com foco em pacientes que progrediram no alectinibe
  • Estudo global de fase 2, de braço único, que avalia o ALUNBRIG em pacientes com CPNPC ALK+ avançado, que progrediram no alectinibe ou ceritinibe
  • Ensaio randomizado global de fase 3 que compara a eficácia e segurança do ALUNBRIG em relação ao alectinibe em participantes com CPNPC ALK+, que progrediram no crizotinibe

Para mais informações sobre os ensaios clínicos do brigatinibe, acesse www.clinicaltrials.gov.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA (EUA)

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES

Doença pulmonar intersticial (DPI)/pneumonia: reações pulmonares adversas fatais e graves com ameaça à vida, consistentes com doença pulmonar intersticial (DPI)/pneumonia ocorreram com o ALUNBRIG. No ensaio ALTA (ALTA), a DPI/pneumonia ocorreu em 3,7% dos pacientes no grupo de 90 mg (90 mg uma vez ao dia) e 9,1% dos pacientes no grupo de 90→180 mg (180 mg uma vez ao dia com indução de 7 dias a 90 mg uma vez ao dia). Reações adversas consistentes com DPI/pneumonia ocorreram anteriormente (em 9 dias após o início do ALUNBRIG; início mediano foi de 2 dias) em 6,4% dos pacientes, com reações de grau 3 a 4 ocorrendo em 2,7%. Monitore para ver se há novos ou piora dos sintomas respiratórios (ex., dispneia, tosse etc.), particularmente durante a primeira semana de início do ALUNBRIG. Suspenda o uso do ALUNBRIG em qualquer paciente com novos ou piora dos sintomas respiratórios e avalie imediatamente se existe DPI/pneumonia ou outras causas de sintomas respiratórios (ex.: embolia pulmonar, progressão do tumor e pneumonia infecciosa). Para DPI/pneumonia de grau 1 ou 2, reinicie o ALUNBRIG com redução da dosagem, após recuperar o patamar inicial ou interrompa permanentemente o ALUNBRIG. Interrompa permanentemente o ALUNBRIG para DPI/pneumonia de grau 3 ou 4 ou recorrência de DPI/pneumonia de grau 1 ou 2.

Hipertensão: no ALTA, a hipertensão foi relatada em 11% dos pacientes no grupo de 90 mg, que receberam o ALUNBRIG, e 21% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. De modo geral, a hipertensão de grau 3 ocorreu em 5,9% dos pacientes. Controle a pressão sanguínea antes do tratamento com o ALUNBRIG. Monitore a pressão sanguínea após 2 semanas e, pelo menos, mensalmente depois disso durante o tratamento com o ALUNBRIG. Suspenda o uso do ALUNBRIG para hipertensão de grau 3, apesar da terapia anti-hipertensiva ideal. Após a resolução ou melhora para a gravidade de grau 1, reinicie o ALUNBRIG com uma dosagem reduzida. Considere a interrupção permanente do tratamento com o ALUNBRIG para hipertensão de grau 4 ou recorrência de hipertensão de grau 3. Tome cuidado ao administrar o ALUNBRIG combinado com agentes anti-hipertensivos que causam bradicardia.

Bradicardia: a bradicardia pode ocorrer com o ALUNBRIG. No ALTA, frequências cardíacas menores que 50 batimentos por minuto (bpm) ocorreram em 5,7% dos pacientes no grupo de 90 mg e 7,6% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. A bradicardia de grau 2 ocorreu em 1 (0,9%) paciente no grupo de 90 mg. Monitore a frequência cardíaca e a pressão sanguínea durante o tratamento com o ALUNBRIG. Monitore os pacientes com mais frequência, se não for possível evitar o uso concomitante de medicamento conhecido por causar bradicardia. Para bradicardia sintomática, suspenda o ALUNBRIG e reveja o uso concomitante de medicamentos para aqueles conhecidos por causar bradicardia. Se um medicamento concomitante conhecido por causar bradicardia for identificado e interrompido ou a dosagem ajustada, reinicie o uso do ALUNBRIG na mesma dosagem, após a diminuição da bradicardia sintomática; caso contrário, reduza a dosagem do ALUNBRIG, após a redução da bradicardia sintomática. Interrompa o ALUNBRIG para bradicardia com ameaça à vida, se não for identificada a contribuição de medicamento de uso concomitante.

