General Cable divulga resultados do primeiro trimestre de 2017

HIGHLAND HEIGHTS, Kentucky--()--General Cable Corporation (NYSE: BGC) divulgou hoje os resultados para o primeiro trimestre finalizado em 31 de março de 2017. Para o trimestre, o lucro diluído por ação divulgado foi de US$ 0,24 e o resultado operacional divulgado foi de US$ 24 milhões. A empresa gerou lucro ajustado por ação para o trimestre de US$ 0,27 e o resultado operacional divulgado foi de US$ 45 milhões. Consulte as páginas 2 e 3 deste comunicado de imprensa para a reconciliação do que foi publicado sobre os resultados ajustados e divulgações relacionadas.

Michael T. McDonnell, presidente e diretor executivo, disse: “Estamos muito satisfeitos com os excelentes resultados do nosso primeiro trimestre. O resultado operacional ajustado do primeiro trimestre ficou acima das expectativas, motivado em parte pela execução de nossas iniciativas estratégicas na América do Norte e melhoria substancial na América Latina. Continuamos a nos sentir encorajados com o progresso da América do Norte, à medida que seguimos o nosso roteiro estratégico. Esperamos ver melhorias na Europa durante o resto do ano de 2017, à medida que continuamos a enfrentar atrasos em um projeto de reestruturação europeia, ao mesmo tempo que motivamos o desempenho favorável em nossa empresa de projetos terrestres prontos para uso e melhoria de provisões em nossa empresa de projetos submarinos. No geral, estamos conseguindo avançar em nossos negócios, apesar das quedas em certos mercados finais importantes nos últimos anos, e mantemos uma perspectiva positiva em relação à nossa capacidade de realização de encontro ao nosso roteiro em 2017”.

Resumo do primeiro trimestre

• O resultado operacional divulgado de US$ 24 milhões e o resultado operacional ajustado de US$ 45 milhões foram de 16% e 7%, respectivamente, em relação ao período do ano anterior
  • O resultado operacional ajustado de US$ 45 milhões se beneficiou de um excelente desempenho na América do Norte, melhoria substancial na América Latina e aumento dos preços dos metais
  • Liquidez significativa mantida com US$ 317 milhões de disponibilidade na linha de crédito com base em ativos da empresa
  • O impacto dos preços dos metais foi um benefício de US$ 7 milhões quando comparado ao impacto negativo de US$ 4 milhões no período do ano anterior

Demanda do segmento

América do Norte – O volume por unidade foi consistente com o ano anterior, enquanto a demanda por produtos de construção e industriais e especializados (I&S) foi deslocado pela menor demanda em produtos de vergalhão. No total, no primeiro trimestre de 2017, a demanda por nossos produtos nos mercados de construção e I&S cresceu 18% e 6%, respectivamente, ano após ano. A demanda por produtos elétricos ano após ano foi estável.

Europa – O volume por unidade foi relativamente estável, enquanto a demanda mais forte por produtos de utilidade elétrica, incluindo projetos terrestres prontos para uso, assim como cabos de energia, ajudaram no deslocamento da melhora do desempenho do setor de projetos submarinos prontos para uso da empresa e a fraca demanda por projetos industriais e de construção em toda a região.

América Latina – O volume por unidade permaneceu relativamente estável, uma vez que o aumento dos envios de cabos de transmissão aérea no Brasil foi deslocado pela pressão contínua em todo o portfólio, motivada por gastos desiguais em projetos de infraestrutura elétrica e de construção.

Dívida líquida

No final do primeiro trimestre de 2017 e do quarto trimestre de 2016, a dívida total era de US$ 1.053 milhões e US$ 939 milhões, respectivamente, e o caixa e equivalente de caixa foram de US$ 83 milhões e US$ 101 milhões, respectivamente. O aumento na dívida líquida foi principalmente devido a investimentos em capital de giro, parcialmente devido ao aumento nos preços dos metais e pagamentos de US$ 33 milhões relacionados à nossa resolução FCPA.

