Pesquisa da Rimini Street revela que clientes Oracle estão utilizando suas próprias aplicações em vez de substituí-las por sistemas Oracle Cloud/Fusion

Os clientes afirmam que aplicações instaladas localmente “satisfazem suas necessidades de negócio existentes” e citam “altos custos de manutenção e de licenças” e “nenhuma necessidade específica de negócios” como principais motivos para não migrarem para o sistema Oracle Cloud/Fusion

Oracle licensees continue to leverage mature, on-premise applications, according to recent survey findings. (Graphic: Business Wire)

LAS VEGAS--()--A Rimini Street, Inc. - líder independente na oferta de serviços de suporte para os sistemas de gestão empresarial Business Suite e BusinessObjects da SAP SE (NYSE: SAP), e as soluções da Siebel, PeopleSoftJD EdwardsE-Business SuiteOracle Database, Oracle Middleware, Hyperion e Oracle Retail da Oracle Corporation (NYSE: ORCL), – anuncia hoje que a maioria dos clientes globais da Oracle pesquisados recentemente estão utilizando suas aplicações existentes, instaladas em suas estruturas locais como parte de suas estratégias de ERP. As principais razões citadas para não migrar para aplicações Oracle Cloud/Fusion são os “elevados custos de licenciamento e manutenção” e “nenhum forte de negócio”. “Nenhum valor adicional sobre aplicações existentes” também foi citado como uma importante razão para não migrar. Os resultados fazem parte da segunda pesquisa global anual da Rimini Street, realizada com 443 clientes atuais de sistemasOracle, incluindo executivos, profissionais de TI e de adjudicação de contratos que representam empresas de diversos setores e portes na América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio. A pesquisa teve como objetivo compreender os desafios, prioridades e planos dos pesquisados para 2016 e os anos seguintes.

“Os resultados deste ano confirmam que os clientes Oracle continuam se beneficiando de suas aplicações atuais para executarem funções do negócio principal. Eles olhando para opções de vários fornecedores, e não apenas para a Oracle, para ampliarem seus investimentos em aplicações existentes com novas funcionalidades e capacidades”, comentou David Rowe, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Rimini Street. “Os CIOs estão avaliando com muito cuidado e utilizando de forma seletiva a nuvem para inovar em torno dos limites de seus investimentos em programas atuais. Quando perguntamos sobre as razões principais para eventualmente planejarem usar aplicações Oracle Cloud/Fusion, muitos citaram ‘para ampliar suas aplicações Oracle locais existentes’.”

Muitos clientes Oracle não estão empenhados em atualizar suas aplicações locais atuais

Segundo a pesquisa, quase metade dos clientes da Oracle está utilizando pelo menos uma versão anterior da versão mais recente da aplicação. Os resultados revelaram que uma parcela significativa dos clientes da Oracle está questionando o valor de atualizações caras e que geram interrupções, além do valor de “mudar simplesmente por mudar”. Os clientes da Oracle que não estão comprometidos com a modernização afirmaram que suas aplicações estáveis, maduras e locais atuais “satisfazem suas necessidades de negócios”. Outra razão fundamental citada por clientes Oracle para não realizarem atualizações é o “custo proibitivo”. No geral, os clientes Oracle extraem o máximo de valor de seus sistemas e plataformas existentes, evitando, assim, atualizações caras e desnecessárias e reestruturação de plataformas sem que haja uma necessidade de negócio específica.

“Os responsáveis por decisões de TI já não precisam atualizar suas plataformas de ERP para incluir novas funcionalidades, tais como a mobilidade, análises, capacidades sociais e digitais”, explicou Rowe. “A visão para uma plataforma ERP de última geração na era da TI híbrida envolve coexistência e flexibilidade, além de soluções individuais com base na necessidade funcional, facilidade de uso e agilidade.”

Clientes insatisfeitos com o suporte anual da Oracle

Os participantes da pesquisa continuaram expressando suas frustrações com o suporte anual ineficaz para a manutenção de sistemas Oracle. Por exemplo, os clientes de serviços anuais de suporte para Oracle disseram que são obrigados a “atualizar para a versão mais recente" para solucionar problemas de versões atuais. Outros desafios relatados incluem atividades que demandam muito tempo e trabalho, como “explicar o mesmo problema várias vezes” e “reproduzir o problema para provar sua validade”. Muitos clientes de sistemas Oracle estão questionando se pagaram o valor justo por seus contratos anuais de suporte e manutenção, normalmente calculados com a taxa padrão da Oracle de 22% do custo original da licença do software.

"Clientes Oracle estão se questionando se devem manter suas aplicações estáveis e escalonáveis em ambientes locais ou permanecer em um ciclo contínuo e caro de atualizações que não possibilita o retorno sobre o investimento realizado”, acrescentou Rowe. “Na Rimini Street, temos nos dedicado ao longo dos últimos dez anos para ajudar os clientes a maximizarem o retorno sobre o investimento em seus sistemas já existentes e evitarem atualizações desnecessárias, permitindo, assim, a evolução contínua e a ampliação do negócio.”

Em sua segunda pesquisa anual de clientes globais de sistemas Oracle , a Rimini Street coletou dados de executivos e profissionais em uma ampla variedade de funções na área de TI, que vão desde os executivos de alto nível, a vice-presidentes, diretores e gerentes. Os entrevistados estão localizados em importantes regiões geográficas como América do Norte, Ásia-Pacífico e Europa e Oriente Médio.

Para baixar uma cópia do eBook com os resultados da pesquisa, visite http://www.riministreet.com/oraclesurvey2015.

Para saber mais, siga @riministreet no Twitter e visite a Rimini Street no Facebook e no LinkedIn.

Sobre a Rimini Street, Inc.

A Rimini Street é a líder global independente no fornecimento de serviços de suporte a sistemas de gestão empresarial. A empresa tem redefinido os serviços de assistência empresarial desde 2005, com um programa inovador premiado que permite aos usuários de Oracle e SAP uma economia de até 90% dos custos totais de suporte. Os clientes podem manter suas versões atuais de software, sem necessidade de atualização ou migração durante pelo menos 15 anos. Mais de 1.150 organizações globais presentes na lista Fortune 500, do mercado intermediário, do setor público e de uma grande variedade de setores de mercado escolheram a Rimini Street como sua prestadora de assistência independente de confiança. Para saber mais, visite http://www.riministreet.com.

Declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa pode conter declarações prospectivas. As palavras “acreditamos”, “talvez”, “irá”, “estimamos”, “continuamos”, “antecipamos”, “pretendemos”, “planejamos”, “esperamos” e expressões semelhantes têm por objetivo identificar declarações prospectivas. Essas declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas e baseiam-se em vários pressupostos. Se os riscos se materializarem ou nossas suposições provarem ser incorretas, os resultados reais poderão diferir materialmente dos resultados implícitos nas referidas declarações prospectivas. A Rimini Street não assume nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas ou informações, que aparecem apenas a partir da data deste comunicado de imprensa.

A Rimini Street e o logotipo da Rimini Street são marcas registradas da Rimini Street, Inc. Todos os demais nomes de empresas e produtos podem ser marcas registradas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Rimini Street, Inc.
Alma Park, +1 323-229-7282
apark@riministreet.com

Contacts

Rimini Street, Inc.
Alma Park, +1 323-229-7282
apark@riministreet.com