Pesquisa global revela que 85% dos licenciados SAP não estão comprometidos com o novo S/4HANA

Falta de caso de negócio consistente, retorno sobre investimento sem clareza, plataforma não comprovada e produto em etapa inicial foram citados como as principais razões.
Apenas 3% dos participantes da pesquisa usam atualmente algum HANA em seus ambientes

ORLANDO, Flórida--()--Conferência SAPPHIRE NOW 2015 – A Rimini Street, Inc., a fornecedora líder mundial de suporte a software empresarial para os softwares Business Suite e BusinessObjects da SAP AG (NYSE:SAP) e os programas Siebel, PeopleSoft, JD Edwards, E-Business Suite, Oracle Database, Oracle Middleware, Hyperion e Oracle Retail da Oracle Corporation (NYSE:ORCL), anunciou hoje as principais conclusões obtidas com uma recente pesquisa global conduzida pela empresa para ajudar licenciados SAP a se beneficiarem com a visão e a opinião de seus pares sobre como outras empresas estão reagindo a diversos desafios e questões relativos ao produto S/4HANA da SAP, recentemente anunciado como atualização obrigatória da plataforma do HANA. Conforme detalhado no relatório completo da pesquisa, as principais conclusões e recomendações correspondentes são fundamentais, pois espera-se que o desenvolvimento do novo S/4HANA requeira que mais de 400 milhões de linhas de código sejam reescritas, além de um esforço de trabalho de projeto em reimplementação e migração potencialmente completas para muitos dos atuais usuários do software da SAP.

Mais de 230 licenciados de aplicações SAP Business Suite, representando diversos setores de mercado, papéis, empresas de diferentes portes e regiões, participaram de uma recente pesquisa conduzida pela Rimini Street. Os participantes da pesquisa são provenientes da América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

Principais conclusões da pesquisa

De acordo com os resultados da pesquisa, 85% dos participantes da pesquisa não estão comprometidos com o novo S/4HANA da SAP, e 68% citaram falta de caso de negócio ou falta de clareza no retorno sobre investimento como o principal fator para não se comprometerem. 72% dos participantes da pesquisa estão optando por manter sua plataforma atual SAP ECC 6.0, estável e madura, e apenas 3% relataram estar usando o HANA atualmente. A pesquisa revelou também que 75% dos participantes da pesquisa que usam a plataforma ECC 6.0 ainda empregam o SAP Enhancement Pack 6 ou lançamentos anteriores em lugar do Enhancement Pack 7, mais atual.

“A Rimini Street conduziu esta pesquisa para compreender melhor as principais estratégias de aplicação dos licenciados SAP em todo o mundo”, comentou David Rowe, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Rimini Street. “Os resultados dessa pesquisa vão ao encontro de comentários de analistas e outras pesquisas no setor, e foi revelado um tema claro: os participantes da pesquisa mencionaram o HANA e o S/4HANA como produtos não comprovados e especulativos com pouco ou nenhum caso de negócio como retorno ao custo e risco de sua implementação. De acordo com muitos participantes da pesquisa, perseguir as estratégias do HANA e S/4HANA neste momento cria um risco desnecessário em gastos significativos, sem que haja um claro benefício de negócio.”

A maior parte dos licenciados SAP não está comprometida com o S/4HANA

Apenas 14% dos licenciados SAP participantes da pesquisa se comprometeram a usar o S/4HANA se e quando ele se tornar disponível futuramente, e a grande maioria disse “não” (33%) ou “talvez” (52%) à migração ou reimplementação e execução das aplicações S/4HANA da SAP. Os participantes da pesquisa mencionaram as seguintes principais razões para não adotar o S/4HANA: “nenhum caso de negócio consistente/falta de clareza no retorno sobre investimento” (68%); “produto em estágio inicial e não comprovado” (44%); e “custo elevado para migração e reimplementação” (36%).

