Ação Colaborativa do Clima na Aviação Decola

NOVA YORK--()--O setor da aviação se reuniu a outros grupos empresariais e governamentais na Cimeira do Clima das Nações Unidas hoje para anunciar um compromisso sobre a ação climática entre a International Civil Aviation Organization (Organização da Aviação Civil Internacional) (ICAO), uma agência especializada das Nações Unidas, e o setor da aviação representado pelo Air Transport Action Group (ATAG). Esta parceria expande o trabalho que já está sendo empreendido em todo o setor de transporte aéreo para reduzir as emissões desta importante indústria global.

O compromisso diz: "O transporte aéreo liga o mundo. É um motor vital de crescimento econômico global, sustentando mais de 58 milhões de empregos e produto interno bruto de US$ 2,4 trilhões. A fim de que todas as partes do mundo possam se beneficiar das vantagens da conectividade rápida do transporte aéreo, o setor se comprometeu com um caminho de crescimento sustentável que abrange todas as áreas do setor comercial e governos trabalhando em parceria."

Ao fazer o anúncio, o Presidente do Conselho da ICAO, Dr. Olumuyiwa Benard Aliu, disse: "Os governos, trabalhando através da ICAO, estão trabalhando com determinação e em conjunto com a indústria para reduzir as emissões relacionadas à aviação e ajudar a humanidade a cumprir as metas globais mais amplas e muito desafiadoras que estão agora diante de nós. Trabalhando em cooperação, nosso setor está tomando medidas pró-ativas e concretas que continuarão a melhorar a eficiência do combustível de transporte aéreo e estabilizar as emissões de dióxido de carbono (CO2) líquidas do setor a partir de 2020, de acordo com nossos registros historicamente fortes a este respeito, ao mesmo tempo em que permite que o transporte aéreo continue a unir cidadãos, sociedades e empresas, promovendo a paz e a prosperidade, onde quer que a aeronave voe."

Michael Gill, Diretor Executivo da ATAG, disse: "O anúncio de hoje se baseia na ação colaborativa que ocorre em todo o setor da aviação comercial. É impressionante ver todas as partes do setor trabalhando umas com as outras, e com os parceiros nos setores de pesquisa, governo e outros setores para oferecer as medidas climáticas com as quais nós nos comprometemos como um setor. A aviação é uma força para o bem no mundo, apoiando as economias, promovendo o turismo e permitindo o intercâmbio cultural global. Acreditamos que podemos continuar a oferecer esses benefícios ao mundo ao mesmo tempo em que também tratamos de nossos impactos sobre o clima."

O acordo foi coassinado pelas seguintes partes: Airports Council International, Civil Air Navigation Services Organisation, International Air Transport Association, InternationalCoordinating Council for Aerospace Industries Associations e International Business Aviation Council – que representam os vários componentes do setor de transporte aéreo internacional.

Atualmente, as operações da aviação produzem cerca de 2% das emissões humanas de CO2, um número que deverá aumentar à medida que mais pessoas viajam por via aérea, particularmente nas economias emergentes. Reconhecendo a necessidade de todas as indústrias tomarem medidas climáticas de longo prazo, o setor da aviação tem um caminho ambicioso e robusto para reduzir as emissões. Os governos, indústria e a sociedade civil estão trabalhando atualmente na ICAO para desenvolver uma medição global baseada no mercado, que contribuirá para a estabilização das emissões de CO2 líquidas do setor a partir de 2020. As organizações do setor da aviação também se comprometeram a reduzir as emissões de CO2 do transporte aéreo líquidas até 2050 para a metade do que as registradas em 2005.

Colocando essas metas em ação, a declaração descreve as áreas onde o setor e o parceiro ICAO atingirão a visão final de um sector da aviação internacional sustentável: apoio ao desenvolvimento de combustíveis alternativos sustentáveis para a aviação; continuação da implantação de novas melhorias operacionais e aeronaves de tecnologia; aceleração da transformação do desempenho global de gestão de tráfego aéreo; trabalho com parceiros para desenvolver um padrão global de CO2 para novas aeronaves; trabalho com parceiros para projetar e implementar uma medida baseada no mercado global para a aviação internacional; e trabalho em conjunto para novos esforços de capacitação nos Estados Membros no mundo todo.

fim

Notas:

  • O anúncio de hoje na Cimeira do Clima das Nações Unidas pode ser encontrado no site do setor www.aviationbenefits.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

ATAG
Anthony Philbin, +1 (514) 954-8220
International Civil Aviation Organization: aphilbin@icao.int, @icao
ou
Haldane Dodd
Air Transport Action Group: doddh@atag.org, @enviroaero / @ATAG_Aviation

Contacts

ATAG
Anthony Philbin, +1 (514) 954-8220
International Civil Aviation Organization: aphilbin@icao.int, @icao
ou
Haldane Dodd
Air Transport Action Group: doddh@atag.org, @enviroaero / @ATAG_Aviation