Aquisição administrativa da Synexus apoiada pela LDC; a transação irá permitir expandir ainda mais sua rede global

• A Synexus foi adquirida da Lyceum Capital com o apoio da LDC
  • A transação irá permitir a Synexus expandir ainda mais sua rede global de centros clínicos de pesquisa, nos EUA, Ásia e América do Sul, e as diversas áreas de terapia que enfoca.
  • A carteira de pedidos contratada da Syexus, líder global neste campo, está batendo hoje um recorde de US$ 216 milhões.

MANCHESTER, Inglaterra--()--Hoje (segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015), a Synexus, a maior empresa multinacional do mundo dedicada ao recrutamento e execução de testes clínicos em seus próprios centros de pesquisa a nível global, concluiu uma aquisição administrativa da Lyceum Capital com o apoio da LDC.

A LCD é a empresa líder em capital privado no mercado de médio porte do Reino Unido e parte do Lloyds Banking Group.

Ao comentar sobre a transação, Christophe Berthoux, diretor executivo da Synexus disse: "Estamos muito satisfeitos com a parceria da LDC. Isto nos dará poder de fogo para continuar a expandir nossa rede internacional e ampliar o número de áreas de terapia que oferecemos aos nossos clientes farmacêuticos e institutos de pesquisa associados.

"Também necessitamos continuar a investir em nossa infraestrutura e operações, de modo a prosseguir fornecendo aos clientes a melhor solução para milhares de pacientes e dados de excelente qualidade.

"Estamos muito gratos à Lyceum. Eles tinham o conhecimento e experiência empresarial que nos ajudou a transformar a empresa em uma organização profissional. A parceria com a LDC marca a próxima fase em nossos ambiciosos planos de crescimento."

A Synexus registrou receitas de US$ 63 milhões e lucros (EBITDA) de US$ 12 milhões para o ano financeiro encerrado em dezembro de 2014, representando 140% de aumento em volume de negócios desde 2011. Mais aumentos são esperados em 2015. A carteira de pedidos contratada da Synexus atualmente está batendo um recorde de US$ 216 milhões com um aumento de US$ 193 milhões desde 2011.

Este crescimento significativo foi obtido através de uma estratégia com alvo em compra e construção, que incluiu o lançamento de novas plantas e aquisição de quatro empreendimentos desde 2007.

Desde que se tornou privada em 2007, a Synexus expandiu sua rede internacional de 13 para 25 centros de pesquisa dedicados em oito países. A qualquer momento, estes centros estão envolvidos em mais de 200 testes com 14.000 pacientes. A recente expansão incluiu novas aberturas de plantas em Hexham no Reino Unido (uma parceria pioneira com a NHS), Bochum na Alemanha, Bucareste na Romênia, Poznan na Polônia e Sofia na Bulgária. A Synexus também adquiriu uma planta próxima à Cidade do Cabo na África do Sul. Esta expansão aumentou seu acesso em mais de 68 milhões de potenciais pacientes. Além disso, tem uma rede de 25 plantas complementares afiliadas que amplia ainda mais o alcance da Synexus.

O modelo da Synexus utiliza sua escala para fornecer custos vantajosos e melhorar a velocidade para comercializar novos componentes. A escala da Synexus também permite se beneficiar com seu investimento em SOPs da melhor qualidade em sua classe, conselhos dedicados de assessoria científica para cada área terapêutica e uma ampla rede de KOPs para fornecer valiosas percepções aos clientes. Suas estratégias especializadas de registro e retenção sob medida enfrentam um desafio chave na indústria de testes clínicos a nível mundial onde quase 90% de todos os testes submetidos são implantados devido ao baixo registro de pacientes resultando em perda de receita de vendas.

A LDC está apoiando a equipe administrativa da Synexus para executar uma estratégia clara através do crescimento orgânico, utilizando sua escala e experiência para continuar participando no que é um mercado predominante e altamente fragmentado abrangendo ao redor de 80.000 investigadores / clínicos gerais independentes a nível mundial e através da aquisição de vários alvos potenciais.

A transação foi conduzida por Ged Gould, diretor da LDC, que recebeu suporte dos diretores de investimento Simon Braham e Chris Wright. Ged Gould irá se unir ao conselho da Synexus.

Ged Gould, diretor e chefe adjunto da LDC em Manchester, disse: "Acreditamos que o setor farmacêutico é particularmente bom, já que continua a terceirizar sua atividade de desenvolvimento. Como líder mundial em sua área, a Sinexus irá se beneficiar desta tendência bem como do contínuo crescimento da indústria de cuidados médicos.

"Christophe e sua equipe administrativa têm feito um trabalho fantástico na formação de uma rede internacional nos anos recentes e estamos ansiosos a dar suporte adicional ao início de negócios em novos mercados, uma vez que visa oportunidades nos EUA, América do Sul e Ásia."

FIM

Notas aos editores:

Sobre a Synexus

Synexus® é a maior empresa multinacional do mundo dedicada ao recrutamento e execução de testes clínicos em seus próprios centros de pesquisa a nível global em nome de seus clientes farmacêuticos, biotécnicos e institutos de pesquisa associados.  A Synexus opera uma rede mundial de 25 centros de pesquisa dedicados (DRCs) em oito países - Reino Unido, Alemanha, Polônia, África do Sul, Romênia, Hungria, Bulgária e Ucrânia, com foco em testes cardiovasculares, metabólicos (diabetes e obesidade), musculares e ósseos, respiratórios e CNS (demência e dor), principalmente na fase III.

Sobre a LDC

A LDC é a empresa líder de capital privado no mercado médio do Reino Unido. A LDC é parte do Lloyds Banking Group, estando autorizada e regulada pela Autoridade de Conduta Financeira. Ela realizou mais de 485 investimentos e tem interesses em curso em mais de 85 empreendimentos no Reino Unido. Com uma rede regional britânica, a LDC investe até £ 100 milhões em MBOs, IBOs e transações de capital de desenvolvimento em uma ampla variedade de setores incluindo construção e propriedade, serviços financeiros, serviços de saúde, indústrias, distribuição e consumo, TMT, viagem e lazer bem como serviços de suporte. Transações recentes incluem investimentos com a NEC Group, Waterfall Services, Capital Economics, Eley Group, Adler and Allan, Clifford Thames e Anite Travel.

Vane Percy & Roberts
Simon Vane Percy