Perspectiva do segundo trimestre de 2017

Receitas no segundo trimestre deverão estar na faixa de US$ 925 a US$ 975 milhões. Estima-se que o volume por unidade deve aumentar apenas um dígito em relação ao ano anterior. A expectativa é de que o resultado operacional seja de US$ 20 a US$ 35 milhões e que o resultado operacional ajustado esteja entre US$ 30 milhões e US$ 45 milhões no segundo trimestre. Estima-se que o lucro diluído por ação divulgado esteja na faixa de US$ 0,05 a US$ 0,20 por ação e que o lucro ajustado por ação esteja na faixa de US$ 0,15 a US$ 0,30 por ação para o segundo trimestre. As perspectivas do segundo trimestre assumem que os preços do cobre (COMEX) e do alumínio (LME) sejam de US$ 2,60 e US$ 0,88, respectivamente. Estima-se que as taxas de câmbio de moeda estrangeira sejam constantes no segundo trimestre. As perspectivas do segundo trimestre para os resultados operacionais ajustados não incluem os resultados da Ásia-Pacífico e África.

Medidas financeiras não-GAAP

Os resultados operacionais ajustados (definidos como resultados operacionais antes de encargos extraordinários, não recorrentes ou incomuns e outros itens determinados), lucros por ação ajustados (definidos como lucros por ação diluídos antes de encargos extraordinários, não recorrentes ou incomuns e outros itens determinados) e dívida líquida (definida como dívida de longo prazo acrescida da parcela corrente de dívidas de longo prazo menos caixa e equivalentes de caixa) são “medidas financeira não-GAAP”, conforme definido nas regras da Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários). As receitas ajustadas dos metais e o retorno sobre as vendas ajustadas de metais de forma segmentada, as medidas financeiras não-GAAP, também são aqui fornecidas. Consulte "Informações por segmento”.

Estas medidas financeiras não-GAAP definidas pela empresa excluem dos resultados divulgados os itens que a administração acredita que não sejam indicativas do desempenho atual e estão sendo aqui fornecidas por serem consideradas úteis pela administração na análise do desempenho operacional da empresa e por serem compatíveis com a forma como a administração analisa nossos resultados operacionais e as tendências subjacentes dos negócios. O uso destas medidas financeiras não-GAAP pode estar inconsistente com medidas similares apresentadas por outras empresas e estas devem ser apenas utilizadas em conjunto com os resultados informados pela empresa, de acordo com os princípios GAAP. Os resultados operacionais ajustados do segmento histórico são divulgados na Apresentação ao Investidor do primeiro trimestre de 2017, disponível no site da empresa.

Uma reconciliação do resultado operacional GAAP (perdas) e lucro diluído (prejuízos) por ação com o resultado operacional ajustado e lucro por ação é apresentada a seguir:

Primeiro trimestre de 2017 em relação ao primeiro trimestre e quarto trimestre de 2016

1º trimestre 4º trimestre
2017     2016 2016
Em milhões, exceto valores por ação Lucro

LPA
Divulgado US$ 23,8   US$ 0,24 US$ 20,5   US$ (0,10 ) US$ (96,8 )   US$ (2,10 )
Ajustes para conciliar o resultado operacional/lucro por ação (LPA)
Despesas de juros de dívida conversível não monetária (1) - 0,01 - 0,01 - 0,01
Prejuízo (ganho) de mercado sobre instrumentos derivativos (2) - (0,10 ) - (0,04 ) - (0,08 )
Encargos com reestruturação e indenizações (3) 14,1 0,09 14,1 0,19 27,8 0,44
Custos jurídicos e de consolidação (4) 0,3 - 5,8 0,08 (0,7 ) (0,01 )
(Lucro) perda sobre venda de ativos (5) 3,5 0,02 - - 1,0 0,02
Acréscimo Lei Sobre Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA) (6) - - - - 49,3 0,99
Liquidação de aposentadoria dos EUA (7) - - - - 7,4 0,12
(Receita)/perdas da Ásia-Pacífico e África (8)   3,0     0,01     1,2     0,05     39,3       0,66
Total de ajustes   20,9     0,03     21,1     0,29     124,1       2,15
Ajustado US$ 44,7   US$ 0,27   US$ 41,6   US$ 0,19   US$ 27,3     US$ 0,05

A seguinte reconciliação da estimativa do resultado operacional e lucro por ação diluído com o resultado operacional ajustado e lucro por ação ajustado do primeiro trimestre de 2017 contém informações prospectivas. Todas as informações prospectivas envolvem riscos e incertezas. Os resultados reais podem diferir em materialmente daqueles contemplados nas declarações prospectivas, em decorrência de fatores, riscos e incertezas sobre muitos dos quais não temos controle algum. Consulte "Nota de advertência relativa às declarações prospectivas" no final deste comunicado de imprensa.

