METRO GROUP prepara cisão em dois fortes grupos grossitas e retalhistas independentes

- Criação de duas empresas independentes, cotadas em bolsa, na qualidade de líderes de mercado nos seus respetivos sectores

- Separação do METRO GROUP num grupo Especialista Grossista e de Alimentação e um grupo de Eletrónica de Consumo

- Ambas as empresas mais incisivas, processos de tomada de decisão mais rápidos, mais flexibilidade e maior eficácia operacional

- CEO Koch: "A criação de duas empresas independentes seria o próximo passo lógico na transformação do nosso negócio no sentido de mais crescimento, atenção ao cliente e empreendedorismo."

- Deverá estar concluída até meados de 2017

- Conferência de imprensa a ser realizada hoje em Düsseldorf

DÜSSELDORF, Germany--()--O Conselho de Administração da Metro AG está a preparar a criação de duas empresas independentes divididas em sectores diferentes através de uma cisão do grupo: um grupo Especialista Grossista e de Alimentação e um grupo de produtos e serviços de Eletrónica de Consumo. Ambas as entidades serão cotadas em bolsa individualmente, com o seu próprio perfil, conselho de administração e fiscalização distintos. O objetivo é dotar cada uma das empresas e respetiva gestão de total controlo sobre as suas estratégias empresariais. Isto irá aumentar ainda mais a atenção ao cliente, acelerar o crescimento dos negócios, simplificar as estruturas e melhorar o tempo de colocação no mercado e a excelência operacional. Além disso, ambas as entidades serão capazes de executar, de forma independente, estratégias de aquisição e de parceria, o que lhes permite definir as suas próprias estratégias de expansão. Os conselhos de administração e de supervisão irão tomar uma decisão sobre a cisão contemplada do METRO GROUP após um período de intensas consultas e revisão. Se as avaliações contínuas se revelarem positivas e os acionistas votarem a favor, a implementação do processo de cisão deverá ocorrer em meados de 2017.

"Nos últimos anos, temos revitalizado com êxito os nossos principais negócios, fortalecendo em simultâneo e de forma significativa os resultados do grupo", afirmou Olaf Koch, CEO da Metro AG. "Tanto a nossa atividade Grossista e Especializada em Alimentação, bem como a nossa atividade de Eletrónica de Consumo, estão na senda do sucesso e estão bem dotados para um futuro independente. Os nossos acionistas, efetivamente, vão ser titulares de dois líderes de mercado bem posicionados, ambos cada vez mais concentrados nas suas respetivas áreas de negócio e que geram mais valor para os clientes, funcionários e parceiros de negócios."

A cisão da METRO AG vai originar duas empresas independentes: um grupo Grossista e Especializado em Alimentação (que inclui a METRO, a MAKRO e as suas entidades associadas, bem como a Real) e um grupo de produtos e serviços de Eletrónica de Consumo (que inclui a Media-Saturn e a sua carteira de formatos e marcas fortes). As duas empresas têm atualmente uma sobreposição operacional muito limitada e sinergias muito restritas.

Dependendo da aprovação dos respetivos Conselhos de Supervisão, pretende-se que a empresa Grossista e Especializada em Alimentação seja gerida por Olaf Koch, o atual CEO da Metro AG, ao passo que o grupo de Eletrónica de Consumo seria chefiado por Pieter Haas, atualmente membro do Conselho de Administração da METRO AG e CEO da Media-Saturn. Os restantes órgãos sociais ainda não foram decididos. A implementação do processo de cisão deverá ocorrer em meados de 2017, dependendo das aprovações habituais. Os principais acionistas da Metro AG, Haniel, Schmidt-Ruthenbeck e Beisheim, apoiam a intenção do Conselho de Administração da Metro AG para uma cisão em duas empresas independentes.

