A Tennant Company anuncia acordo com a Ambienta para compra do IPC Group

Transação de 350 milhões de dólares (330 milhões de euros) à vista;

Proporciona volume para acelerar o crescimento e melhorar a rentabilidade na EMEA;

Expande a participação de mercado e o portfólio de produtos da Tennant;

Áreas de atuação altamente diferenciadas e complementares entre si

MINNEAPOLIS--()--A Tennant Company (NYSE: TNC), líder mundial em soluções de projeto, fabricação e publicidade que ajudam a tornar o mundo mais limpo e mais seguro, anunciou hoje a assinatura de um acordo definitivo com o fundo de participação Ambienta para compra do IPC Group, grupo privado italiano que cria e fabrica soluções de limpeza. A transação envolve o pagamento de 350 milhões de dólares (o equivalente a 330 milhões de Euros) à vista. Em 2016, o IPC Group teve um total de vendas de aproximadamente 203 milhões de dólares (192 milhões de Euros). Esta será a maior aquisição da história da Tennant e as suas previsões apontam que esta compra vai valorizar o rendimento de suas ações para o ano de 2018.

Segundo Chris Killingstad, presidente e CEO da Tennant: “A aquisição do IPC Group é uma ação estratégica que está de acordo com as nossas aspirações de crescimento. Na Europa, o IPC Group aumentará consideravelmente a nossa participação de mercado e a nossa presença, mais do que duplicando o nosso volume de negócios na EMEA. Com isso, teremos volume para acelerar o crescimento da Tennant e do IPC Group, bem como para alavancar a nossa estrutura de custos na EMEA. Um aspecto importante é que as atividades das duas empresas são altamente diferenciadas e complementares entre si, tanto no aspecto geográfico quanto em relação a produtos e à abordagem de colocação no mercado”.

Mais de 80% das atividades do IPC Group se concentram na Europa, enquanto o remanescente se divide igualmente entre as Américas e a região Ásia-Pacífico. Além de expandir a participação de mercado da Tennant na EMEA, as marcas do IPC Group vão ampliar a gama de produtos oferecidos pela Tennant. As marcas das duas empresas não se sobrepõem, pois ocupam posições diferentes no mercado.

O IPC Group produz equipamentos e máquinas de pequeno e médio porte, voltados para a limpeza comercial. Dentre seus produtos, incluem-se esfregões, vassouras, aspiradores de pó, limpadoras de alta pressão, bem como peças de reposição e serviços relacionados. O IPC Group também vai expandir o portfólio de produtos da Tennant, com a inclusão de ferramentas e artigos de limpeza como carrinhos de limpeza multiuso, sistemas para limpeza de janelas, esfregões e panos de microfibra antibacteriana, juntos com uma vasta gama de produtos de consumo. Assim como a Tennant, o IPC Group está comprometido com a sustentabilidade e a inovação, com foco na redução do uso de energia, água e detergentes.

O IPC Group vende os produtos das marcas IPC, IPC Foma, IPC Eagle, IPC Gansow, ICA, Vaclensa, Portotecnica, Sirio and Soteco, Readysystem, Euromop e Pulex. As marcas das duas empresas continuarão operando normalmente em seus respectivos mercados, sem alterações. Além disso, os canais de vendas das duas empresas se complementam muito bem. De acordo com as previsões da Tennant, isso aumentará as oportunidades comerciais de ambas.

Segundo Killingstad: “Pretendemos comercializar as marcas da Tennant e do IPC Group como partes integrantes de nosso portfólio multimarcas. O IPC Group é um empreendimento que cresce, gera lucros e tem uma equipe de gestão sólida. Estamos muito felizes com o nosso potencial somado”.

De acordo com as expectativas da Tennant, a aquisição será concluída no segundo trimestre de 2017. No entanto, esse prazo depende de aspectos alfandegários e da aprovação de órgãos reguladores.

A Tennant Company contou com a consultoria financeira da Goldman, Sachs & Co e o suporte jurídico da Baker & McKenzie. A Ambienta, por sua vez, contou com a consultoria financeira da Baird e o suporte jurídico da Linklaters.

