Operadoras globais, o Google e a GSMA alinham-se por trás da adoção de serviços de comunicações ricas (Rich Communication Services, RCS)

Operadoras alinham-se no perfil universal RCS; Google vai oferecer aos clientes serviços de mensagens por meio da tecnologia RCS no Android

BARCELONA--()--Operadoras globais, incluindo a América Móvil, Bharti Airtel Ltd, Deutsche Telekom, Etisalat, Globe Telecom, KPN, Millicom, MTN, Orange, PLAY, Smart Communications, Sprint, Telenor Group, TeliaSonera, Telstra, TIM, Turkcell, VimpelCom, Vodafone, a GSMA e o Google, anunciaram hoje o lançamento de uma iniciativa do setor móvel para acelerar a disponibilidade de serviços de comunicações ricas (Rich Communication Services, RCS). A iniciativa permitirá que todas as operadoras do mundo ofereçam um serviço de mensagens aberto, consistente e globalmente interoperável por meio de dispositivos Android. As operadoras concordaram em fazer a transição para um perfil comum e universal, com base nas especificações de RCS da GSMA e de um Android RCS client oferecido pelo Google em colaboração com as operadoras e OEMs.

Ao alinharem-se em um perfil universal RCS, as operadoras móveis serão capazes de estabelecer uma implementação coerente do RCS, conjunto de recursos e configuração. O Android RCS client oferecido pelo Google terá como base o perfil universal, o que permitirá aos usuários acessar os serviços RCS em seus dispositivos. Recursos, como o chat em grupo, compartilhamento de fotos de alta resolução, notificações de leitura e muito mais, se tornarão agora parte da experiência de mensagens do operador, aperfeiçoando a experiência de mais de 4 milhões de usuários de SMS no mundo inteiro¹. Os recursos avançados de chamada através da tecnologia GSMA RCS também serão mantidos futuramente pelo Google.

O perfil e o cliente habilitarão uma experiência de mensagem consistente e interoperável entre todos os dispositivos Android e por todas as operadoras no mundo inteiro, assim como facilitarão o teste de interoperabilidade entre as redes e a redução significativa do tempo de lançamento no mercado. O perfil universal pode ser implementado por outros sistemas operacionais e será apoiado por um processo de acreditação formal da GSMA. O Google também vai oferecer uma versão open source (código aberto) do cliente, com base na especificação do perfil universal, e fornecer APIs aos desenvolvedores para aperfeiçoamento da experiência do cliente RCS.

“O RCS continua a experimentar um crescimento orgânico no mundo inteiro, com o lançamento de serviços por 47 operadores em 34 países até o momento. Entretanto, esta iniciativa vai simplificar e acelerar a adoção da tecnologia, e aponta para o futuro como os usuários de tecnologia móvel se comunicarão uns com os outros. Este é um desenvolvimento extremamente positivo para o setor”, disse Alex Sinclair, diretor de tecnologia na GSMA. “As contribuições do Google vão oferecer às operadoras uma nova oportunidade para uma implementação rica e consistente, através de dispositivos Android, e proporcionar uma mudança de etapas real nas experiências de mensagem para clientes do mundo todo.”

“As mensagens ocupam um lugar central em nossas vidas, quer seja para coordenar uma reunião, compartilhar fotos com amigos ou enviar pensamentos a um ser querido”, disse Nick Fox, vice-presidente de Produtos de Comunicações no Google. “O dia de hoje marca uma etapa importante em trazer uma melhor experiência de mensagem aos usuários do Android em todos os lugares e estamos muito satisfeitos de colaborar com os nossos parceiros por todo o setor para fazer isso acontecer.”

Na implementação global do RCS, as operadoras móveis podem estabelecer sua própria infraestrutura ou têm a opção de usar a plataforma Jibe do Google, que é compatível com o perfil RCS universal. A plataforma Jibe inclui o serviço de nuvem para operadoras individuais para o lançamento de serviços RCS para todos os principais sistemas operacionais móveis e o Jibe Hub para interconectar as redes RCS de operadoras.

Para mais informações sobre o suporte do Google para o RCS (incluindo o Android RCS client), acesse jibe.google.com/contact-us. Para mais informações sobre o trabalho da GSMA com operadoras globais e o RCS (incluindo o alinhamento do perfil), acesse http://www.gsma.com/network2020/all-ip-news/.

-FIM-

1.) GSMA Intelligence (https://gsmaintelligence.com/)

Sobre o Google

Google é uma líder global em tecnologia concentrada em melhorar as formas como as pessoas se conectam com as informações. As inovações do Google na busca na Web e em publicidade tornaram seu site uma importante propriedade da Internet e sua marca uma das mais reconhecidas no mundo.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de dispositivos móveis do mundo inteiro, e reune cerca de 800 operadoras com mais de 250 empresas no ecossistema mais amplo de equipamentos móveis, que inclui fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações em setores industriais afins. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesso site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Pela GSMA
Charlie Meredith-Hardy