GSMA: número de assinantes de telefonia móvel atinge 5 bilhões

Dois terços da população mundial já estão conectados, de acordo com a GSMA Intelligence

LONDRES--()--A indústria móvel do mundo chegou a 5 bilhões de assinantes exclusivos de telefonia móvel de acordo com os dados em tempo real da GSMA Intelligence, o braço de pesquisa da GSMA. Esse marco significa que mais de dois terços da população global estão conectados a um serviço móvel. Foram precisos quatro anos para acrescentar o último bilhão de assinantes.

“Alcançar 5 bilhões de assinantes é uma conquista tremenda para um setor que tem apenas algumas décadas e reflete os muitos bilhões de dólares que as operadoras de telefonia móvel investiram em redes, serviços e espectro ao longo de muitos anos”, comentou Mats Granryd, diretor geral da GSMA. “Hoje em dia, o celular é uma plataforma verdadeiramente global, oferecendo conectividade e, talvez, mais importante que isso, oportunidades sociais e econômicas para os cidadãos em todos os cantos do mundo. Este enorme alcance permite que a indústria móvel seja um dos principais agentes no fornecimento de iniciativas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU1.”

Índia vai impulsionar o futuro crescimento de assinantes

Mais da metade (55%) dos assinantes de telefonia móvel estão na região Ásia-Pacífico, que é o lar dos dois maiores mercados móveis do mundo: China e Índia. A China representa mais de 1 bilhão de assinantes do mundo, enquanto a Índia responde por 730 milhões.

A região com melhor penetração do mundo é a Europa, onde 86% dos cidadãos estão inscritos em um serviço móvel. A África subsaariana é a região com menor penetração, 44%.

Prevê-se que o número de assinantes exclusivos de telefonia móvel no mundo todo aumente para 5,7 bilhões até o final da década2. Nesse ponto, quase três quartos da população mundial estarão inscritos em um serviço móvel. A expectativa é de que a Índia represente a maior parcela de crescimento ao longo desse período, responsável por cerca de 30% dos novos assinantes exclusivos até 2020.

“As oportunidades de crescimento de assinantes nos próximos anos serão focadas em conectar principalmente populações rurais e de baixa renda. As operadoras estão desenvolvendo uma série de soluções sustentáveis para oferecer conectividade acessível a comunidades desatendidas”, acrescentou Granryd. “Enquanto isso, em mercados maduros onde o crescimento do número de assinantes está diminuindo, as operadoras estão evoluindo seus modelos comerciais para capturar valor crescente dentro do ecossistema móvel em expansão e fornecer a plataforma para um novo mundo digital à medida que entramos na era 5G.”

Região   Assinantes exclusivos de telefonia móvel (milhões)   % da base de assinantes mundiais   Penetração do assinante (% da população)
Ásia-Pacífico 2.765 55% 68%
- China 1.081 21% 78%
- Índia 730 14% 54%
Europa 465 9% 86%
América Latina 459 9% 71%
África subsaariana 436 9% 44%
Oriente Médio e Norte da África 391 8% 63%
América do Norte 292 6% 80%
CIS 227 5% 79%
TOTAL: 5.035 100% 67%

Assinantes exclusivos de telefonia móvel por região, 2º trimestre de 2017

Fonte: GSMA Intelligence

Monitorando os assinantes de telefonia móvel do mundo

A GSMA Intelligence monitora o número mundial de assinantes de telefonia móvel em tempo real em www.gsmaintelligence.com. Este número é calculado usando o extenso banco de dados de estatísticas e previsões móveis da GSMA Intelligence, que inclui dezenas de milhões de pontos de dados individuais, atualizados diariamente.

Um assinante exclusivo de telefonia móvel é definido como uma pessoa individual que pode representar múltiplas conexões móveis (ou seja, cartões SIM). De acordo com a GSMA Intelligence, os 5 bilhões de assinantes exclusivos de telefonia móvel do mundo representam, hoje, aproximadamente 7,7 bilhões de conexões móveis (excluindo M2M).

Veja o infográfico dos 5 bilhões de assinantes aqui.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, reunindo cerca de 800 operadoras com cerca de 300 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos da indústria, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, Mobile World Congress das Américas e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

1 Em setembro de 2015, a ONU introduziu uma série de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este plano tem o objetivo de acabar com a pobreza, combater a mudança climática e lutar contra a injustiça e a desigualdade. A GSMA apoia os ODS como parte de sua campanha #betterfuture. http://www.gsma.com/betterfuture/

2 http://www.gsma.com/newsroom/press-release/number-of-global-mobile-subscribers-to-surpass-five-billion-this-year/

Veja este comunicado de imprensa on-line em:

Para a GSMA
Sophie Waterfield