A Siemens e a Bentley Systems Avançam Aliança Estratégica Incluindo Iniciativas de Investimentos Conjuntos

Para realizar novas oportunidades de crescimento na indústria e infraestrutura através da integração de modelos de engenharia digital complementares

EXTON, Pensilvânia, EUA--()--A Siemens e a Bentley Systems anunciaram hoje que formalizaram um acordo de aliança estratégica para fomentar novo valor comercial ao acelerar a digitalização para o avanço da entrega de projetos de infraestruturas e o desempenho de ativos em setores de negócios complementares. A Siemens e a Bentley Systems investirão inicialmente, pelo menos, 50 milhões de euros no desenvolvimento de soluções conjuntas para aumentar suas respectivas ofertas para infraestruturas e indústrias em benefício dos consumidores finais. Este trabalho usará, de forma única, novos serviços na nuvem em um ambiente de dados conectados para combinar os respectivos modelos de engenharia digital de ambas as empresas. Além dos elementos do acordo, cerca de 70 milhões de euros de ações secundárias ordinárias da Bentley foram adquiridos pela Siemens, como parte de um programa empresarial que continuará até as ações da Bentley Systems serem publicamente comercializadas.

A Siemens e a Bentley Systems têm um histórico de complementarem suas respectivas carteiras através de licenças das tecnologias de cada uma para proporcionar soluções nos segmentos de Digital Factory e Process Industries & Drives, onde as respectivas ofertas de software já foram integradas. Por exemplo, o software de modelagem da realidade da Bentley foi integrado no Siemens Process Simulate para usar nuvens de pontos com digitalização a laser na modelagem de contextos existentes em ambientes industriais abandonados. O fabricante da indústria automotiva, Turnkey Manufacturing Systems (TMS), implementou com sucesso as capacidades inovadoras das nuvens de pontos para criar um «gêmeo digital» de sua linha de produção para melhorar seus processos de planejamento e validação, enquanto economiza tempo e custos.

As novas iniciativas de investimento envolverão virtualmente todos os departamentos da Siemens. O principal benefício será acumular informação sobre as soluções da Siemens através de aplicações complementares da Bentley para a modelagem do projeto, modelagem analítica, modelagem da construção e modelagem do desempenho de ativos. Como resultado, os modelos de engenharia digital integrados e acessíveis, como o «gêmeo digital» vistos através de uma interface 3D imersiva, permitirão desempenho, visibilidade e confiabilidade operacional sem precedentes. Este trabalho convergirá modelos de engenharia digital de forma única: modelos de engenharia física em seu contexto de realidade física 3D através de soluções de software da Bentley e os modelos 2D de engenharia funcional correspondentes nas soluções da Siemens.

A Siemens e a Bentley Systems identificaram oportunidades para colaborar em Gerenciamento de Energia, Geração de Energia, Tecnologia de Construção e Mobilidade, onde cada empresa pode usar suas respectivas tecnologias e experiência na indústria para dar novo valor empresarial ao mercado. Por exemplo, as aplicações da Bentley para a modelagem 3D e análise estrutural de ativos industriais e de infraestrutura complementam as soluções da Siemens e sua experiência sem precedentes no domínio da eletrificação e automação. A Siemens e a Bentley Systems fornecerão, cada uma, software da outra para entregar soluções completas de cada empresa para beneficiar seus respectivos clientes para melhorar o desempenho de seus projetos e ativos através de simulação e comissionamento virtual. O trabalho de desenvolvimento beneficiará e ampliará os compromissos estabelecidos da Siemens e da Bentley Systems com abertura e interoperabilidade.

Klaus Helmrich, membro do Conselho Administrativo da Siemens AG, disse: «Este movimento amplia ainda mais o ecossistema do software de nossa indústria de soluções de software 2D para 3D, levando a carteira de simulação em nossa oferta de Empresa Digital para uma nova dimensão. Estamos executando rigorosamente nossa visão de «gêmeo digital» do planejamento virtual ao produto real para benefício de nossos clientes que levam a digitalização para suas cadeias de valor. A independência, o histórico em interoperabilidade e liderança em software de engenharia e projeto da Bentley Systems, a tornam nosso parceiro ideal neste empreendimento.»

O CEO da Bentley Systems, Greg Bentley, disse: «Só com a Siemens é que avançamos bem além da simples ligação da “Internet da Coisas Industriais” para o uso de modelos de engenharia digital para operações visuais e desempenho de ativos de infraestrutura conectados. Considerando nosso longo histórico de compartilhamento de tecnologias complementares, estamos muito entusiasmados em contribuir tanto para a liderança digital industrial da Siemens.»

A Siemens AG (Berlin e Munique) é uma fonte de tecnologia global conhecida pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 165 anos. A empresa está em mais de 200 países, focada nas áreas da eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras de tecnologias para eficiência energética e recursos do mundo, a Siemens é fornecedora líder para geração de energia eficiente, para soluções de transmissão de energia e pioneira em soluções de infraestrutura, assim como soluções de automação, controle e software para a indústria. A empresa é ainda fornecedora líder de equipamentos de imagem médica, como sistemas de tomografia computorizada e de ressonância magnética, e líder em diagnósticos laboratoriais, assim como TI clínica. No exercício financeiro de 2016, que terminou em 30 de setembro de 2016, a Siemens gerou receitas de 79,6 bilhões de euros e lucro líquido de 5,6 bilhões de euros. No final de setembro de 2016, a empresa tinha cerca de 351.000 funcionários em nível mundial. Mais informações disponíveis em www.siemens.com.

A Bentley Systems é líder mundial no fornecimento de soluções abrangentes de software para arquitetos, engenheiros, profissionais do setor geoespacial, construtores e proprietários-operadores para o avanço no projeto, construção e operação de infraestruturas. Os usuários da Bentley aproveitam a mobilidade da informação entre as várias áreas e ao longo do ciclo de vida das infraestruturas para fornecer projetos e ativos com melhor desempenho. As soluções da Bentley englobam aplicativos MicroStation para modelagem de informações, serviços de colaboração ProjectWise para entrega de projetos integrados, e serviços de operações AssetWise para realização de infraestruturas inteligentes – complementados com serviços profissionais mundiais e gerenciados de forma abrangente. Fundada em 1984, a Bentley tem mais de 3.000 colaboradores em mais de 50 países, gera receitas anuais acima de 600 milhões de dólares e, desde 2009, já investiu mais de 1 bilhão de dólares em pesquisa, desenvolvimento e aquisições. Para mais informações sobre a Bentley, consulte o site www.bentley.com.

Este comunicado de imprensa e mais informações estão disponíveis em www.siemens.com/press/PR2016110064COEN

Bentley Systems
Chris Barron, +1 610 764 8483