O probiótico com B. longum BB536 da Morinaga Milk psode evitar transtornos intestinais induzidos por uma dieta de base animal

(Fig.1) Study Protocol (Graphic: Business Wire)

TÓQUIO--()--Morinaga Milk Industry Co., Ltd. (TOKYO:2264), uma empresa de produtos lácteos líder no Japão, revelou hoje uma nova pesquisa mostrando que o consumo diário de iogurte fortificado com probiótico proprietário da empresa Bifidobacterium longum BB536 evita o desequilíbrio bacteriano intestinal induzido por uma dieta de base animal. BB536 manteve níveis saudáveis ​​de bactérias benéficas, e ao mesmo tempo impediu o aumento dos níveis de bactérias nocivas, tais como Bilophila.

Estudos recentes têm demonstrado a importância de manter a flora intestinal equilibrada para a saúde em geral. No entanto, o estilo de vida moderno, de ritmo acelerado - com a falta de sono e de exercício físico, hábitos alimentares irregulares e estresse contínuo - ameaça o equilíbrio bacteriano. Foi demonstrado que manter uma dieta com base animal, em particular, provoca um aumento das bactérias prejudiciais, uma condição conhecida como disbiose. Este problema não se limita aos Estados Unidos. Devido à ocidentalização, as dietas de base animal estão crescendo em popularidade em países de todo o mundo.

O efeito de produtos de origem animal no equilíbrio bacteriano é forte e imediato. Na verdade, um estudo de 2014 publicado na revista científica Nature mostrou que o consumo de uma dieta de base animal composta inteiramente de carne e ovos por apenas um dia causou mudanças negativas na composição e função da flora intestinal, incluindo disbiose.1 No entanto, o consumo de iogurte enriquecido com BB536 impediu essas mudanças prejudiciais, como mostra a nova pesquisa de Morinaga.

"O consumo de iogurte enriquecido com BB536 impediu a deterioração GI causada por uma dieta de base animal, o que indica que podem ser capazes de prevenir várias doenças intestinais provocadas pela ingestão de uma dieta pobre - simplesmente através da adição de um iogurte BB536 à dieta diária," Dr. Jin-zhong Xiao, gerente geral do Next Generation Science Institute de Morinaga, explicou.

"É importante ressaltar que os probióticos não são intercambiáveis." Dr. Xiao assinala que "Os probióticos são específicos por cepa, já que cada cepa tem diferentes indicações e características. Bifidobacterium longum é uma das bactérias predominantes no intestino humano, e está confirmado clinicamente que o iogurte que contém BB536 é mais eficaz para a eliminação de substâncias nocivas e para modular a microflora intestinal em comparação com iogurte convencional".

Desenho do Estudo

No estudo, 31 adultos saudáveis ​​foram classificados aleatoriamente em 3 grupos (A, B e C). Após um período de observação de 7 dias, os indivíduos consumiram uma dieta de base animal que consiste inteiramente de carne e ovos por 5 dias (período de dieta de base animal), seguido por uma dieta equilibrada (período de recuperação) durante 14 dias. O grupo A não consumiu iogurte BB536 durante todo o período de estudo, enquanto o grupo B consumiu 100g de iogurte BB536 duas vezes ao dia somente durante o período de recuperação e o grupo C consumiu 100g de iogurte BB536 duas vezes ao dia tanto durante o período da dieta de origem animal como no período de recuperação. Ao longo do estudo, foram recolhidas amostras fecais e a flora bacteriana intestinal foi analisada antes e depois do período de dieta de base animal e após o período de recuperação (Fig. 1).

O iogurte BB536 impede a diminuição das bifidobactérias benéficas (Fig.2 Esquerda)

A contagem de Bifidobactérias nas fezes diminuiu significativamente durante o período da dieta de base animal em ambos os grupos A e B. No entanto, esta redução não foi observada nos sujeitos do grupo C, que consumiram iogurte BB536 em conjunto com a dieta com base animal. Além disso, as Bifidobactérias tenderam a diminuir ainda mais durante o período de recuperação no grupo A, que não comeu iogurte BB536, ao mesmo tempo que tendeu a aumentar no grupo B, chegando perto da condição original antes de iniciar a dieta de origem animal. Estes resultados demonstram o potencial da Bifidobacterium longum BB536 não só para evitar distúrbios da flora intestinal relacionadas com a alimentação, mas também para ajudar na sua recuperação.

O iogurte BB536 também impede o aumento da Biofilia Nociva (Fig.2 Direita)

Consistente com os resultados do estudo Nature acima mencionado, o presente estudo constatou que uma dieta de base animal aumentou um gênero de bactérias nocivas chamado Biofilia. Acredita-se que a Biofilia induz a inflamação nos intestinos através da produção da substância nociva sulfureto de hidrogênio, o que danifica a membrana mucosa intestinal2 e tem sido descrita como sendo elevada em pacientes com apendicite.3 No entanto, não se observou qualquer aumento significativo deste gênero de bactérias prejudiciais nos indivíduos do grupo C. B. longum BB536 apresentou resultados superiores na regulação da função intestinal, teve um efeito protetor contra a Escherichia coli enteropatogênica O-1574 e ajudou a erradicar a Bacteroides fragilis enterotoxigênica (ETBF), que está associada ao o desenvolvimento do câncer colorretal.5

Sobre a Bifidobacterium longum BB536

BB536 é uma das cepas de bifidobactérias residentes humanas, que residem naturalmente no intestino humano e são parte natural do sistema digestivo humano. É uma das estirpes probióticas mais completamente pesquisadas ​​no mundo. A Morinaga tem conduzido a pesquisa e o desenvolvimento do BB536 há mais de 40 anos, e conseguiu a designação "Geralmente reconhecido como seguro" (Generally recognized as safe, GRAS) dos EUA em 2009. Apoiado por mais de 120 estudos publicados, os efeitos benéficos do BB536 foram confirmados em áreas clínicas como saúde intestinal, imunidade, infecção e alergia.

Sobre a Morinaga

Morinaga Milk Industry Co., Ltd. é uma das maiores empresa de produtos lácteos do Japão. Fundada em 1917 e empregando mais de 3.000 pessoas, a Morinaga se destaca em tecnologia inovadora e oferece produtos lácteos e outros ingredientes funcionais benéficos para clientes em todo o mundo. Para mais informações, visite-nos em http://www.morinagamilk.co.jp/english/.

Referências
1. Nature 505, 559-563(2014)
2. Nature 487, 104-108(2012)
3. PLoS One 4, e95414(2014)
4. Bios. Microflora 22, 85-91(2003)
5. Anaerobe 18, 14-18(2012)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Morinaga Milk Industry Co., Ltd.
Mai Nozawa, +81-3-3798-0152
m-nozawa@morinagamilk.co.jp
http://www.morinagamilk.co.jp/english/

Contacts

Morinaga Milk Industry Co., Ltd.
Mai Nozawa, +81-3-3798-0152
m-nozawa@morinagamilk.co.jp
http://www.morinagamilk.co.jp/english/