Merck Consumer Health gera debate sobre o futuro do setor de OTC

  • Divisão de medicamentos sem prescrição médica da Merck realiza debate sobre os principais aspectos da indústria de OTC
  • Palestrantes analisam se o setor está passando por uma evolução ou revolução em comportamentos
  • Os números do terceiro trimestre ilustram o sucesso da divisão com um crescimento consistente ano a ano

DARMSTADT, Alemanha--()--A divisão Consumer Health da Merck, focada em medicamentos isentos de prescrição, sediou em 28 de novembro um debate sobre os principais aspectos do futuro do setor de OTC no Museu da Ciência em Londres, Reino Unido. Com a contribuição de renomados analistas, representantes profissionais e grupos de pacientes, o evento trouxe a experiência e pontos de vista da liderança sênior da Merck Consumer Health além de perspectivas externas sobre as principais pressões e influências que a indústria enfrenta.

Ao comentar sobre o evento e a publicação dos resultados no começo deste mês, a diretora executiva e presidente da divisão Consumer Health, Uta Kemmerich-Keil, disse: “O debate é um marco importante para a divisão Consumer Health da Merck, à medida que aumentamos a nossa participação no setor de medicamentos sem receita (OTC). Ao reunir os principais atores do segmento de negócios, farmácias e associações de pacientes, esperamos enxergar mais claramente as principais pressões e oportunidades que surgem na área. À luz dos resultados positivos de nosso negócio no terceiro trimestre e ao longo do ano, esses fatores são cada vez mais importantes para traçarmos um caminho contínuo de sucesso para nossa empresa e para o setor”.

Grandes desafios, grandes oportunidades

Um ambiente de negócios dinâmico

O setor de OTC tem presenciado uma expressiva movimentação no último ano, com fusões e aquisições influenciando a participação no mercado. Para a divisão Consumer Health da Merck, as mudanças e o crescimento das operações foram impulsionados pela incorporação de novas marcas, transferidas da Merck Serono. Isso provocou uma mudança com o aumento das receitas provenientes de mercados emergentes. A estratégia da companhia tem como fundamento o princípio "3x3" – com foco na presença de pelo menos três das principais marcas da divisão em cada mercado-chave, com uma participação de mercado de no mínimo 3%.

O debate promovido pela Merck sobre o ambiente de negócios analisou as implicações de tais abordagens estratégicas para os consumidores – e a probabilidade de que ocorra uma grande mudança nos próximos anos.

A crescente importância dos profissionais de saúde

Como uma empresa fundada nos princípios da farmácia, a Merck sempre acreditou no papel central do profissional de saúde na prestação de orientação aos consumidores e pacientes sobre as suas escolhas. Durante o evento, os representantes discutiram a mudança do papel do farmacêutico no aconselhamento e apoio à comunidade.

Comentando sobre esta tendência, o presidente da Royal Pharmaceutical Society, Ash Soni, disse: “Os farmacêuticos são geralmente os primeiros a serem consultados por aqueles preocupados com a saúde e podem oferecer conselhos e apoio inestimável em um ambiente acessível. Para o paciente, isso proporciona segurança e uma fonte confiável de informação. Para as empresas do segmento de OTC, os farmacêuticos são um elo vital entre elas e seus clientes, ao dar recomendações nas quais os pacientes confiam.”

Consumidores empoderados e ativos

Seja uma mudança evolutiva ou revolucionária, o comportamento do consumidor está influenciando o setor de medicamentos vendidos sem receita médica. Com os pacientes cada vez mais dispostos a guiar sua própria jornada de saúde, a demanda por informações e escolhas nunca foi tão alta.

O Dr. Ian Banks do Men’s Health Forum Europe, palestrante convidado no debate, afirmou que: “Muitas pessoas estão interessadas em manter proativamente sua própria saúde - uma tendência que só pode melhorar os resultados e o bem-estar. Entretanto, muitos não possuem acesso aos serviços de saúde sob nenhuma circunstância e são os que mais precisam da farmácia e de serviços de cuidados básicos. Encontrar o equilíbrio certo entre a conscientização e a busca pela saúde e criar uma demanda desnecessária é um dos principais desafios do setor”.

Inovando para uma posição de liderança

No ano de 2014, a divisão Consumer Health da Merck lançou produtos inovadores, desenvolvidos a partir do feedback dos consumidores. Isso ajudou a empresa a ganhar participação no mercado em um ambiente altamente competitivo, impulsionado pela crescente importância das tendências e exigências do consumidor.

