Takeda divulga os resultados do primeiro semestre fiscal de 2017

Forte desempenho da primeira metade com crescimento EPS de dois dígitos;
elevando a perspectiva para todo o ano, apesar das turbulências da segunda metade.

OSAKA, Japão--()--Takeda Pharmaceutical Company Limited (TOKYO:4502):

Crescimento da receita subjacente de 6,7%, liderado pelos impulsores de crescimento da Takeda

• A receita subjacente aumentou +6,7%, com sólido desempenho em todas as regiões (EUA +16,7%, Japão +0,3%, Europa e Canadá +4,2%, mercados emergentes +3,4%). Os impulsores de crescimento da Takeda (gastroenterologia, oncologia, sistema nervoso central (SNC) e mercados emergentes) mantiveram seu forte impulso para produzir um crescimento de +14,9%.
    • GI (Gastroenterologia) +24,8% ativado pelo crescimento da participação no mercado do ENTYVIO® e TAKECAB®.
    • Oncologia +13,2% conduzido pela expansão do NINLARO® e ADCETRIS®, e a adição da receita do ICLUSIG® e ALUNBRIGTM.
    • SNC +26,7% com TRINTELLIX® crescendo +58,7% nos EUA.
    • Os mercados emergentes em +3,4%, com forte crescimento de dois dígitos nos mercados principais da Rússia e do Brasil compensando um declínio temporário na China.
  • Aumento de +3,6% da receita informada, com a contribuição positiva dos impulsores de crescimento da Takeda e impacto favorável da moeda (+2,4 pp (pontos percentuais)) compensando o impacto negativo das alienações (-5,5 pp).

Crescimento do EPS de dois dígitos refletindo o forte crescimento da receita e o progresso da iniciativa Global Opex.

• Os ganhos básicos subjacentes aumentaram em +44,4%, refletindo o forte crescimento da receita e a aceleração da margem de 5,0 pp (margem bruta de +2,7 pp; +2,3 pp de margem OPEX). O crescimento dos ganhos da primeira metade incluiu alguns benefícios oportunos.
  • O lucro operacional informado aumentou em +44,6%, impulsionado principalmente pelo forte crescimento dos ganhos básicos. O resultado da primeira metade inclui ganhos únicos de 136,8 bilhões de ienes, incluindo a venda de ações mantidas na Wako Pure Chemical Ltd., a venda de imóveis, e a transferência de uma longa lista de produtos adicionais para a Teva Takeda Yakuhin Ltd.
  • EPS principal subjacente teve crescimento de +29,9% e o EPS informado aumentou em +39,2% para 221 ienes por ação.

Alavancagem líquida aumentou em razão de progresso constante do fluxo de caixa.

• O fluxo de caixa operacional livre do ano até a data aumentou +12,4%, para 84,6 bilhões de ienes, e a alienação de ativos não essenciais gerou ou adicional de 131 bilhões de ienes de caixa.
  • Dívida líquida / EBITDA caiu para 2,0x de 2,7x em março de 2017.

Christophe Weber, diretor executivo da Takeda, comentou:
"Nossos impulsores de crescimento continuaram a produzir um robusto crescimento da receita de dois dígitos que, junto com nossas iniciativas de gestão de custos levou a uma expansão significativa da margem. Além disso, a aquisição da ARIAD está produzindo acima das expectativas, e a transformação de P&D já está bem avançada. Apesar da expectativa de turbilhão no segundo semestre ainda estamos confiantes para ampliar nossa perspectiva para o ano inteiro, enquanto trabalhamos de acordo com nossas prioridades de crescimento do portfólio de médio prazo, recriando o canal de vendas e estimulando a lucratividade."

