Visa estabelece fundação com subsídio inaugural para o Women's World Banking

Compromisso plurianual de US$ 20 milhões capacitará dois milhões de empresas até 2022

SÃO FRANCISCO, EUA, e DAR ES SALAAM, Tanzânia--()--A Visa (NYSE:V) marcou hoje o lançamento da recém-incorporada Visa Foundation, estabelecida como uma parte da estratégia de maior impacto social da Visa que priorizará o crescimento de micro e pequenas empresas em todo o mundo, permitindo o desenvolvimento de pessoas, negócios e economias. Para marcar o seu começo, a Visa Foundation está fazendo seu primeiro compromisso financeiro de até US$ 20 milhões para o Women's World Banking.

No centro da Visa Foundation está a convicção de que micro e pequenas empresas são o suporte fundamental da economia global. Na verdade, pequenas e médias empresas representam mais de 90% das empresas em todo o mundo e contribuem com 50-60% do emprego global.1 Entretanto, estes segmentos têm dificuldades para acessar ferramentas financeiras, programas de treinamento e capital necessários para permitir que se desenvolvam completamente. A missão central da Visa Foundation é apoiar esforços para corrigir este desequilíbrio.

"Como marca e como negócio, a Visa sempre defendeu alcançar um impacto mundial positivo e transformador", disse Al Kelly, diretor executivo da Visa e membro do conselho de administração da Visa Foundation. "A Visa Foundation foi estabelecida para desenvolver uma longa história de doações corporativas e acelerará o alcance de nossas metas de impacto social. Nossa intenção é estabelecer um legado de contribuições significativas ao ajudar o desenvolvimento de milhões de microempresas".

Apoio ao Women's World Banking

A primeira iniciativa plurianual da Visa Foundation será um subsídio de até US$ 20 milhões, durante 5 anos, para o Women's World Banking, com a finalidade de apoiar milhões de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres.

Apesar da contribuição para a economia mundial formal e informal, as micro e pequenas empresas de propriedade de mulheres são financeiramente carentes ou não atendidas. De acordo com o Banco Mundial, existe um déficit descomunal de crédito anual de US$ 300 bilhões para empresas pequeno e médio porte pertencentes a mulheres no setor formal.2 Produtos financeiros como poupanças, créditos e seguros podem ajudar mulheres de baixa renda no desenvolvimento de seus ativos, no crescimento de seus negócios e a garantir sua resiliência econômica em períodos desafiadores.

Com o apoio da Visa Foundation, o Women's World Banking desenvolverá soluções sustentáveis para mulheres empreendedoras a construírem suas empresas e estabelecerem redes de segurança financeira, desenvolvendo simultaneamente habilidades de liderança e capacidades financeiras. Ao longo dos próximos cinco anos, o programa irá:

• Desenvolver, testar e dimensionar produtos inovadores e sustentáveis que podem incluir serviços financeiros agregados, seguros de continuidade dos negócios e soluções com base em tecnologia que impulsionam comportamentos financeiros positivos
  • Expandir a rede global ou parceiros prestadores de serviços financeiros do Women's World Banking para atenderem de maneira eficaz mais 50 milhões de pessoas financeiramente carentes
  • Medir o impacto do acesso a serviços financeiros melhorados em empresárias
  • Impulsionar o compartilhamento de conhecimento, inovação e melhores práticas na comunidade global sobre como apoiar melhor micro e pequenas e empresas

O subsídio da Visa Foundation foi projetado para apoiar os esforços do Women's World Banking em todo o mundo, com foco inicial na Índia, México, Egito e Nigéria como principais mercados a impulsionar o crescimento entre pequenas empresas pertencentes a mulheres de baixa renda.

"As mulheres e os negócios pertencentes a mulheres continuam a ser desproporcionalmente excluídos do acesso a serviços financeiros formais, o que afeta centenas de milhões de pessoas com um efeito significativo em famílias e comunidades", disse Stephen Kehoe, vice-presidente sênior de inclusão financeira global da Visa, durante uma palestra no encontro global Making Finance Work for Women ("Fazer com que as finanças funcionem para as mulheres") do Women's World Banking em Dar es Salaam, Tanzânia. "Ao apoiar medidas para incluir as mulheres, existe um forte efeito multiplicador em termos de aumento de integridade financeira para todos. Por este motivo, a Visa Foundation escolheu concentrar seu primeiro subsídio em empresas pertencentes a mulheres e selecionou o Women's World Banking como primeiro destinatário".

"O Women's World Banking está entusiasmado por ser o beneficiário inaugural da Visa Foundation. Nós compartilhamos uma visão de atender às mulheres empreendedoras de baixa renda cuja contribuição ao crescimento econômico está muito abaixo de seu potencial", disse Mary Ellen Iskenderian, presidente e diretora executiva do Women's World Banking. "Um bilhão de mulheres em todo o mundo não tem conta bancária, e um grande número destas são empresárias. Através desta parceria, vamos oferecer soluções que impulsionam o acesso e utilização de serviços financeiros inovadores pelas mulheres, para que elas criem oportunidades econômicas para elas e suas famílias".

Sobre a Visa Foundation

A Visa Foundation, divisão filantrópica da Visa, trabalha com organizações beneficentes para apoiar pessoas e comunidades carentes. Como foco central, a Visa Foundation tem o compromisso de ajudar o desenvolvimento e o sucesso de micro e pequenas empresas carentes financeiramente e de baixa renda em todo o mundo. A Foundation, registrada nos EUA como uma entidade 501(c)(3), também apoia as necessidades de toda a comunidade e respostas humanitárias em momentos de crise.

[1] International Finance Corporation, "IFC Issue Brief: Small and Medium Enterprises." Março de 2012

[2] International Financial Corporation, "Closing the Credit Gap for Formal and Informal Micro, Small, and Medium Enterprises". 2013

Visa Inc.
Marni Goldberg