Jürgen Steinemann, Presidente do Conselho de Supervisão da METRO AG, comentou: "Acredito fortemente que uma divisão em duas empresas independentes e especializadas é do melhor interesse de todas as partes interessadas, uma vez que facilitaria uma oportunidade significativa para o crescimento mais rápido e mais rentável. Depois de o discutir exaustivamente, apoio plenamente os primeiros resultados do parecer do Conselho de Administração".

A cisão seria executada através de um spin-off da METRO Cash and Carry, Real e outras empresas relacionadas e sociedades de serviços da atual METRO AG, que subsequentemente se concentraria exclusivamente no sector da eletrónica de consumo sob uma nova designação de sociedade. Isso permitiria que ambas as entidades fortalecessem a sua ênfase nos programas de transformação e inovação iniciados, desenvolvendo simultaneamente as empresas em esferas significativamente mais amplas. Também tornaria mais clara a distribuição e utilização de capital de investimento em ambas as novas entidades.

Prevê-se que os acionistas da METRO AG recebam ações de ambas as empresas em proporção à sua participação atual. Na sequência das decisões finais do Conselho de Administração e do Conselho de Supervisão, os acionistas serão convidados a participar numa Assembleia-geral para deliberar e votar a cisão proposta. Uma análise da estrutura atual da empresa, governança, oportunidades de crescimento, consequências legais e fiscais e os aspetos financeiros mostrou que, do ponto de vista dos acionistas, a cisão proposta seria comercialmente benéfica.

A criação de duas organizações independentes afigura-se possível pela transformação bem sucedida do METRO GROUP e dos seus segmentos de negócio nos últimos anos. A METRO Cash & Carry registou um crescimento em dez trimestres consecutivos e lucros melhores no universo comparável de lojas, não obstante o ambiente desafiador. A Media-Saturn registou seis trimestres consecutivos de crescimento no universo comparável de lojas, uma elevada quota de mercado recorde e fortes lucros no último exercício. Ambas as empresas têm agora fortes perfis financeiros e um crescimento significativo, bem como potencial de valor. Os recentes êxitos foram alcançados através de uma forte ênfase no cliente e esforços contínuos para adaptar os modelos de negócios aos requisitos locais. Com a venda da GALERIA Kaufhof em 2015 e várias outras mudanças na carteira, tais como a venda da METRO Cash & Carry Vietnam e Real Internacional nos últimos anos, a ênfase na atividade basilar da METRO AG foi reforçada e os resultados do grupo, fortalecidos, preparando as bases para essa mudança.

O METRO GROUP vai realizar uma conferência de imprensa hoje, às 12h30, no Hotel Melia em Düsseldorf (Inselstraße 2, 40479 Düsseldorf). Também será transmitida ao vivo através da página inicial do METRO GROUP em www.metrogroup.de

O METRO GROUP é uma das mais importantes empresas de retalho a nível internacional. Gerou vendas de 59 mil milhões de Euros no exercício de 2014/15. A empresa exerce a sua atividade em mais de 2000 locais em 29 países e emprega mais de 220 mil pessoas. O desempenho do METRO Group baseia-se na força das suas marcas comerciais, que atuam de forma independente no mercado: a METRO/MAKRO Cash & Carry, líder internacional no comércio grossista self-service; a Media Markt e Saturn, líderes do mercado europeu no sector retalhista de eletrónica de consumo e os hipermercados Real.

Mais informações em www.metrogroup.de

Fim do Comunicado

Idioma: Português
Empresa: METRO AG
Metro-Straße 1 40235 Düsseldorf Alemanha
Telefone: +49 (0)211 6886-1936
Fax: +49 (0)211 6886-3759

E-mail:

investorrelations@metro.de

Internet: www.metrogroup.de
ISIN: DE0007257503, DE0007257537,
Mais: www.metro.de/investor relations
WKN: 725750, 725753,
Mais: www.metro.de/investor relations
Índices: Cotada no MDAX Mercado Regulado em Düsseldorf, Frankfurt (Prime Standard);
Mercado Livre Regulado em Berlim, Hamburgo, Hanover, Munique, Estugarda; Terminbörse EUREX