Resultados informados para o primeiro semestre (abril – setembro) do ano fiscal de 2017

(bilhões de ienes)   Primeiro semestre do ano fiscal de 2016   Primeiro semestre do ano fiscal de 2017   Crescimento
Informado   Subjacente2
Receita 850,8 881,4 +3,6% +6,7%
Ganhos principais1 131,0 187,1 +42,8% +44,4%
Lucro operacional 162,1 234,3 +44,6% -
Lucro líquido3 124,3 172,8 +39,0% -
EPS 159 ienes 221 ienes +39,2% -
EPS principal   139 ienes   181 ienes   +30,0%   +29,9%

1

Os ganhos principais são calculados através da dedução de despesas de SG&A (despesas de vendas, gerais e administrativas) e P&D do lucro bruto informado. Além disso, outros itens com valor significativo e de natureza não recorrente também podem ser ajustados.

2

Crescimento subjacente compara dois períodos de resultados financeiros com uma base comum, apresentando o desempenho contínuo do negócio, excluindo o impacto do câmbio estrangeiro e das alienações.

3

Atribuível aos proprietários da empresa.

A Takeda amplia sua perspectiva para o ano inteiro, apesar das turbulências da segunda metade.

• Crescente orientação de gestão e previsões informadas refletem resultados favoráveis do ano até esta data. A previsão informada se beneficia também de menor deterioração e reestruturação de despesas em comparação com a previsão anterior.
  • A maioria dos ganhos únicos foi registrada no primeiro semestre e a maioria das despesas únicas será registrada no segundo semestre. A perspectiva assume também perda de exclusividade do Velcade.
  • As estimativas do Velcade são baseadas na possível entrada de dois ou três produtos contendo bortezomibe nos EUA a partir de novembro de 2017. Dependendo de vários fatores pode haver uma oportunidade adicional de até 30 bilhões de ienes, que serão parcialmente reinvestidos nos negócios.

Orientação da administração para o ano fiscal de 2017: Orientação de lucro subjacente aumentando e expansão da margem de ganhos principais agora esperados em ~200bps.

Orientação anterior (% de crescimento
(10 de maio de 2017)
  Orientação revisada (% de crescimento
(01 de novembro de 2017)
Receita subjacente Apenas um dígito Apenas um dígito
Ganhos principais subjacentes Crescimento de médio a alto Alto crescimento
EPS (Lucro por ação) principal subjacente Crescimento de baixo a médio Crescimento médio
Dividendo anual por ação   180 ienes   180 ienes

Previsão divulgada para o ano fiscal de 2017: Aumento da renda informado e precisões de ganhos, com aumento de EPS em 10% para 195 ienes por ação

(bilhões de ienes)   Previsão anterior
(10 de maio de 2017)

Previsão revisada
(01 de novembro de 2017)

versus ano fiscal de 2016
Receita 1.680,0 1.720,0 -0,7%
Ganhos principais 257,5 267,5 +9,1%
Lucro operacional 180,0 200,0 +28,3%
Lucro líquido 138,0 152,0 +32,2%
EPS 177 ienes 195 ienes +32,3%
Taxa de câmbio (média anual)   1 US$= 110 ienes

1 euro= 120 ienes

1 US$= 112 ienes

1 euro= 129 ienes

Para obter mais detalhes sobre os resultados do primeiro semestre do ano fiscal de 2017 da Takeda e outras informações financeiras, acesse o site https://www.takeda.com/investors/reports/

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited é uma empresa farmacêutica global orientada para a pesquisa e desenvolvimento, com o compromisso de levar uma saúde melhor e um futuro mais promissor aos pacientes, traduzindo ciência em medicamentos que transformam vidas. A Takeda concentra seus esforços de pesquisa e desenvolvimento nas áreas terapêuticas de oncologia, gastroenterologia e do sistema nervoso central, além de vacinas. A Takeda conduz pesquisa e desenvolvimento internamente e com parceiros para estar na vanguarda da inovação. Novos produtos inovadores, especialmente em oncologia e gastroenterologia, bem como a presença da Takeda em mercados emergentes, estão impulsionando atualmente o crescimento da Takeda. Aproximadamente 30 mil funcionários da Takeda estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida para pacientes, trabalhando com os parceiros da Takeda em cuidados de saúde em mais de 70 países.
Para outras informações, acesse https://www.takeda.com/newsroom.

Relações com investidores
+81-(0)3-3278-2306