Perspectiva do segundo trimestre de 2017 em relação ao segundo trimestre real de 2016

Perspectiva do
2º trimestre de 2017     2016 real
Em milhões, exceto valores por ação Lucro

Divulgado US$ 20 - 35   US$ 0,05 – 0,20 US$ 53,3   US$ 0,57
Ajustes para conciliar o resultado operacional/lucro por ação (LPA)
Despesas de juros de dívida conversível não monetária (1) - 0,01 - 0,01
Prejuízo (ganho) de mercado sobre instrumentos derivativos (2) - - - (0,05 )
Encargos com reestruturação e indenizações (3) 8,0 0,08 16,7 0,25
Custos jurídicos e de consolidação (4) - - 1,1 0,02
(Lucro) perda sobre venda de ativos (5) - - (46,5 ) (0,86 )
Acréscimo Lei Sobre Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA) (6) - - 5,0 0,09
(Receita)/perdas da Ásia-Pacífico e África (8)   2,0     0,01   19,4       0,27
Total de ajustes   10,0     0,10   (4,3 )     (0,27 )
Ajustado US$ 30 – 45   US$ 0,15 - 0,30 US$ 49,0     US$ 0,30

NOTA: as tabelas acima refletem ajustes do lucro por ação (LPA) com base na taxa de impostos do ano completo da empresa de 40% para 2017 e 50% de 2016.

(1)   Os ajustes na despesa financeira conversível não monetária da empresa refletem o acréscimo de títulos em notas conversíveis em 2029, que se reflete na demonstração de resultados como despesa de juros.
(2) Perdas referentes ao ajuste a preços de mercado (ganhos) sobre instrumentos derivativos representam mudanças no período atual no valor justo de instrumentos de commodity designados como hedges econômicos. A empresa se ajusta de acordo com as mudanças no justo valor desses instrumentos de commodities, pois os lucros associados a contratos subjacentes não foram registrados no mesmo período
(3) Custos de reestruturação e desapropriação de bens representam custos associados a programas de reestruturação e desapropriação de bens anunciados pela empresa. Exemplos disso incluem, mas não estão limitados a, custos com indenização de funcionários, depreciação de ativos, depreciação acelerada, depreciação de capital de giro, remanejamento de equipamentos, rescisões contratuais, honorários de consultoria custos jurídicos incorridos em decorrência dos programas. A empresa se ajusta a essas mudanças, pois a diretoria acredita que esses custos não continuarão após a conclusão dos programas de reestruturação e desapropriação de bens.
(4) Custos jurídicos e de consolidação representam custos incorridos com empresas externas de consultoria jurídica e de contabilidade forense referentes à correção monetária de nossas demonstrações financeiras e investigações da Lei Sobre Práticas de Corrupção no Exterior. A empresa se ajusta de acordo com estes encargos, pois a diretoria acredita que esses custos não continuarão após a conclusão dessas investigações, consideradas exceções das operações comerciais normais.
(5) Perdas e ganhos na venda de ativos são o resultado da alienação de determinados empreendimentos da General Cable. A empresa se ajusta a esses ganhos e perdas, pois a gerência acredita que esses ganhos e perdas não são recorrentes e não ocorrerão como parte de operações contínuas.
(6) O acréscimo em relação à Lei Sobre Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA) é o acréscimo adicional da empresa registrado em 2015 e 2016 para resolver o inquérito com a SEC e DOJ. A empresa se ajusta a este acréscimo, já que a gerência acredita que esta é uma cobrança única e não ocorrerá como parte das operações em andamento.
(7) A taxa de liquidação de aposentadoria dos Estados Unidos é um custo único relacionado ao pagamento de uma quantia fixa aos participantes do Plano Mestre de Aposentadoria dos EUA. Este encargo representa os pagamentos efetuados aos participantes que optaram por receber o valor fixo e pelo qual a empresa deixou de ter obrigações a pagar no futuro. A empresa se ajustou essas perdas para a liquidação das aposentadorias nos EUA, pois a diretoria não espera que ocorra no futuro, e nem faz parte das operações em andamento.
(8) O ajuste exclui o impacto das operações no segmento Ásia-Pacífico e África, que não são consideradas "operações centrais" no novo roteiro estratégico da empresa. A empresa está em processo de alienação ou encerramento dessas operações que não se espera que continuem como parte do empreendimento em andamento. Para fins contábeis, as operações contínuas na Ásia-Pacífico e na África (que consistem principalmente de negócios localizados na África) não satisfazem os requisitos a serem apresentados como operações descontinuadas. O quarto trimestre de 2016 reflete os impactos não monetários de uma reclassificação de US$ 28 milhões da conversão de moeda de outros resultados abrangentes acumulados relacionados ao fechamento de nossas instalações na África do Sul e uma depreciação de ativos de US$ 11 milhões para os negócios da empresa na China; segundo trimestre de 2016 reflete o impacto de uma despesa não monetária de US$ 13 milhões na disposição de Zâmbia.

