Grupo QNB: Resultados financeiros do ano encerrado em 31 de dezembro de 2016

QNB Head office (Photo: ME NewsWire)

DOHA, Qatar--()--O Grupo QNB, a maior instituição financeira do Oriente Médio e da África (região MEA), anunciou seus resultados relativos ao ano encerrado em 31 de dezembro de 2016.

Nos doze meses encerrados em 31 de dezembro de 2016, seu lucro líquido atingiu QAR 12.4 bilhões (USD 3.4 bilhões), o que representa uma alta de 10% em relação ao ano anterior. O total de ativos atingiu QAR 720 bilhões (USD 198 bilhões), uma alta de 34% em relação a dezembro de 2015, o melhor resultado em valores absolutos da história do Grupo QNB.

O Conselho Diretor recomendou à Assembleia Geral a distribuição de um dividendo de caixa de 35% do valor nominal das ações (QAR 3,5 por ação) e um bônus em ação de 10% do capital social (uma ação para cada dez ações). Os resultados financeiros de 2016, juntamente com a distribuição de lucros, estão sujeitos à aprovação do Banco Central do Catar (Qatar Central Bank, QCB).

O crescimento de ativos foi o resultado de empréstimos e adiantamentos, que cresceram 34% e atingiram o valor de QAR 520 bilhões (USD 143 bilhões). Ao mesmo tempo, o Grupo QNB aumentou o financiamento para seus clientes em 28%, chegando ao valor de QAR 507 bilhões (USD 139 bilhões). Isso levou a relação entre empréstimos e depósitos do Grupo à taxa de 103%.

A política prudente de controle de custos do Grupo QNB e a forte capacidade de geração de receita permitiram manter uma relação de eficiência (relação entre custo e receita) de 30,4%, considerada uma das melhores entre as instituições financeiras de grande porte da região.

O Grupo conseguiu manter a relação de empréstimos não realizados para valor bruto de empréstimos em 1,8%, um nível considerado um dos mais baixos entre bancos da região MEA, refletindo a alta qualidade do portfólio de empréstimos do Grupo e a gestão eficaz do risco de crédito. A política conservadora do Grupo quanto a abastecimento melhorou sua relação de cobertura, que atingiu 114% segundo dados de 31 de dezembro de 2016.

O patrimônio total aumentou 14% desde dezembro de 2015, atingindo QAR 71 bilhões (USD 19 bilhões) em 31 de dezembro de 2016. Os lucros por ação foram de QAR 14,4 (USD 4,0); a título de comparação, em dezembro de 2015, os mesmos lucros foram de QAR 13,4 (USD 3,7).

A relação de coeficiente de adequação do capital (Capital Adequacy Ratio, CAR), calculada de acordo com os requisitos do QCB e Basileia III, ficou em 16,0% em 31 de dezembro de 2016, acima das exigências regulatórias mínimas do Banco Central do Catar e do Comitê da Basileia.

Em 2016, o QNB adquiriu 99,88% da participação do Finansbank A.Ş. (agora denominado QNB Finansbank), o que permitiu ao QNB marcar sua posição como a maior instituição financeira da região do MEA.

Com base no constante e excelente desempenho do Grupo e em sua presença internacional diversificada, o QNB manteve sua posição como a marca bancária de maior valor da região MEA. Isso reafirma a reconhecida posição do QNB como a maior instituição financeira de toda a região MEA e o valor inerente da marca QNB.

2016 foi outro ano de ótimo desempenho, os melhores resultados em valores absolutos da história do Grupo QNB. Esse vigoroso crescimento ajudou o QNB a concretizar sua visão de se tornar um ícone do MEA em 2017. Aproveitando o permanente sucesso do QNB, o Grupo QNB passou a buscar sua aspiração de tornar-se “um banco líder na região do Oriente Médio, África e Sudeste Asiático (Middle East, Africa and Southeast Asia, MEASEA) até 2020”.

Por meio de suas subsidiárias e empresas associadas, o Grupo QNB está presente em mais de 30 países, em três continentes, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. A equipe do Grupo QNB conta com mais de 28 mil pessoas e atende a mais de 20 milhões de clientes em 1.200 locais e 4.300 caixas eletrônicos.

*Fonte: ME NewsWire

Grupo QNB