SpaceResources.lu: o governo de Luxemburgo e Planetary Resources assinaram um memorando de entendimento para desenvolver atividades relacionadas à utilização de recursos espaciais

(from l. to r.) Patrick Nickels, president SNCI; Etienne Schneider, Deputy Prime Minister, Minister of the Economy; Chris Lewicki, President and CEO, Planetary resources Inc. (Photo: Business Wire)

LUXEMBURGO--()--O governo de Luxemburgo, a instituição bancária pública “Société Nationale de Crédit et d’Investissement” (SNCI) e a empresa de tecnologia aeroespacial com sede nos EUA, Planetary Resources, assinaram um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) que brinda um marco para sua cooperação na iniciativa de Luxemburgo SpaceResources.lu que visa a exploração e utilização comercial dos recursos de Objetos próximos à Terra (NEOs, na sigla em inglês), tais como asteroides.

Com esta parceria, o governo está considerando a possibilidade de um investimento de capital direto na sede europeia estabelecida recentemente pela Planetary Resources no Grão Ducado. A posição de capital público será tomada pela SNCI para se tornar um acionista minoritário. Por sua parte, a Planetary Resources está contribuindo para a promoção da indústria espacial local através do desenvolvimento de várias atividades principais exclusivamente em Luxemburgo, centradas no desenvolvimento de hardware para o espaço, serviços espaciais, investigação aplicada e descoberta científica. O governo irá apoiar estas atividades fornecendo fundos através de subvenções para pesquisa e desenvolvimento ou outros tipos diferentes de ajuda disponíveis.

Étienne Schneider, vice primeiro ministro e ministro da economia de Luxemburgo, declarou: “A parceria do governo com a Planetary Resources é outra ambiciosa empreendimento conjunto público e privado que demonstra nosso forte compromisso para apoiar o setor espacial nacional ao atrair atividades inovadoras e a utilização de recursos espaciais e outras áreas afins. O Grão Ducado tem uma história de renome em parcerias públicas e privadas. Nos unimos às nações envolvidas em atividades espaciais em 1985 quando Luxemburgo se tornou um dos acionistas fundadores da SES, uma referência para telecomunicações por satélite e agora um líder mundial neste setor.”

O memorando de Entendimento abre o caminho para aumentar as atividades de pesquisa e as capacidades tecnológicas de Luxemburgo nas áreas do desenvolvimento de propulsão, integração de lançamento de naves espaciais, comunicações no espaço profundo, sistemas científicos de asteroides, desenvolvimento de produtos de observação da Terra e operações de missão.

“Estamos muito animados para começar a trabalhar com Luxemburgo para desenvolver tecnologias e serviços de vanguarda em matéria espacial", disse Chris Lewicki, presidente e diretor executivo da Planetary Resources, Inc. "Luxemburgo tem uma forte história e reputação em operações espaciais comerciais e estamos orgulhosos em trabalhar com o seu governo, academia e indústria para desenvolver ainda mais o potencial ilimitado do mercado de recursos espaciais.”

Publicado pelo Ministério da Economia de Luxemburgo

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Ministério da Economia, Luxemburgo
Paul ZENNERS
E-mail: paul.zenners@eco.etat.lu
Tel.: (+352) 247-74126
Celular: (+352) 621 409 141

Contacts

Ministério da Economia, Luxemburgo
Paul ZENNERS
E-mail: paul.zenners@eco.etat.lu
Tel.: (+352) 247-74126
Celular: (+352) 621 409 141