Distúrbio visual: no ALTA, reações adversas que provocaram distúrbio visual, incluindo visão embaçada, diplopia e redução da acuidade visual, foram registradas em 7,3% dos pacientes tratados com o ALUNBRIG no grupo de 90 mg e 10% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. Edema macular de grau 3 e catarata ocorreram em um paciente em cada caso, no grupo de 90→180 mg. Aconselhe os pacientes a informar sobre quaisquer sintomas visuais. Interrompa o ALUNBRIG e obtenha uma avaliação oftalmológica em pacientes com novos ou piora dos sintomas visuais de grau 2 ou gravidade maior. Após o restabelecimento dos distúrbios visuais de grau 2 ou 3 para gravidade de grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG com uma dosagem reduzida. Suspenda permanentemente o tratamento com o ALUNBRIG em distúrbios visuais de grau 4.

Elevação da creatinofosfoquinase (CPK): no ALTA, a elevação da creatinofosfoquinase (CPK) ocorreu em 27% dos pacientes que receberam o ALUNBRIG no grupo de 90 mg e 48% dos pacientes no grupo de 90 mg→180 mg. A incidência da elevação da CPK de grau 3 ou 4 foi de 2,8% no grupo de 90 mg e 12% no grupo de 90→180 mg. A redução da dosagem para a elevação de CPK ocorreu em 1,8% dos pacientes no grupo de 90 mg e 4,5% no grupo de 90→180 mg. Aconselhe os pacientes a informar sobre qualquer dor, sensibilidade ou fraqueza muscular sem explicação. Monitore os níveis da CPK durante o tratamento com o ALUNBRIG. Suspenda o uso do ALUNBRIG, se houver elevação da CPK de grau 3 ou 4. Após a resolução ou restabelecimento ao grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem ou com uma dosagem reduzida.

Elevação das enzimas pancreáticas: no ALTA, o aumento da amilase ocorreu em 27% dos pacientes no grupo de 90 mg e 39% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. Elevações da lipase ocorreram em 21% dos pacientes no grupo de 90 mg e 45% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. A elevação da amilase de grau 3 ou 4 ocorreu em 3,7% dos pacientes no grupo de 90 mg e 2,7% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. A elevação da lipase de grau 3 ou 4 ocorreu em 4,6% dos pacientes no grupo de 90 mg e 5,5% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. Monitore a lipase e a amilase durante o tratamento com o ALUNBRIG. Suspenda o uso do ALUNBRIG, se houver elevação de enzimas pancreáticas para o grau 3 ou 4. Após a resolução ou restabelecimento ao grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem ou com uma dosagem reduzida.

Hiperglicemia: no ALTA, 43% dos pacientes que receberam o ALUNBRIG experimentaram nova ou piora da hiperglicemia. A hiperglicemia de grau 3, baseada na avaliação em laboratório de níveis de glicose sérica em jejum, ocorreu em 3,7% dos pacientes. Dois de 20 (10%) pacientes com diabete ou intolerância à glicose no patamar inicial solicitaram o início do uso da insulina enquanto recebiam o ALUNBRIG. Analise a glicose sérica em jejum, antes do início do ALUNBRIG e depois monitore periodicamente. Inicie ou otimize os medicamentos anti-hiperglicêmicos, conforme necessário. Se o controle adequado da hiperglicemia não puder ser alcançado com a administração médica ideal, interrompa o ALUNBRIG até o controle adequado da hiperglicemia ser alcançado e considere reduzir a dosagem do ALUNBRIG ou interromper permanentemente o seu uso.

Toxidade embriofetal: com base no seu mecanismo de ação e descobertas em animais, o ALUNBRIG pode causar lesão fetal quando administrado em mulheres grávidas. Não há dados clínicos sobre o uso do ALUNBRIG em mulheres grávidas. Aconselhe as gestantes sobre o risco potencial ao feto. Aconselhe mulheres com capacidade reprodutiva a usar contraceptivos não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por pelo menos 4 meses após a dose final. Aconselhe os homens com parceiras com capacidade reprodutiva a utilizar contraceptivos eficazes durante o tratamento e por, pelo menos, 3 meses após a última dosagem do ALUNBRIG.

REAÇÕES ADVERSAS

Reações adversas graves ocorreram em 38% dos pacientes no grupo de 90 mg e 40% dos pacientes no grupo de 90→180 mg. As reações adversas graves mais comuns foram pneumonia (5,5% no total, 3,7% no grupo de 90 mg, e 7,3% no grupo de 90→180 mg) e DPI/pneumonia (4,6% no total, 1,8% no grupo de 90 mg e 7,3% no grupo de 90→180 mg). Reações adversas fatais ocorreram em 3,7% dos pacientes e consistiram em pneumonia (2 pacientes), morte súbita, dispneia, parada respiratória, embolia pulmonar, meningite bacteriana e urosepsis (1 paciente cada).

