O3b e Ozonio Levam Conectividade de Banda Larga para a Remota Cidade Amazônica de Tefé através de Rede Inovadora Via Satélite

Nova tecnologia via satélite promove inclusão digital, viabilizando a implantação de Internet de banda larga, 3G e 4G/LTE em áreas isoladas do Brasil

TEFÉ, Brasil--()--Localizada a 500 km da capital Manaus, Tefé é uma cidade no interior do Amazonas com mais de 60.000 habitantes que, mesmo no século 21, sofreram muito tempo com o isolamento digital. Mas as opções de conectividade para empresas e moradores da região finalmente começaram a mudar com a chegada da O3b Networks. A O3b entra no mercado brasileiro trazendo sua inovadora tecnologia via satélite "Fiber from the Sky". A O3b fornece conectividade de alto desempenho a Operadoras de Rede de Telefonia Móvel (MNOs), Provedores de Serviços de Internet (ISPs) locais e ao governo, de modo que desfrutem de uma conexão via satélite com a qualidade da conexão por fibra óptica (alta capacidade de processamento e baixa latência), viabilizando conectividade 3G e 4G/LTE.

O serviço está disponível para clientes residenciais, corporativos e governamentais. A solução está sendo oferecida em Tefé em parceria com o distribuidor regional Ozonio, que também investiu na infraestrutura necessária para disponibilizar um novo modelo que fornece o serviço rapidamente onde ele é necessário.

A solução O3b está ativa na cidade de Tefé desde o início de junho e tem sido muito bem recebida pelo mercado local. Na quarta-feira (29/06), em um evento na Universidade do Amazonas, em Tefé, a O3b fará o lançamento oficial e apresentará sua tecnologia a empresas, governo e provedores locais. O modelo O3b proposto está baseado no conceito “pague à medida que você cresce”, permitindo à operadora ou ISP adquirir a quantidade de megabits por segundo que precisa, aumentando depois a capacidade ao longo do tempo de acordo com a necessidade, pagando um valor mensal. A solução O3b pode ampliar a escala para até centenas ou mesmo milhares de Mbps, sempre com um baixo tempo de resposta (baixa latência).

“Nossa tecnologia proporciona a uma região remota a mesma conectividade de alta qualidade de um grande centro urbano”, disse Sandro Barros, Gerente Geral da O3b Networks no Brasil. “Queremos levar aos cidadãos de Tefé, bem como a muitas outras cidades com semelhante perfil de baixa conexão no Brasil, a capacidade de acesso ao mesmo tipo de conexão encontrado no Rio ou em São Paulo. Toda cidade com dificuldade de conexão de fibra óptica é um mercado potencial para O3b.”

“A O3b vai gerar muito desenvolvimento para a região e uma verdadeira inclusão digital”, disse Adriano Vieira Vargas, Diretor Comercial da Ozonio. “Esta é realmente uma 'Fiber in the Sky' para a cidade de Tefé.”

Em 2018, a O3b Networks acrescentará oito satélites aos 12 que constituem a constelação da empresa hoje. Além de Tefé, outras cidades remotas do Brasil com significativa densidade populacional, mas com baixa conectividade de Internet e serviços móveis não superiores a 2G, também serão alvo da O3b para serviços de alto desempenho.

Como os satélites da O3b estão localizados a apenas 8.000 km da Terra, muito mais próximos que os satélites geoestacionários tradicionais, que estão a 36.000 km da Terra, eles são mais adequados para serviços de voz e de internet porque a latência (tempo de resposta) é substancialmente menor. A constelação da O3b é concebida para fornecer internet de alta capacidade a provedores terrestres e pontos de demanda elevada como plataformas de petróleo, torres de operadoras móveis e mesmo navios de cruzeiros, como o Royal Caribbean.

A O3b tem seu principal escritório brasileiro no Rio de Janeiro e também opera seu próprio teleporto em Hortolândia, Brasil, fornecendo mais segurança e velocidade, bem como manuseio mais eficiente do tráfego no Brasil.

Sobre a O3b Networks Limited

A O3b Networks Limited é uma empresa global provedora de serviços por satélite, que opera uma rede de satélites de nova geração para operadoras de telecomunicações, provedoras de serviços de Internet, clientes empresariais e governamentais em mercados emergentes. O sistema da O3b combina o alcance global do satélite com a velocidade da uma rede de fibra óptica, oferecendo a bilhões de consumidores e empresas em quase 180 países internet e conectividade móvel de baixo custo, alta velocidade e baixa latência. Os investidores da O3b Networks incluem a SES, Google, Liberty Global, HSBC Principal Investments, Northbridge Venture Partners, Allen & Company, Development Bank of Southern Africa, Sofina, Satya Capital e Luxempart. A O3b Networks tem sua sede em St. Helier, Jersey, Ilhas do Canal.

Sobre a Ozonio Telecommunications

A Ozonio Telecommunications tem foco no fornecimento de soluções de TI e de rede para empresas e organizações governamentais em muitas regiões remotas no Brasil. A Ozonio está continuamente buscando meios de melhorar a qualidade de seus serviços e parcerias, oferecendo produtos melhores, mais rápidos e mais estáveis a seus clientes. A Ozonio se associou à O3b Networks, um provedor de serviços de banda larga via satélite de alta capacidade de processamento, a fim de fornecer conectividade de banda larga no estado do Amazonas. A Ozonio Network apresenta o conceito de Micro Data Center (MDC) de instalação rápida que possibilita que a empresa forneça serviços rapidamente a pequenas e grandes cidades e comunidades em toda a região amazônica.

Marketing O3b
Jason Wauer