Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2016 certificado como carbono neutro

Mantém o Guinness World Record como a maior exposição comercial do mundo neutra em emissões de carbono;
Pavilhão Catalunha, Comissão Europeia e Barcelona, a Capital Mundial da Telefonia Móvel, indicados como ganhadores do prêmio Green Stand Awards no Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2016

BARCELONA, Espanha--()--A GSMA anunciou hoje que o Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2016 foi oficialmente certificado como carbono neutro pelo Instituto Britânico de Normatização (BSI ou British Standards Institute) e confirmado pelo Guinness World Records como a maior exposição comercial do mundo neutra em emissões de carbono. Além disto, como parte de suas iniciativas ambientais mais amplas para o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, a GSMA indicou hoje o Pavilhão Catalunha, a Comissão Europeia e Barcelona, a Capital Mundial da Telefonia Móvel, como ganhadores do prêmio Green Stand Awards do Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2016.

"A GSMA está comprometida em assegurar a sustentabilidade do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, trabalhando ao lado da Fira Barcelona, nossos expositores e parceiros locais, para reduzir o consumo de eletricidade e emissão de resíduos em materiais impressos, encorajar a reutilização e reciclagem de materiais no evento, utilizar a assinatura digital e ferramentas eletrônicas, entre outras atividades", disse John Hoffman, diretor executivo na GSMA Ltd. "Estou particularmente orgulhoso do “Donation Room”, um novo programa que lançamos este ano com a Câmara Municipal de Barcelona, onde os expositores puderam doar móveis e materiais indesejados para ajudar os cidadãos de Barcelona em necessidade. Não se trata apenas de reduzir nossa emissão de carbono, mas em retribuir à comunidade que apoia o Congresso Mundial de Telefonia Móvel."

Para se tornar certificada novamente, a GSMA trabalhou com a empresa de consultoria Factor CO2 para calcular a emissão de carbono do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, desenvolver um plano de gestão do carbono para reduzir seu impacto e compensar as emissões restantes. O Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2016 gerou cerca de 163.867 toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). Estima-se que 89% das emissões de carbono referentes ao Congresso Mundial de Telefonia Móvel foram de visitantes que viajaram para e do evento, assim como de sua estadia, enquanto os 11% restantes estão associados ao local e operação do evento.

Como uma outra parte independente, o BSI confirmou que as fontes de emissão identificadas e as emissões de gás estufa estão corretas, segundo a norma internacional PAS 2050:2011. Além disto, o BSI verificou que o Congresso Mundial de Telefonia Móvel é carbono neutro, após a implementação da GSMA de medidas de redução e aquisição de créditos de carbono para compensar as emissões restantes geradas durante o evento, segundo a norma internacional PAS 2060.

Os créditos de carbono adquiridos pela GSMA ajudam a financiar vários projetos de redução de emissões de carbono registrados no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC). Estes projetos incluem a construção de uma central hidrelétrica na província chinesa de Hubei e projetos de uso e recuperação de gás na Malásia e Nigéria, entre outros.

Retribuindo a comunidade

Como novidade para 2016, a GSMA e a Câmara Municipal de Barcelona desenvolveram um programa chamado “Donation Room”, onde os expositores do Congresso Mundial de Telefonia Mundial podem doar materiais, como móveis, equipamentos de TI, equipamentos de escritório e presentes corporativos, para as entidades locais com responsabilidade social no final do evento. Os expositores e a GSMA contribuíram com cerca de 6 toneladas de materiais de construção e mais de 150 peças de móveis de qualidade ao “Donation Room”, após o Congresso Mundial de Telefonia Móvel. A Fundació Formacío i Treball recebeu móveis, que estão sendo oferecidos às famílias e pessoas em necessidade, por meio de centros de serviços sociais de Barcelona, ou vendidos em sua rede de lojas para arrecadar fundos para programas de emprego e treinamento, enquanto o Ateneu de Fabricació de La Fàbrica del Sol recebeu materiais de construção para uso em seus centros de atividades voltadas para os jovens.

Ganhadores do prêmio Green Stand Awards 2016

A GSMA trabalha com expositores para proporcionar uma maior percepção e entendimento de suas emissões de carbono individuais e encorajar as empresas a implementar as melhores práticas ambientais em suas exposições. Para reconhecer e premiar o desempenho positivo para o meio ambiente entre os expositores de todos os portes no Congresso Mundial de Telefonia Móvel, em 2015, a GSMA criou o prêmio Green Stand Awards. Os ganhadores deste prêmio em 2016 são:

  • O Pavilhão Catalunha na categoria Grande Estande (acima de 500 m2)
  • Barcelona, a Capital Mundial da Telefonia Móvel, na categoria Médio Estande (150 a 500 m2)
  • Comissão Europeia na categoria Pequeno Estande (menos de 150 m2)

Lenovo foi reconhecida como "Altamente Elogiada" pelas medidas empreendidas para reduzir a emissão de carbono de seu estande.

"Parabéns aos ganhadores do prêmio Green Stand Awards deste ano por seu compromisso com o meio ambiente", comentou Hoffman. "Agradecemos por suas contribuições em tornar o Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2016 a maior exposição comercial do mundo neutra em emissões de carbono."

Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2017

O Congresso Mundial de Telefonia Móvel 2017 ocorrerá no período de 27 de fevereiro a 2 de março de 2017 na Fira Gran Via. O Congresso Mundial de Telefonia Móvel é o pilar da Capital Mundial da Telefonia Móvel, que será realizado em Barcelona até 2023. A Capital Mundial da Telefonia Móvel abrange programas e atividades que se estendem durante todo o ano, beneficiando não apenas os cidadãos de Barcelona, Catalunha e Espanha, mas também o setor de telefonia móvel no mundo inteiro. Para mais informações sobre a Capital Mundial da Telefonia Móvel, acesse www.mobileworldcapital.com.

- FIM -

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no ecossistema de telefonia móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações em setores adjacentes da indústria. A GSMA também produz eventos com liderança no setor, como o Congresso de Telefonia Móvel, Congresso de Telefonia Móvel de Xangai e Conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Contatos de Mídia:
Pela GSMA
Charlie Meredith-Hardy, +44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
ou
Xavier Serra, +34 93 236 09 30
xserra@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com

Contacts

Contatos de Mídia:
Pela GSMA
Charlie Meredith-Hardy, +44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
ou
Xavier Serra, +34 93 236 09 30
xserra@webershandwick.com
ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com