Seattle Genetics e Takeda anunciam dados positivos do teste clínico de Fase III AETHERA do ADCETRIS® (Brentuximabe Vedotin) para consolidação pós-transplante por linfoma de Hodgkin

Um teste clínico de fase III aleatório com o ADCETRIS demonstra uma melhora significativa em sobrevida livre de progressão

Resumo submetido à ASH para apresentação no Encontro Anual de 2014; submissões regulatórias antecipadas em 2015

A Seattle Genetics deve realizar as chamadas para a teleconferência e o webcast hoje às 8h30 da manhã ET

ASH 2014

BOTHELL, Washington, EUA e OSAKA, Japão--()--A Seattle Genetics, Inc. (Nasdaq: SGEN) e a Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502) anunciaram hoje que os pacientes com linfoma de Hodgkin (LH) que receberam o ADCETRIS (brentuximabe vedotin) como terapia de consolidação imediatamente após um transplante de células-tronco autólogas (ATMO) viveram significativamente mais tempo sem progressão da doença em comparação com pacientes que receberam placebo. O teste clínico fase III, conhecido como AETHERA, comparou o uso de um único agente ADCETRIS com placebo em 329 pacientes com LH com risco de recidiva. O ADCETRIS é um conjugado anticorpo-droga (ADC) direcionado ao CD30, um marcador definidor do LH clássico. O ADCETRIS foi aprovado em mais de 45 países para o tratamento do LH recidivo e linfoma de grandes células anaplásicas sistêmicas (AlCl). O ADCETRIS não é aprovado pelo estudo de tratamento AETHERA.

O teste AETHERA atingiu sua principal finalidade com o tratamento com ADCETRIS, resultando em uma melhoria estatisticamente significativa na sobrevida livre de progressão (SLP) versus placebo, tal como avaliado por um comitê de revisão central independente (taxa de risco = 0,57, valor p = 0,001), o que equivale a uma melhoria de 75% na SLP. A SLP foi avaliada depois de um mínimo de dois anos após o início do tratamento para todos os pacientes em estudo. A análise interina pré-especificada de sobrevida global não mostrou diferença estatisticamente significativa entre os grupos de tratamento. Os pacientes em ambos os grupos do estudo com progressão de LH receberam uma quantidade de terapias subsequentes. Notavelmente, a maioria dos pacientes do grupo placebo recebeu o ADCETRIS depois da progressão. Uma análise posterior de sobrevida geral está programada para 2016. O perfil de segurança do ADCETRIS no teste AETHERA foi consistente com a informação prescrita existente. Um resumo foi enviado antes como apresentação de dados para o encontro anual da American Society of Hematology (ASH), que ocorrerá entre 6 e 9 de dezembro de 2014 em San Francisco, Califórnia.

"Os pacientes com linfoma de Hodgkin que têm recaídas ou são refratários à terapia de primeira linha representam uma significativa necessidade médica não atendida. Acreditamos que os resultados positivos mais importantes do teste AETHERA demonstram a capacidade do ADCETRIS de consolidar remissões e prolongar a sobrevida livre de progressão em pacientes com linfoma de Hodgkin que estão em risco de recidiva após um transplante autólogo por terem um perfil de segurança aceitável”, disse Clay B. Siegall, Ph.D., presidente e diretor executivo da Seattle Genetics. “Prevemos a comunicação de dados do AETHERA mais completos no encontro anual do ASH em dezembro e pretendemos apresentar um pedido suplementar de Licença Biológica ao FDA em 2015 para aprovação neste cenário.”

"Os resultados do teste clínico AETHERA podem apoiar um novo paradigma de tratamento para determinados pacientes com linfoma de Hodgkin pós-transplante autólogo", disse Michael Vasconcelles, M.D., chefe global da unidade de área Oncológica Terapêutica, Takeda Pharmaceutical Company. “Como o primeiro teste clínico aleatório de um programa de desenvolvimento clínico completo com o ADCETRIS, estes dados também fornecem informações importantes para todo o programa ADCETRIS. Por estas razões, estamos particularmente gratos aos pacientes, às suas famílias e aos pesquisadores do estudo por sua participação no AETHERA. Estamos ansiosos para submeter estes dados para as agências reguladoras em nossos territórios."