A maioria dos licenciados SAP usa as aplicações comprovadas SAP 4.x e ECC 6.0 para conduzir os negócios

Os participantes da pesquisa estão optando por manter suas plataformas de aplicações SAP atuais e estáveis, em vez de migrarem para o S/4HANA. O principal motivo para não substituir as plataformas atuais, maduras e comprovadas, foi que a “versão atual atende às necessidades do negócio” (43%). Outros importantes motivos foram “custo proibitivo para a atualização” (37%) e “mudar para a nova aplicação posteriormente” (23%).

Três quartos dos participantes da pesquisa não usam a versão mais atual do Enhancement Pack

75% dos participantes da pesquisa que usam o ECC 6.0 informaram usar o Enhancement Pack 6 ou versões anteriores em lugar do mais atualizado Enhancement Pack 7. “A versão atual atende às necessidades do negócio” (72%); “custo proibitivo para a atualização” (35%); e “falta de funcionalidades novas e valiosas em quantidade suficiente” (30%) foram citadas como as três principais razões.

Licenciados SAP desafiados com alto custo de suporte SAP e baixo valor recebido

Os licenciados responderam que o suporte e a manutenção da SAP são: “muitos caros para visitas de suporte” (46%); “muito caros para a funcionalidade oferecida” (37%); e não oferecem “nenhum suporte para personalizações” (35%).

“Embora a SAP se esforce para demonstrar que é um ator importante no mercado de nuvem com a direção de seu produto S/4HANA, esta pesquisa confirma que seus licenciados planejam continuar aproveitando suas aplicações SAP estáveis, maduras e usadas há bastante tempo, que potencializam operações de negócios críticas para dezenas de milhares de organizações no mundo todo”, acrescentou Rowe. “A Rimini Street assumiu o compromisso de ajudar as empresas a lidarem com o atual panorama desafiador e em mudança através de serviços que começam com seu Innovation and Roadmap Services e prosseguem com um modelo de suporte que permite às organizações obterem o máximo valor com seus investimentos atuais em aplicações SAP, liberando, assim, recursos para a aplicação em outras inovações necessárias. A Rimini Street ajuda os licenciados SAP a inovarem agora sem o risco de esperar indefinidamente por produtos anunciados que ainda necessitam ser desenvolvidos antes de chegarem ao mercado, que depois ainda necessitarão de tempo de amadurecimento, e que poderão ou não realmente agregar valor no futuro.”

Para baixar uma cópia do resumo executivo da pesquisa, acesse http://www.riministreet.com/sapreport2015.

Sobre a Rimini Street, Inc.

A Rimini Street é a líder global independente no fornecimento de serviços de suporte a software empresarial. A empresa tem redefinido os serviços de suporte empresarial desde 2005 com um premiado programa inovador que permite aos licenciados Oracle e SAP economizar até 90% dos custos totais de suporte anual. Os clientes podem manter suas versões atuais de software, sem necessidade de atualização ou migração durante pelo menos quinze anos. Mais de mil organizações globais Fortune 500, do mercado intermediário, setor público e de uma ampla variedade de setores, escolheram a Rimini Street como sua prestadora de suporte independente de confiança. Para saber mais, acesse www.riministreet.com ou ligue, dentro dos EUA, para 888-870-9692, ou de fora do país para +1 702-839-9671.

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa pode conter declarações prospectivas. As palavras “acreditamos”, “talvez”, “irá”, “estimamos”, “continuamos”, “antecipamos”, “pretendemos”, “esperamos” e expressões semelhantes têm por objetivo identificar declarações prospectivas. Essas declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas e baseiam-se em vários pressupostos. Se os riscos se materializarem ou nossas suposições provarem ser incorretas, os resultados reais poderão diferir materialmente dos resultados implícitos nas referidas declarações prospectivas. A Rimini Street não assume nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas ou informações, que aparecem apenas a partir da data deste comunicado de imprensa.

Rimini Street e o logotipo Rimini Street são marcas registradas da Rimini Street, Inc. Todos os outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas registradas de seus respectivos titulares. Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.

Rimini Street, Inc.
Alma Park, +1 323-229-7282