As reações adversas mais comuns (≥25%) no grupo de 90 mg foram náusea (33%), fadiga (29%), dor de cabeça (28%) e dispneia (27%), e no grupo de 90→180 mg foram náusea (40%), diarreia (38%), fadiga (36%), tosse (34%) e dor de cabeça (27%).

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Inibidores do CYP3A: evite o uso concomitante do ALUNBRIG com inibidores fortes de CYP3A. Evite o suco de toranja ou a toranja em fruta, já que ela também pode aumentar as concentrações de plasma do brigatinibe. Se o uso concomitante de um inibidor forte de CYP3A for inevitável, reduza a dosagem do ALUNBRIG.

Indutores do CYP3A: evite o uso concomitante do ALUNBRIG com indutores fortes de CYP3A.

Substratos de CYP3A: a administração conjunta do ALUNBRIG com substratos de CYP3A, incluindo contraceptivos hormonais, pode resultar na diminuição de concentrações e perda da eficácia dos substratos de CYP3A.

USO EM GRUPOS ESPECÍFICOS

Gravidez: o ALUNBRIG pode causar dano ao feto. Aconselhe mulheres com capacidade reprodutiva sobre o risco potencial para o feto.

Lactação: não há dados referentes à secreção de brigatinibe no leite humano ou seu efeito no bebê lactante ou na produção de leite. Devido às potenciais reações adversas nos bebês lactantes, aconselhe as mulheres a não amamentar durante o tratamento com o ALUNBRIG.

Homens e mulheres com capacidade reprodutiva:

Contracepçãoaconselhe as mulheres com potencial reprodutivo a usar contraceptivos não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 4 meses após a dosagem final. Aconselhe os homens vivendo com mulheres em capacidade reprodutiva a usar contraceptivos eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 3 meses após a dosagem final.

Infertilidade: o ALUNBRIG pode causar redução de fertilidade nos homens.

Uso pediátrico: a segurança e eficácia do ALUNBRIG em pacientes pediátricos não foi estabelecida.

Uso geriátrico: estudos clínicos do ALUNBRIG não incluíram pacientes em número suficiente com idade de 65 anos ou mais para determinar se responderam de modo diferente de pacientes mais jovens. Dos 222 pacientes no ALTA, 19,4% eram de 65 a 74 anos e 4,1% de 75 anos ou mais. Nenhuma diferença clinicamente relevante na segurança ou eficácia foi observada entre os pacientes com 65 anos ou mais velhos e pacientes mais jovens.

Deficiência hepática ou renal: nenhum ajuste de dosagem é recomendado para pacientes com insuficiência hepática suave ou insuficiência renal suave ou moderada. A segurança do ALUNBRIG em pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave ou insuficiência renal grave não foi estudada.

Veja as informações completas de prescrição nos EUA para o ALUNBRIG em www.ALUNBRIG.com

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE: 4502) é uma empresa farmacêutica global orientada para pesquisa e desenvolvimento (P&D), com o compromisso de proporcionar uma saúde melhor e um futuro mais promissor para pacientes, transformando a ciência em medicamentos que mudam vidas. A Takeda concentra seus esforços de P&D em áreas terapêuticas da oncologia, gastrenterologia e do sistema nervoso central, além de vacinas. A Takeda também realiza programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) internamente e com parceiros para estar na vanguarda da inovação. Produtos inovadores, especialmente em oncologia e gastrenterologia, assim como sua presença em mercados emergentes, promovem atualmente o crescimento da Takeda. Mais de 30 mil funcionários da Takeda têm o compromisso de aprimorar a qualidade de vida dos pacientes, trabalhando com nossos parceiros em cuidados de saúde em mais de 70 países. Para mais informações, acesse http://www.takeda.com/news.

Informações adicionais sobre a Takeda estão disponíveis através de seu site corporativo, www.takeda.com, e informações adicionais sobre a Takeda Oncology, a marca da unidade global de negócios em oncologia da Takeda Pharmaceutical Company Limited, estão disponíveis através de seu site, www.takedaoncology.com.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Takeda Pharmaceutical Company Limited
Mídia japonesa