Projeto do teste clínico de Fase III AETHERA

O teste AETHERA é um estudo aleatório, duplo-cego, controlado por placebo de Fase III, projetado para avaliar o potencial de ADCETRIS para estender a SLP pós-ATMO em pacientes com LH que têm pelo menos um fator de risco para a progressão. Além do objetivo primário da SLP, objetivos secundários incluíram sobrevida global, segurança e tolerabilidade. Os pacientes devem ter fatores de risco para LH residual, definidos como um histórico de LH refratário, aqueles que tiveram uma recaída ou um progresso em um ano de tratamento com quimioterapia de primeira linha e/ou aqueles que têm a doença fora dos gânglios linfáticos no momento da recaída pré-ATMO. Os pacientes receberam o ADCETRIS ou placebo a cada três semanas por até um ano aproximadamente. Este teste internacional multicêntrico está sendo conduzido nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e Oriental e na Rússia.

A apresentação de dados de segurança do teste AETHERA ao FDA é uma exigência de pós-comercialização que a Seattle Genetics vai cumprir em seu Pedido de Licença Biológica (BLA, na sigla em inglês) suplementar planejado. A Takeda fornecerá os dados de segurança do teste para a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), como parte dos relatórios de segurança periódicos exigidos pela aprovação condicional do ADCETRIS pela EMA.

Consulte as Informações de Segurança Importantes no final deste comunicado de imprensa.

Detalhes para a teleconferência da Seattle Genetics

A gestão da Seattle Genetics realizará uma teleconferência e webcast para discutir este anúncio. O evento acontecerá hoje, às 5h30 da manhã Horário do Pacífico (PT) / 8h30 da manhã Horário da zona leste dos EUA (ET). O evento ao vivo estará disponível no site da Seattle Genetics através do link http://www.seattlegenetics.com, na seção investidores e notícias, ou pelo telefone 888-455-2263 (interno) ou 719-325-2464 (internacional). O código de acesso é 9378967. Uma repetição do debate estará disponível começando às 7h da manhã aproximadamente. PT / 10h da manhã. ET hoje, no site da Seattle Genetics ou ligando para 888-203-1112 (interno) ou 719-457-0820 (internacional), usando o código de acesso 9378967. A repetição por telefone estará disponível até 8h30 da manhã. PT / 11h30 da manhã. ET em 1.º de outubro de 2014.

Sobre o ADCETRIS

O ADCETRIS (brentuximabe vedotin) é um ADC que contém um anticorpo monoclonal anti-CD30 conectado por um ligante clivável por protease a um agente de quebra de microtúbulos, o monometil auristatina E (MMAE), utilizando a tecnologia de propriedade da Seattle Genetics. O ADC utiliza um sistema ligante que foi criado para ser estável na corrente sanguínea, mas para liberar MMAE sobre internalização em células tumorais que expressam CD30.

O ADCETRIS em injeção intravenosa recebeu aprovação acelerada da Food and Drug Administration nos EUA e a aprovação com condições da Health Canada para duas indicações: (1) o tratamento de pacientes com LH após falha no ATMO ou após falha de pelo menos dois regimes anteriores de quimioterapia multiagente em pacientes que não são candidatos ao ATMO, e (2) o tratamento de pacientes com AlCl após falha de pelo menos um regime de quimioterapia multiagente antes. As indicações para o ADCETRIS estão baseadas na taxa de resposta. Não há dados disponíveis demonstrando melhoria em resultados relatados pelo paciente ou de sobrevida com o ADCETRIS.

O ADCETRIS recebeu autorização condicional da Comissão Europeia em outubro de 2012 para duas indicações: (1) para o tratamento de doentes adultos com recidiva ou refratários ao LH com CD30 positivo após o ATMO, ou após pelo menos duas terapias anteriores quando o ATMO ou a quimioterapia multiagente não for uma opção de tratamento, e (2) o tratamento de doentes adultos com recidiva ou AlCl refratário. O ADCETRIS recebeu autorização para comercialização pelas autoridades regulatórias de 45 países. Consulte importantes informações de segurança abaixo.

Seattle Genetics e Takeda estão desenvolvendo o ADCETRIS em conjunto. Sob os termos do acordo de colaboração, a Seattle Genetics tem direitos de comercialização nos EUA e no Canadá e a Takeda tem autorização para comercializar o ADCETRIS no resto do mundo. A Seattle Genetics e a Takeda estão financiando os custos de desenvolvimento conjunto para o ADCETRIS com base em 50% cada, exceto no Japão, onde a Takeda será a única responsável pelos custos de desenvolvimento.

