Luxemburgo e ispace, uma empresa de exploração robótica lunar com sede em Tóquio, assinam um memorando de entendimento (MoU) para cooperação no âmbito da iniciativa Spaceresources.lu

(from left to right) : Etienne Schneider, Deputy Prime Minister, Minister of the Economy of the Grand Duchy of Luxembourg ; Takeshi Hakamada, CEO of ispace (Photo: Business Wire)

LUXEMBURGO--()--O governo luxemburguês e a empresa de robótica espacial com sede em Tóquio, ispace Inc., anunciaram hoje que assinaram um memorando de entendimento (MoU) no contexto da iniciativa SpaceResources.lu com foco no desenvolvimento de tecnologia miniaturizada para descobrir, mapear e utilizar os recursos da lua. A iniciativa governamental SpaceResources.lu tem como objetivo promover e apoiar o uso comercial dos recursos obtidos de corpos celestes, como os asteroides ou a lua.

No âmbito deste memorando de entendimento, a ispace pretende se concentrar, através de seu escritório em Luxemburgo, no desenvolvimento comercial, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em vários serviços técnicos essenciais, incluindo o desenvolvimento de carga útil, engenharia e integração. Por seu turno, Luxemburgo contribui proporcionando financiamento através de subvenções ou programas nacionais de P&D da Agência Espacial Europeia (ESA) para cofinanciar atividades de pesquisa e desenvolvimento relevantes, como o "espectrômetro de roving" (ou itinerante) da ispace. Este projeto tem como objetivo levar um espectrômetro de massa inovador, desenvolvido pelo Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST, Instituto de Ciência e Tecnologia de Luxemburgo), à superfície da lua com a finalidade de explorar as composições elementares do gelo lunar e regolito (camada de sedimentos resultantes da fragmentação de rochas subjacentes).

A empresa ispace Europe SA ficará sediada na cidade de Luxemburgo, dentro das instalações da Paul Wurth InCub, que oferece, em cooperação com a incubadora nacional de empresas Technoport®, um programa de apoio dedicado às empresas inovadoras e orientadas para a tecnologia.

O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Economia de Luxemburgo, Étienne Schneider, declarou: “O governo luxemburguês dá continuidade à iniciativa SpaceResources.lu. Com a ispace do Japão, damos as boas-vindas a outra empresa estrangeira, que escolheu o nosso país como um polo europeu para o desenvolvimento de tecnologias e recursos altamente avançados, como a robótica, para explorar e extrair recursos no espaço. A cooperação com a LIST, como uma organização de pesquisa renomada, e a coloração com uma importante participante do ecossistema de inovação local, como a Paul Wurth, proporcionam à ispace uma posição inicial promissora como uma nova participante no setor espacial de Luxemburgo”.

“É uma grande honra colaborar com Luxemburgo e ser a primeira empresa de recursos espaciais a ser reconhecida pelo nosso foco na lua. Vemos a lua como um trampolim estratégico para incentivar ainda mais a atividade humana no espaço”, disse Takeshi Hakamada, diretor executivo da ispace e líder da equipe HAKUTO, uma das finalistas do Google Lunar XPRIZE. “Com um forte apoio tecnológico, jurídico e financeiro, estamos convencidos de que Luxemburgo é o melhor lugar para dar início às nossas operações europeias.”

“O desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor espacial é uma área essencial do Departamento de Materiais e Tecnologia (MRT) do Luxembourg Institute of Science and Technology”, declarou o Prof. Jens Kreisel, diretor do MRT-LIST. “Dentro desta estratégia, a colaboração atual com a ispace é uma excelente opção”, acrescentou o Dr. Tom Wirtz, que lidera a divisão de Instrumentação Avançada para o grupo Ion Nano-Analytics (AINA) da LIST. “Temos uma tecnologia de espectrometria de massa que é de grande interesse para aplicações espaciais e a ispace tem recursos exclusivos para implantar esta tecnologia no espaço.”

Georges Rassel, diretor executivo da Paul Wurth, comentou: “No quadro das nossas atividades de engenharia, que vão além da indústria siderúrgica tradicional, a Paul Wurth procura cooperar constantemente com jovens empresas de tecnologia. Considerando-se a crescente escassez de reservas minerais, temos um interesse natural no desenvolvimento de soluções técnicas inovadoras que permitam a exploração de recursos, que hoje parecem fora de nosso alcance. Estamos, portanto, extremamente satisfeitos em receber a ispace Inc. em nosso programa de incubação Paul Wurth InCub e estamos ansiosos para enfrentar os desafios que estão por vir”.

Divulgado pelo Ministério da Economia de Luxemburgo

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Ministério da Economia, Luxemburgo
Paul ZENNERS
E-mail: paul.zenners@eco.etat.lu
Tel.: (+352) 247-74126
Celular: (+352) 621 409 141

Contacts

Ministério da Economia, Luxemburgo
Paul ZENNERS
E-mail: paul.zenners@eco.etat.lu
Tel.: (+352) 247-74126
Celular: (+352) 621 409 141