Westinghouse parabeniza os planos do governo brasileiro relacionados a Energia Nuclear

PITTSBURGH--()--Westinghouse Electric Company anunciou hoje que saúda a reafirmação do governo brasileiro de continuar utilizando energia nuclear como fonte de energia limpa e confiável para atender às necessidades de geração de energia do país e com isso permitir um crescimento econômico futuro.

"Ao confirmar o plano de expansão do seu parque nuclear, o Brasil está demonstrando seu compromisso com uma matriz energética balanceada.", disse Mark Marano, Presidente da Westinghouse, Americas. "A construção de novas usinas irá satisfazer a necessidade da matriz elétrica do país de aumentar a oferta sustentável de geração de energia, agregando à oferta das atuais usinas em operação."

Os comentários feitos por Marano são baseados nas declarações feitas pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, ao Congresso Nacional sobre o plano estratégico de expansão de energia do país em Abril. Em seu discurso, Braga disse que o Brasil continuará a investir em energia nuclear e que alguns locais já estão sendo avaliados para a instalação de quatro novas usinas até 2030.

A Westinghouse e sua acionista majoritária, a Toshiba Corporation, têm uma longa história de apoio à infra-estrutura de energia do Brasil. O envolvimento da Westinghouse no setor nuclear do Brasil começou com a construção da usina nuclear Angra 1. Hoje, esse apoio se estende através de uma estreita relação de trabalho com a Eletronuclear, relativa às usinas de Angra 1 e 2, e com a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) através de engenharia, componentes e materiais relacionados ao combustível nuclear.

Além de produtos e serviços para as usinas atuais, a Westinghouse oferece a mais nova geração de usinas nucleares, o modelo AP1000™. A usina é baseada em uma tecnologia avançada com sistemas inovadores passivos de segurança, técnicas de construção modular e um pedigree de licenciamento incomparável. Oito usinas AP1000™ estão atualmente em construção nos Estados Unidos e China.

Westinghouse apoia ativamente o Programa Ciência sem Fronteiras do Brasil como parte do compromisso da empresa de desenvolver a próxima geração de profissionais nucleares. Em 2014 alguns estudantes brasileiros concluíram seus estágios na Westinghouse através do programa e a Westinghouse continua à apoiar o programa em 2015.

Westinghouse Electric Company, uma empresa do grupo Toshiba Corporation (TKY: 6502), é uma empresa pioneira no setor de energia nuclear reconhecida mundialmente e é um dos principais fornecedores de produtos e tecnologias para empresas de geração de energia nuclear em todo o mundo. A Westinghouse forneceu o primeiro reactor comercial de água pressurizada do mundo em 1957 em Shippingport, Pensilvânia, EUA. Hoje, a tecnologia da Westinghouse é a base para aproximadamente 50% das usinas nucleares em operação do mundo.

Departamento de Comunicações da Westinghouse
Sheila Holt, +1 412-374-6379