Sobre o IPC Group

O IPC Group tem sede na Itália e é um dos maiores fornecedores de soluções profissionais de limpeza para mercados comerciais. A empresa foi fundada em 2005, após a fusão de várias das principais empresas do setor de limpeza profissional. Cada uma dessas empresas se especializava em um segmento de produtos diferente. Em 2014, o IPC Group passou ao portfólio da Ambienta, um dos maiores fundos de participação da Europa, cujo foco são investimentos de expansão industrial em empresas, seguindo as tendências do mercado. O grupo tem 11 escritórios espalhados pelo mundo e vende seus produtos em mais de 100 países. Para obter mais informações, consulte o folheto que acompanha este material ou acesse www.ipcworldwide.com.

Sobre a Tennant Company

A Tennant Company (TNC) tem sede em Minneapolis e é uma das líderes mundiais em soluções de projeto, fabricação e comercialização que ajudam seus clientes a ter um bom desempenho de limpeza, a reduzir consideravelmente o impacto ambiental de suas atividades e a contribuir para um mundo mais limpo, seguro e saudável. Dentre seus produtos incluem-se equipamentos voltados para a conservação de superfícies em ambientes industriais, comerciais e em espaços abertos; limpeza sem detergente ou com outras tecnologias sustentáveis; e revestimentos para proteger, consertar ou aprimorar superfícies. A rede de atendimento global em campo da Tennant é a maior do mercado. A empresa tem atividades de fabricação em Minneapolis, MN; Holland, MI; Louisville, KY; Chicago, IL; Uden, Holanda; São Paulo, Brasil; e Shanghai, China. Realiza vendas diretas em 15 países e, por meio de seus distribuidores, em outros 80. Para obter mais informações, visite www.tennantco.com. O logo da Tennant Company e outras marcas indicadas com o símbolo “®” são marcas da Tennant Company registradas nos Estados Unidos e/ou outros países.

Declarações prospectivas

Algumas declarações contidas neste documento, assim como outras eventuais declarações escritas ou orais feitas por nós, são consideradas “declarações prospectivas” nos termos da “Private Securities Litigation Reform Act” (lei americana sobre novas diretrizes de litígios referentes a títulos de crédito). Tais declarações não têm relação com fatos atuais nem estritamente históricos e correspondem apenas a expectativas ou previsões de eventos futuros. Tais expectativas e previsões dependem de uma série de fatores, incluindo fatores gerais que afetam todas as empresas no mercado global e assuntos específicos que afetam apenas a nós e aos mercados que atendemos. Dentre os riscos e as incertezas que podem nos afetar no presente, incluem-se: incertezas geopolíticas e econômicas do mundo; a competição em nosso mercado de atuação; nossa capacidade de atrair, aprimorar e reter funcionários importantes; nossa capacidade de alcançar eficiências operacionais, como os benefícios sinérgicos e de outra natureza advindos das aquisições; nossa capacidade de gerenciar as mudanças organizacionais com eficácia; nossa capacidade de aprimorar, evoluir e proteger os nossos sistemas de TI; nossa capacidade de desenvolver e comercializar novos serviços e produtos inovadores; imprevistos envolvendo problemas de qualidade nos produtos ou ações legais relacionadas; flutuações de custo, qualidade ou disponibilidade de matérias-primas e componentes adquiridos; flutuações de câmbio financeiro, sobretudo na cotação do dólar frente a outras moedas importantes; interrupções significativas de operação; e nossa capacidade de estar em conformidade com leis e regulamentos.

Alertamos que as declarações prospectivas devem ser avaliadas cuidadosamente e que o resultado real pode ser materialmente diferente por causa dos riscos e incertezas – tanto conhecidos quanto desconhecidos. Pedimos que investidores em potencial, acionistas e demais pessoas que leiam isso levem em consideração esses fatores na hora de avaliar as declarações prospectivas, e também alertamos para que não se pautem indevidamente nelas. Para obter mais informações sobre os fatores que podem alterar materialmente os resultados da Tennant, consulte os nossos outros arquivos na Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA, incluindo o material divulgado na categoria “Fatores de Risco”.

Nós não nos comprometemos a modificar declarações prospectivas, e recomendamos aos nossos investidores consultar os materiais divulgados a respeito por nós em nossos arquivos na Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA, e outras declarações que fazemos ocasionalmente por escrito. Não é possível prever todos os fatores de risco, e os investidores não devem interpretar as listas de tais riscos como algo rigoroso e completo que contenha todos os ricos e incertezas.

CONTATO PARA INVESTIDORES:
Tom Paulson