Teleconferência e apresentação para investidores

A General Cable discutirá os resultados do primeiro trimestre em uma teleconferência a ser transmitida ao vivo às 8h30min, ET, no dia 4 de maio de 2017. O webcast ao vivo da teleconferência da empresa estará disponível apenas no modo escuta e pode ser acessado através da página Relações com Investidores em nosso site www.generalcable.com. Também disponível em nosso site uma cópia da Apresentação para Investidores que será mencionada durante a teleconferência.

General Cable Corporation (NYSE:BGC) é líder global no desenvolvimento, projeto, fabricação, comercialização e distribuição de sistemas e produtos de fios e cabos de cobre, alumínio e fibra óptica para os mercados de energia, industriais, especializados, de construção e de comunicações. Visite nosso site em: www.generalcable.com.

Ressalvas com relação às declarações prospectivas

Algumas declarações neste comunicado à imprensa são declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas, preveem ou descrevem eventos ou tendências futuras e que não se relacionam exclusivamente a fatores históricos. As declarações prospectivas incluem, entre outros, as expectativas expressas quanto ao seguinte: “acredita”, “espera”, “pode”, “irá”, “antecipa”, “pretende”, “estima”, “projeta”, “planeja”, “presume”, “procura” e expressões semelhantes, embora nem todas as declarações prospectivas contenham essas palavras de identificação. Os resultados reais podem ser materialmente diferentes dos resultados discutidos nas declarações prospectivas em vista de vários fatores, riscos e incertezas sobre muitos dos quais não temos controle. Esses fatores incluem, mas não estão limitados a: força econômica e natureza competitiva dos mercados geográficos que a empresa atende; nossa competência para aumentar a capacidade de fabricação e produtividade; nossa capacidade de aumentar nossos preços de venda durante períodos de elevação de custos de matérias-primas; nossa capacidade de atender e satisfazer todos os requisitos sob nossa responsabilidade, além de manter linhas de crédito nacionais e internacionais; nossa capacidade de estabelecer e manter controles internos; o impacto de julgamentos ou afirmações futurísticas inesperadas de queixas e litígios; impacto das flutuações de câmbio; conformidade com as leis estrangeiras e dos EUA, incluindo a Foreign Corrupt Practices Act [Lei Sobre Práticas de Corrupção no Exterior dos EUA]; nossa capacidade de alcançar as economias de custo antecipadas, eficiências e outros benefícios almejados relacionados ao nosso programa de reestruturação e outras iniciativas estratégicas e outros riscos detalhados oportunamente nos arquivos da Empresa enviados para a Securities and Exchange Commission (“SEC”), incluindo, dentre outros, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K entregue à SEC em 24 de fevereiro de 2017, bem como arquivos posteriores. Você não deve confiar demasiadamente nessas declarações prospectivas. A General Cable não assume e renuncia por meio desta qualquer obrigação, a menos que exigida pelas leis aplicáveis, de atualizar as declarações prospectivas em decorrência de novas informações, eventos futuros e outros fatores.

TABELAS PARA ACOMPANHAR

Demonstrações consolidadas de operações
(em milhões, exceto dados por ações)
(não auditadas)

Trimestre fiscal findo em
31 de março de 1º de abril de
2017 2016
Vendas líquidas US$ 918,2 US$ 1.002,7
Custo das vendas   799,6     891,8
Lucro bruto 118,6 110,9

Despesas de vendas, gerais e administrativas

94,8 88,5
Despesas de depreciação de fundo de comércio - 1,6
Despesas de depreciação de ativos intangíveis   -     0,3
Lucro operacional income 23,8 20,5
Outras receitas (despesas) 15,0 (1,2 )
Receitas de juros (despesas):
Despesas de juros (20,7 ) (21,9 )
Receitas de juros   0,6     0,5
  (20,1 )   (21,4 )

