A O3b Networks fornece conectividade padrão fibra ótica para os jogos da Copa Africana de Nações no Gabão em tempo recorde

A solução FastConnect da O3b proporciona desempenho equivalente a fibra ótica para estádios onde a conexão por fibra não é possível

ST. HELIER, Jersey, Channel Islands--()--O3b Networks, uma subsidiária integral da SES, anunciou hoje que sua rede de alto desempenho habilitada para satélites transformou a experiência de jogos de dezenas de milhares de torcedores de futebol durante a Copa Africana de Nações, que terminou recentemente. O serviço da O3b foi implantado no estádio que sediou jogos mais ao norte, o Stade d'Oyem em Oyem, no Gabão.

O estádio foi construído para atender a população local, mas não tinha uma conexão de fibra ótica e estava sem Internet de banda larga antes do primeiro jogo. Uma conexão de banda larga de alto rendimento era necessária para a transmissão internacional do jogo, além de ser uma exigência dos jornalistas que cobriam a partida. No entanto, antes do jogo começar os organizadores do evento forneceram a mesma experiência de Internet para todos no estádio - de torcedores a trabalhadores e jornalistas - através da implantação de conectividade da O3b Networks, a única empresa capaz de fornecer baixa latência e alto rendimento em lugares de difícil acesso.

A Copa Africana de Nações de 2017 foi a 31ª edição do torneio, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e realizada em 4 estádios no Gabão. O estádio de Oyem tem capacidade para 20.500 participantes por jogo e foi construído para o torneio de 2017. Como o local devia acolher grandes multidões mas não tinha conexão à Internet adequada, foi a oportunidade perfeita para o primeiro trabalho da FastConnect da O3b na África, que proporciona rapidamente conectividade de alto desempenho em qualquer ponto remoto. Alguns dias após o último jogo o terminal, FastConnect da O3b foi levada para Libreville, fornecendo a conectividade a uma outra parte do país.

A O3b é uma rede global baseada em satélites, mas os satélites da empresa estão muito mais próximos da Terra do que os satélites geoestacionários tradicionais (GEO), reduzindo significativamente a latência, o que melhora o desempenho da Internet e a Qualidade de Experiência (QoE) para os usuários finais. Graças à velocidade de upload e download da rede O3b - muito maior que a de outras redes baseadas em satélites - o desempenho da Internet e dos dados móveis equivalem a taxa de transferência e latência da fibra ótica, ao mesmo tempo que evita os altos custos e longos prazos de colocação de cabos em terrenos difíceis.

Com conectividade de primeira linha, os participantes do evento puderam compartilhar fotos e vídeos, assistir replays dos lances e usar as mídias sociais para participar de várias atividades. Mesmo com toda a atividade digital dentro e fora do estádio, apenas 77% da capacidade disponível foi usada durante o horário de pico, o que significa que os participantes não se preocuparam em ficar sem conexão. Embora o tráfego da Internet normalmente favoreça os downloads, os torcedores e jornalistas aproveitaram o desempenho incomparável da O3b, subindo arquivos para a rede e compartilhando conteúdo em uma velocidade muito maior do que a velocidade de download.

“Provar a capacidade da O3b para executar uma implantação de uso ocasional mostra que podemos oferecer a nossa conectividade padrão fibra ótica em outras situações, se necessário”, disse Carole Kamaitha, vice-presidente da O3b Networks para a África. “Os torcedores que foram a esses jogos desfrutaram de uma Internet absolutamente fantástica, o que melhorou muito a experiência de todos eles”.

Recursos adicionais

Sobre a O3b Networks Limited

A O3b Networks Ltd. é uma provedora global de soluções de comunicação gerenciada, que opera uma constelação de satélites inovadores de alto rendimento e baixa latência e uma infraestrutura terrestre mundial. A O3b oferece soluções de redes de dados a nível de operadora para ISPs, empresas de telecomunicações, operadoras de redes móveis, governos e empresas nos lugares mais remotos e inacessíveis do planeta. A O3b Networks é uma subsidiária integral da SES (Euronext Paris e Bolsa de Valores de Luxemburgo: SESG)

O3b Networks