GSMA anuncia diretrizes de eficiência de conectividade de aplicativos e dispositivos para acelerar a Internet das Coisas

Operadoras globais concordam com as novas diretrizes para definir como os aplicativos e dispositivos da Internet das coisas (IoT) devem se conectar a uma rede móvel, garantindo o desempenho ideal e auxiliando o crescimento da Internet das Coisas

LONDRES--()--A GSMA anunciou hoje a publicação das diretrizes para o mercado da Internet das Coisas (IoT) que descrevem como dispositivos e aplicativos devem se comunicar através de redes móveis da forma mais inteligente e eficiente possível. O relatório "IoT Device Connection Efficiency Guidelines" recebeu o apoio das principais operadoras de telefonia móvel, incluindo AT&T, China Mobile, China Telecom, China Unicom, Deutsche Telekom, Etisalat, KT Corporation, Orange, NTT DOCOMO, Tata Teleservices Ltd., Telefónica, Telenor Connexion e VimpelCom, bem como de parceiros do ecossistema, incluindo Sierra Wireless e Jasper, e tem como objetivo apoiar os desenvolvedores de dispositivos e aplicativos na medida em que o mercado da Internet das Coisas se desenvolve. As diretrizes incluem diversas áreas de melhores práticas, tais como agregação de dados em dispositivos, acesso à rede não sincronizado, escalabilidade da aplicação e orientação sobre como controlar o tráfego de sinalização de SIMs desativados ou fora da assinatura.

"É imperativo que o mercado da Internet das Coisas se desenvolva com os padrões corretos e com as melhores práticas implantadas, reduzindo a pressão indevida sobre as redes móveis no mundo todo e permitindo que a Internet das Coisas cresça sem qualquer obstáculo", disse Alex Sinclair, Diretor de Tecnologia da GSMA. "A GSMA tem trabalhado de perto com seus membros operadoras para desenvolver diretrizes de eficiência de conexão que garantam que os fabricantes de aplicativos e dispositivos da Internet das Coisas possam seguir uma abordagem comum para criar serviços eficientes e confiáveis que possam ser dimensionados conforme o mercado cresce e nós incentivamos todas as partes a as adotarem para avançar."

O relatório da GSMA "IoT Device Connection Efficiency Guidelines" se destina ao uso por todos os participantes no ecossistema móvel, garantindo que as redes móveis possam acomodar, de forma eficiente, o aumento da quantidade de serviços e dispositivos conectados resultantes do rápido crescimento da tecnologia M2M. De acordo com a GSMA Intelligence, a quantidade total de conexões móveis deve chegar a 7.4 bilhões em 2014, e aumentar para 10 bilhões até 2020. As diretrizes ajudarão os desenvolvedores de aplicativos e dispositivos da Internet das Coisas a expandir o número de dispositivos conectados a redes móveis, ao mesmo tempo em que previnem falhas no serviço e garantem o desempenho ideal, que, por fim, permitirá que o mercado se expanda por uma gama diversificada de setores, incluindo automotivo, transporte, serviços públicos e saúde.

Além das diretrizes anunciadas hoje, a GSMA também está empreendendo um projeto para desenvolver um conjunto comum de testes de aceitação para dispositivos e aplicativos da Internet das Coisas para garantir que as melhores práticas estão sendo seguidas. O projeto estabelecerá um conjunto padrão único de testes de eficiência de conexão para dispositivos e aplicativos da Internet das Coisas, permitindo que os participantes do setor desenvolvam e implantem serviços de Internet das Coisas com confiança.

O relatório "IoT Device Connection Efficiency Guidelines" é uma iniciativa desenvolvida pelo programa GSMA Connected Living. O programa foi criado para ajudar as operadoras a acelerar a entrega de novos dispositivos e serviços conectados no mercado de M2M. Ele foca na condução da colaboração no setor, promovendo uma regulamentação adequada e otimização de redes para sustentar o crescimento da tecnologia M2M em um futuro imediato e a Internet das Coisas no longo prazo.

Para baixar o relatório "IoT Device Connection Efficiency Guidelines", acesse: http://www.gsma.com/connectedliving/gsma-iot-device-connection-efficiency-guidelines/.

Para mais informações sobre o Programa Connected Living da GSMA, acesse: www.gsma.com/connectedliving.

-FIM-

CITAÇÕES DE OPERADORAS

AT&T

"O crescimento da Internet das coisas traz uma série de desafios com isso, tal como o aumento do número de dispositivos M2M conectados e a enorme demanda que colocarão sobre as redes móveis. O documento de diretrizes "IoT Device Connection Efficiency Guidelines" da GSMA defende a adoção pelo ecossistema móvel de uma abordagem comum para compensar a pressão sobre as redes, que crie uma rede confiável e eficiente para todos", disse Cameron Coursey, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto e Operações da AT&T Emerging Devices.