Lucro (prejuízo) antes do imposto de renda 18,7 (2,1 )
Benefício (provisão) do imposto de renda (6,3 ) (2,4 )
Resultado da equivalência patrimonial das empresas afiliadas   -     0,1
Rendimento líquido (perda) inclusive participação não-controladora 12,4 (4,4 )
Menos: receita líquida (perdas) atribuíveis à participação não-controladora   -     0,3
Receita líquida (perdas) atribuíveis a acionistas comuns da empresa US$ 12,4   US$ (4,7 )
Ganhos (perda) por ação - Receita líquida (perdas) atribuíveis a acionistas comuns da empresa por ação ordinária
Lucro (perdas) por ação ordinária - básico US$ 0,25   US$ (0,10 )
Média ponderada de ações ordinárias - básico   49,8     49,1

Lucro (perdas) por ação ordinária - supondo a diluição

US$ 0,24   US$ (0,10 )

Média ponderada de ações ordinárias - supondo a diluição

51,6     49,1

Demonstrações consolidadas de operações
Informações do segmento
(em milhões)
(não auditadas)

Trimestre fiscal findo em
31 de março de   1º de abril de
2017 2016
Receitas (conforme divulgado)
América do Norte US$ 543,0 US$ 538,2
Europa 181,0 221,9
América Latina 157,9 155,0
África / Ásia-Pacífico   36,3     87,6
Total US$ 918,2   US$ 1.002,7

Receitas (ajustadas para metal) (1)
América do Norte US$ 543,0 US$ 584,2
Europa 181,0 235,5
América Latina 157,9 175,9
África / Ásia-Pacífico   36,3     98,2
Total US$ 918,2   US$ 1.093,8

Venda de metais em libras
América do Norte 141,7 142,0
Europa 36,8 38,2
América Latina 56,3 55,1
África / Ásia-Pacífico   9,0     25,5
Total   243,8     260,8

Lucro operacional (prejuízo)
América do Norte US$ 25,8 US$ 17,7
Europa (3,6 ) 7,7
América Latina 4,6 (3,7 )
África / Ásia-Pacífico   (3,0 )   (1,2 )
Total US$ 23,8   US$ 20,5

Lucro operacional ajustado (perdas) (2)
América do Norte US$ 41,8 US$ 31,5
Europa (1,9 ) 11,3
América Latina   4,8     (1,2 )
Total US$ 44,7   US$ 41,6

Retorno sobre vendas ajustadas de metal (3)
América do Norte 7,7 % 5,4 %
Europa -1,0 % 4,8 %
América Latina 3,0 % -0,7 %
Total da empresa 5,1 % 4,2 %

Despesas de capital
América do Norte US$ 21,1 US$ 7,0
Europa 11,9 4,1
América Latina 2,0 3,1
África / Ásia-Pacífico   0,2     0,1
Total US$ 35,2   US$ 14,3

Depreciação e amortização
América do Norte US$ 9,2 US$ 10,9
Europa 5,5 5,6
América Latina 4,2 4,1
África / Ásia-Pacífico   0,6     0,6
Total US$ 19,5   US$ 21,2

Receitas por principais linhas de produtos
Concessionária de energia elétrica US$ 323,2 US$ 359,2
Infraestrutura elétrica 237,5 281,1
Construção 198,9 190,2
Comunicações 116,8 116,4
Produtos laminadores de fios   41,8     55,8
Total US$ 918,2   US$ 1.002,7

(1) Receitas em metais ajustadas, uma medida financeira não-GAAP, são fornecidas visando eliminar uma estimativa de volatilidade no preço de metais a partir da comparação com receitas de um período a outro.

(2) A receita operacional ajustada (perda) é uma medida financeira não-GAAP. A empresa está fornecendo o resultado operacional ajustado (perdas) por segmento, pois a gerência acredita que isto seja útil na análise do desempenho operacional do empreendimento e é consistente com como a gerência analisa as tendências subjacentes do empreendimento. Uma reconciliação do resultado operacional divulgado do segmento (perda) até o lucro operacional ajustado do segmento (perda) é fornecida no anexo da Apresentação para Investidores do primeiro trimestre de 2017, encontrado no site da empresa.

(3) O retorno sobre as vendas ajustadas de metal foi calculado sobre a receita operacional ajustada (perda)

Balanço patrimonial consolidado
(em milhões, exceto dados por ação)

Ativos