Sobre o linfoma de Hodgkin

O linfoma é um termo geral para um grupo de cânceres que se originam no sistema linfático. Há duas categorias principais de linfomas: Linfoma de Hodgkin (LH) e não-Hodgkin. O LH é distinto de outros tipos de linfoma pela presença de um tipo de célula característica, conhecida como a célula de Reed-Sternberg. A célula de Reed-Sternberg geralmente expressa CD30.

De acordo com a American Cancer Society, cerca de 9.200 casos de LH serão diagnosticados nos Estados Unidos em 2014 e mais de 1.200 morrerão em decorrência desta doença. No mundo todo, há mais de 62.000 casos de LH diagnosticados a cada ano. Embora a quimioterapia de linha de frente combinada possa resultar em taxas de resposta duradoura, até 30% desses pacientes têm recaídas ou são refratários ao tratamento e têm poucas opções terapêuticas além do ATMO.

Sobre a Seattle Genetics

A Seattle Genetics é uma empresa de biotecnologia com foco no desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras baseadas em anticorpos para o tratamento de câncer. A Seattle Genetics é líder no campo de desenvolvimento de conjugados anticorpo-droga (ADCs), uma tecnologia criada para aproveitar a capacidade de segmentação de anticorpos para fornecer agentes que matam células diretamente às células cancerosas. O principal produto da empresa, o ADCETRIS® ( brentuximabe vedotin) é um ADC que, em colaboração com a Takeda Pharmaceutical Company Limited, está disponível comercialmente para duas indicações em mais de 45 países, incluindo os EUA, Canadá, Japão e os membros da União Europeia. Além disso, o ADCETRIS está sendo avaliado em termos gerais em mais de 30 testes clínicos em curso. A Seattle Genetics também está avançando um portfólio significativo de programas ADC de estágios clínicos, incluindo SGN-CD19A, SGN-CD33A, SGN-LIV1A, SGN-CD70A, ASG-22ME e ASG-15ME. A Seattle Genetics tem colaborações para sua tecnologia ADC com um número de empresas líderes em biotecnologia e farmacêuticas, incluindo AbbVie, Agensys (afiliada da Astellas), Bayer, Genentech, GlaxoSmithKline e Pfizer. Consulte outras informações no portal www.seattlegenetics.com.

Sobre a Takeda

Localizada em Osaka, Japão, a Takeda é uma empresa global com base em pesquisas com seu foco principal nos produtos farmacêuticos. Como a maior empresa farmacêutica do Japão e uma das líderes globais da indústria, a Takeda está empenhada em lutar por melhores condições de saúde para as pessoas em todo o mundo por meio da inovação em medicina. Informações adicionais sobre a Takeda estão disponíveis em seu site corporativo, www.takeda.com.

Informações de segurança importantes norte-americanas sobre o ADCETRIS (brentuximabe vedotin)

ALERTA NA CAIXA

Leucoencefalopatia multifocal progressiva (PML): Infecção pelo vírus JC, resultando em PML e morte pode ocorrer em pacientes recebendo o ADCETRIS.

Contraindicações:

O uso concomitante de bleomicina e ADCETRIS é contraindicado devido à toxicidade pulmonar.

Advertências e precauções:

• Neuropatia periférica: O tratamento com ADCETRIS provoca uma neuropatia periférica que é predominantemente sensorial. Casos de neuropatia periférica motora também foram relatados. A neuropatia periférica induzida pelo ADCETRIS é cumulativa. Monitore os pacientes para sintomas de neuropatia, como hipoestesia, hiperestesia, parestesia, desconforto, sensação de queimação, dor neuropática ou fraqueza e modifique as doses conforme necessário.
  • Reações à perfusão: Reações relacionadas com perfusão, incluindo anafilaxia, ocorreram com o ADCETRIS. Monitore os pacientes durante a perfusão. Se ocorrer uma reação à perfusão, interrompa-a e inicie o tratamento médico adequado. Se ocorrer anafilaxia, interrompa imediatamente e permanentemente a perfusão e inicie o tratamento médico adequado.
  • Toxicidades hematológicas: Anemia grau 3 ou 4, trombocitopenia e neutropenia severa prolongada (≥1 semana) podem ocorrer com o ADCETRIS. Neutropenia febril tem sido relatada com o ADCETRIS. Monitore hemogramas completos antes de cada dose de ADCETRIS e considere uma monitorização mais frequente em pacientes com neutropenia grau 3 ou 4. Acompanhe de perto a febre dos pacientes. Se evoluir para grau 3 ou 4 de neutropenia, controlar com uso de G-CSF, atraso, redução ou interrupção das doses.
  • Infecções severas e oportunistas: Infecções como pneumonia, bacteremia e sepse/choque séptico (incluindo resultados fatais) foram notificados em doentes tratados com ADCETRIS. Acompanhe de perto os pacientes durante o tratamento para o surgimento de possíveis bactérias, fungos ou infecções virais.
  • Síndrome de lise tumoral: Acompanhe de perto os pacientes com tumor de proliferação rápida e carga tumoral elevada.
  • Leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP): Infecção pelo vírus JC, resultando em LMP e morte tem sido relatada em pacientes tratados com ADCETRIS. Além da terapia com ADCETRIS, outros fatores que podem contribuir incluem terapias anteriores e doenças subjacentes que podem causar imunossupressão. Considere o diagnóstico de LMP em qualquer paciente com sinais e sintomas recentes de anormalidades do sistema nervoso central. A avaliação da LMP inclui, mas não está limitada a, consulta com um neurologista, ressonância magnética cerebral e punção lombar ou biópsia cerebral. Suspenda o uso do ADCETRIS se houver suspeita de LMP e interrompa seu uso se a LMP for confirmada.
  • Síndrome Stevens-Johnson (SJS): A SJS foi relatada com o uso do ADCETRIS. Se ocorrer SJS, interrompa o uso do ADCETRIS e proceda com o tratamento médico apropriado.
  • Toxicidade embriofetal: Podem ocorrer danos ao feto. Aconselhe as mulheres grávidas de risco potencial para o feto.