Um exemplo foi o lançamento do Seven Seas Perfect7 – um produto desenvolvido especificamente para atender às necessidades das mulheres e dos homens na fase adulta. As duas versões do Perfect7 - uma especificamente para mulheres e a outra para homens - combinam fontes naturais de óleos marinhos ricos em Omega-3 com vitaminas e minerais essenciais.

Esta inovação foi impulsionada por conhecimentos aprofundados gerados por meio de muitas pesquisas do consumidor, que nortearam as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e Marketing para lidar com o desejo do consumidor de se sentir “mais jovem por mais tempo”. Este é um exemplo da nova abordagem de inovação com foco no consumidor da divisão Consumer Health da Merck.

Discussão que leva ao sucesso financeiro

A divisão Consumer Health da Merck está desempenhando um papel cada vez mais ativo no setor, não só ao promover um debate sobre o seu futuro, mas também por conta do sucesso financeiro consistente, baseado no foco em marcas estratégicas e inovações em produtos.

No terceiro trimestre de 2014, a divisão registrou crescimento orgânico de 1,4% frente a um terceiro trimestre muito forte em 2013, totalizando um crescimento de 5% no acumulado do ano. O total de vendas está em 569,1 milhões de euros no acumulado do ano, versus 561,8 milhões euros para o mesmo período de 2013. As vendas para o trimestre ficaram em 204,1 milhões de euros, impulsionadas pelo forte crescimento especialmente em mercados emergentes como Brasil, Venezuela, Malásia, Indonésia e África do Sul.

Entre as marcas estratégicas da Merck, o Femibion, Seven Seas e Neurobion apresentaram um crescimento significativo. O terceiro trimestre de 2014 também registrou lucro antes de impostos (EBITDA pre one-time items) de 48,6 milhões de euros, 16,5% inferior ao robusto terceiro trimestre do ano passado.

Nota aos Editores

  • O debate de alto nível intitulado "Tendências, desafios e oportunidades na área da saúde do consumidor: evolução ou revolução" aconteceu em 28 de novembro de 2014, no Museu da Ciência em Londres, Reino Unido. Informações adicionais sobre o evento, incluindo fotos e vídeo, estão disponíveis aqui.
  • Merck no Facebook, Twitter a LinkedIn
  • Fotos e vídeos

Sobre a Divisão Consumer Health da Merck

Marcas da divisão Consumer Health, como o Neurobion®, Bion®, Nasivin®, Seven Seas®, Dolo-Neurobion® e Femibion® são líderes inovadoras em mercados importantes, apoiados pela ciência e pela confiança dos consumidores do mundo inteiro. A divisão Consumer Health conta com aproximadamente 2.000 funcionários globalmente ativos em mais de 40 mercados. Desde 2014, o portfolio compreende marcas com receita anual total de mais de US$ 1 bilhão. Consumer Health é uma divisão do Grupo Merck com sede mundial em Darmstadt, Alemanha.

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em produtos inovadores de alta tecnologia e de qualidade superior nos setores de produtos farmacêuticos e químicos. Aproximadamente 39.000 funcionários trabalham em 66 países para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promover o sucesso de nossos clientes e ajudar a atender os desafios globais. Geramos uma receita total de 11,1 bilhões de euros em 2013 em nossas quatro divisões: Merck Serono, Consumer Health, Performance Materials e Merck Millipore.

A Merck é a empresa farmacêutica e química mais antiga do mundo. Desde 1668 nosso nome é sinônimo de inovação, sucesso empresarial e empreendedorismo responsável. A família fundadora continua a ser, até hoje, a acionista majoritária da empresa. Somos a Merck, a original, e detemos os direitos globais do nome e da marca da Merck. As únicas exceções são o Canadá e os Estados Unidos, onde somos conhecidos como EMD.

Todos os comunicados da Merck são distribuídos por e-mail ao mesmo tempo que são disponibilizados no site da Merck. Acesse: www.merckgroup.com/subscribe para fazer o registro on-line, alterar sua seleção ou descontinuar este serviço.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Merck
Lars Atorf
Tel.: +49 6151 856-3114

Contacts

Merck
Lars Atorf
Tel.: +49 6151 856-3114