ETISALAT

"A Etisalat apoia p IoT Device Connection Efficiency Guidelines da GSMA e promoverá a sua implementação dentro da comunidade M2M. Acreditamos que isso incentivará a implementação correta dos serviços M2M e acelerará a expansão eficiente da Internet das Coisas", disse Angel David Garcia Barrio, Vice-Presidente de M2M, Etisalat Group.

KT CORPORATION

"A KT apoia a iniciativa e as diretrizes da GSMA, que acreditamos ajudará com o crescimento previsto da Internet das coisas". - KT Corp.

NTT DOCOMO

"Com o rápido aumento do desenvolvimento e proliferação de dispositivos da Internet das Coisas (IoT), a NTT DOCOMO vê uma necessidade significativa de padronização dos dispositivos da Internet das Coisas com base nas Diretrizes de Eficiência de Conexão promovidas pela GSMA," comentou Naoki Tani, Diretor Administrativo do Departamento de Negócios M2M da NTT DOCOMO.

TELEFÓNICA

"Estas diretrizes representam um importante esforço conjunto no estabelecimento de normas comuns que irão acelerar o desenvolvimento do setor M2M no mundo todo. A Telefónica apoia essas iniciativas, que, através de uma ampla participação, fortalecerá significativamente o ecossistema móvel. Estas diretrizes ajudarão os desenvolvedores a melhorar os seus projetos existentes e fornecer um quadro claro para que eles experimentem, inovem e compartilhem ideias - isso é benéfico não apenas para todo o mercado M2M, mas para a sociedade como um todo", comentou Surya Mendonça, Diretora Administrativa Global para M2M na Telefónica.

TELENOR CONNEXION AB

"Damos às boas-vidas ao lançamento do IoT Device Connection Efficiency Guidelines da GSMA, que garantirá a minimização das barreiras na adoção e lançamento dos serviços M2M. Anteriormente, as organizações que lançavam serviços M2M tinham que criar e testar aplicativos amigáveis de rede, o que criava desafios desnecessários, inconsistências e custos para implantações de conectividade de grande porte. Os nossos principais clientes responderam muito bem ao lançamento dessas diretrizes e estão ansiosos para vê-las adotadas. Consideramos isso um grande passo na evolução da tecnologia M2M e da Internet das Coisas." - Stephen Bryant, Diretor de Tecnologia da Telenor Connexion AB.

VIMPELCOM LTD.

"A segurança das redes da VimpelCom e sua eficiência estão entre as principais prioridades de nossa empresa. Quero agradecer a GSMA pelo desenvolvimento das diretrizes para a cooperação na área da tecnologia M2M. Estou contente que a VimpelCom tenha se envolvido nesta iniciativa e agradecemos a ajuda, experiência e apoio das outras operadoras", disse Jo Lunder, Diretor-Presidente da VimpelCom Ltd.

CITAÇÕES DE PARCEIROS DO ECOSSISTEMA

JASPER

"A compatibilidade entre dispositivos, redes e aplicativos é fundamental para o crescimento do serviço da Internet das Coisas. A adoção generalizada destas melhores práticas estabelecerá padrões globais para a construção e expansão das empresas de serviços da Internet das Coisas no mundo todo", disse Daniel Collins, Diretor-Presidente da Jasper. "A Jasper compartilha o compromisso da GSMA com a aceleração do setor e tem o prazer de contribuir com nossa experiência para o desenvolvimento destas diretrizes."

SIERRA WIRELESS

"A adoção generalizada de conectividade celular para a Internet das coisas traz grandes oportunidades, mas, também, desafios significativos relacionados à técnica e à empresa. Como líder global inovador em tecnologia M2M, a Sierra Wireless há muito tempo trabalha com parceiros do setor para tratar desses desafios, ao mesmo tempo em que ainda facilita o desenvolvimento de aplicativos da Internet das Coisas. Estamos ansiosos para apoiar e promover este trabalho com a GSMA e levar essas soluções inovadoras para o mercado", disse Philippe Guillemette, Diretor de Tecnologia da Sierra Wireless.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo todo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo, com mais de 250 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como as organizações em setores industriais, tais como serviços financeiros, saúde, mídia, transporte e serviços de utilidade pública. A GSMA também produz eventos líderes do setor, tais como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Pela GSMA
Charlie Meredith-Hardy, +44 7917 298428