Reações adversas:

O ADCETRIS foi estudado como monoterapia em 160 pacientes em testes de Fase II. Em ambos os testes, as reações adversas mais comuns (≥20%), independentemente da causalidade, foram neutropenia, neuropatia sensorial periférica, fadiga, náuseas, anemia, infecção do trato respiratório superior, diarreia, febre, erupção cutânea, trombocitopenia, tosse e vômitos.

Interações medicamentosas:

O uso concomitante de inibidores ou indutores potentes de CYP3A4, ou inibidores de P-gp, tem o potencial de afetar a exposição ao MMAE.

Uso em populações específicas:

A exposição ao MMAE é aumentada em pacientes com insuficiência hepática e insuficiência renal grave. Monitore de perto estes pacientes para reações adversas.

Para obter informações adicionais importantes sobre segurança, incluindo o ALERTA em caixa, consulte as informações prescritas completas dos EUA para o ADCETRIS no site www.seattlegenetics.com ou www.ADCETRIS.com.

Informação importante sobre segurança global do ADCETRIS

O ADCETRIS® é indicado para o tratamento de pacientes adultos com recidiva ou refratário (r/r) CD30+ linfoma de Hodgkin (LH):

1. Após transplante autólogo ou
  2. Após pelo menos duas terapias anteriores quando o transplante autólogo de células tronco não for uma opção de tratamento

O ADCETRIS é indicado para o tratamento de pacientes adultos com linfoma de grandes células anaplásicas sistêmico recidivo ou refratário (AlCl).

O ADCETRIS é contraindicado para pacientes hipersensíveis a ele. Além disso, o uso combinado de bleomicina e ADCETRIS causa toxicidade pulmonar, e é contraindicado.

O ADCETRIS pode causar sérios efeitos colaterais, incluindo:

• Leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP). Reativação do vírus John Cunningham (JCV), resultando em LMP e morte, tem sido relatado em pacientes tratados com ADCETRIS. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados para problemas neurológicos ou cognitivos, sinais ou sintomas comportamentais, que podem ser sugestivos de LMP.
  • Pancreatite: A pancreatite aguda tem sido observada em pacientes tratados com ADCETRIS. Casos fatais também têm sido relatados. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados para dores abdominais ou piora.
  • Toxicidade pulmonar: Casos de toxicidade pulmonar foram relatados em pacientes que recebem o ADCETRIS. Em caso de sintomas pulmonares ou agravamento (por exemplo, tosse, dispneia), uma avaliação diagnóstica imediata deve ser realizada.
  • Infecções graves e oportunistas: Infecções graves, como pneumonia, bacteremia estafilocócica, sepse/choque séptico (incluindo resultados fatais) e herpes zoster, e infecções oportunistas como a pneumonia por Pneumocystis jiroveci e candidíase oral têm sido relatadas em pacientes tratados com ADCETRIS. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados durante o tratamento de emergência para possíveis infecções graves e oportunistas.
  • Reações relacionadas com perfusões: Reações imediatas e tardias relacionadas à perfusão, bem como anafilaxia, ocorreram com o ADCETRIS. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados durante e após uma perfusão.
  • Síndrome da lise tumoral (SLT): Casos de SLT foram relatados com ADCETRIS. Pacientes com rápida proliferação do tumor e carga tumoral elevada estão em risco de SLT e devem ser cuidadosamente monitorados e tratados de acordo com a melhor prática médica.
  • Neuropatia periférica (NP): O tratamento com ADCETRIS pode causar NP predominantemente sensorial. Casos de neuropatia periférica motora também foram relatados. Os pacientes devem ser monitorados quanto a sintomas de NP, como hipoestesia, hiperestesia, parestesia, desconforto, sensação de queimação, dor neuropática, ou fraqueza.
  • Toxicidades hematológicas: Anemia de grau 3 ou 4, trombocitopenia, e neutropenia prolongada (igual ou maior do que uma semana) de grau 3 ou 4 podem ocorrer com o ADCETRIS. Um hemograma completo deve ser feito antes da administração de cada dose.
  • Neutropenia febril: Casos de neutropenia febril foram relatados. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados para febre e tratados de acordo com as melhores práticas médicas.
  • Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e Necrólise Epidérmica Tóxica (NET): Casos de SSJ e NET foram relatados. Casos fatais também têm sido relatados.
  • Hiperglicemia: Casos de hiperglicemia foram relatados durante os testes em doentes com um índice de massa corporal elevado (IMC), com ou sem história de diabetes mellitus. Qualquer paciente com caso de hiperglicemia deve ter sua glicemia monitorada de perto.
  • Insuficiências renal e hepática: Existe uma experiência limitada em pacientes com insuficiências renal e hepática. A análise farmacocinética da população indicou que a depuração do MMAE pode ser afetada pela insuficiência renal moderada e grave, e por baixas concentrações de albumina sérica. Elevações da alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST) foram relatadas. A função hepática deve ser monitorada regularmente nos pacientes que receberam brentuximabe vedotin.
  • O conteúdo de sódio em excipientes: Este medicamento contém um máximo de 2,1 mmol (ou 47 mg) ou de sódio por dose. Para ser levado em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio.

As reações adversas graves foram: neutropenia, trombocitopenia, constipação, diarreia, vômito, febre, neuropatia periférica motora e neuropatia sensorial periférica, hiperglicemia, polineuropatia desmielinizante, síndrome de lise tumoral, e síndrome de Stevens-Johnson.

O ADCETRIS foi estudado como monoterapia em 160 pacientes em dois estudos de Fase II. Em ambos os estudos, as reações adversas definidas como muito frequentes (≥1/10) foram: infecções, neutropenia, neuropatia sensorial periférica, diarreia, náuseas, vômitos, alopecia, prurido, mialgia, fadiga, pirexia, e reações relacionadas à perfusão. As reações adversas definidas como frequentes (≥1/100 a <1/10) foram: infecção do trato respiratório superior, herpes zoster, pneumonia, anemia, trombocitopenia, hiperglicemia, neuropatia periférica motora, tonturas, polineuropatia desmielinizante, tosse, dispneia, constipação, erupção cutânea, artralgia, dor nas costas, e calafrios.

Estes não são todos os possíveis efeitos colaterais com o ADCETRIS. Consulte o Resumo das Características do Medicamento (RCM) antes de prescrever.

Para a Seattle Genetics:

Algumas das declarações feitas neste comunicado de imprensa são prospectivas, assim como aqueles, dentre outros, relativos ao potencial terapêutico do ADCETRIS e aos planos de apresentação para aprovação regulamentar suplementar e obtenção da aprovação regulamentar da FDA. Os resultados reais podem ser significantemente diversos daqueles expressos ou implícitos nestas declarações prospectivas. Os fatores que podem causar tal diferença incluem resultados de segurança e/ou eficácia do teste AETHERA em alto risco, o linfoma de Hodgkin pós-ATMO não será suficiente para conseguir a aprovação de comercialização nos Estados Unidos ou de qualquer outro país, que será obrigado a corrigir a nossa petição para aprovação de comercialização ou que esta petição será recusada. Além disso, nossos planos reguladores podem mudar como resultado da consulta com a FDA. Mais informações sobre os riscos e incertezas enfrentados pela Seattle Genetics estão contidas no formulário 10-Q da empresa para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2014, arquivado junto à Securities and Exchange Commission. A Seattle Genetics descarta qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou qualquer outra razão.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Seattle Genetics
Investidores: