Lenovo divulga resultados sólidos para o quarto trimestre e ano encerrado de 2012/13

A rápida transformação da estratégia PC Plus e um controle de custos eficiente geraram um crescimento de 90% no quarto trimestre

• Recordes em rendimento bruto de US$ 801 milhões e ganhos de US$ 635 milhões
  • Recorde em vendas anuais de US$ 34 bilhões
  • Recorde de remessas de 52,4 milhões de computadores e quota de mercado global recorde de 15,5%
  • Lucro básico por ação no ano encerrado de 6,16 centavos de US$ ou 47,78 centavos de HK$
  • Reservas de caixa líquidas de US$ 3,1 bilhões (a partir de 31 de março de 2013)

HONG KONG--()--O Grupo Lenovo divulgou hoje os resultados do seu quarto trimestre fiscal e do ano encerrado em 31 de março de 2013. Com as vendas do ano atingindo o recorde de US$ 34 bilhões, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, rendimento bruto de US$ 801 milhões, um aumento de 38% em relação ao ano anterior, e ganhos recorde de US$ 635 milhões, um aumento de 34%, a Lenovo teve um sólido demonstrativo. Embora a Lenovo continuasse a dominar a posição n.º 1 em computadores, com uma participação de mercado recorde de 15,5% para o ano encerrado, ela acelerou sua transformação para tonar-se a competidora principal na era da PC Plus, com uma participação de 5,9% em dispositivos inteligentes conectados e classificação global no n.º 3.

A Lenovo teve receitas recordes para o quarto trimestre de US$ 7,8 bilhões, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. A Lenovo obteve receita bruta de US$ 166 milhões durante o quarto trimestre fiscal, um aumento de 63% em relação ao mesmo período do ano passado. Comparado a um declínio geral do setor de mais de 13% em relação ao ano anterior, a Lenovo cresceu a um prêmio de 14 pontos em relação ao mercado, colocando-se como a melhor do setor pelo 16.º trimestre consecutivo.

O lucro bruto da empresa para o quarto trimestre fiscal cresceu para US$ 963 milhões, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. A margem bruta foi de 12,3 %. O lucro operacional do quarto trimestre foi de US$ 169 milhões, 67% maior em relação ao ano anterior, enquanto os ganhos aumentaram 90% em relação ao ano anterior para US$ 127 milhões.

Os ganhos básicos por ação no quarto trimestre fiscal foram de 1,22 centavos de US$ ou 9,46 centavos de HK$. A diretoria da Lenovo informou dividendos finais de 1,81 centavos de US$, ou 14 centavos de HK$ por ação no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013.

Para o ano fiscal de 2012/13, as remessas de computadores da Lenovo cresceram 10,2 % em relação ao ano anterior, em comparação com um declínio global do setor da indústria de 8,1% durante o mesmo período. O lucro bruto para o ano encerrado foi de US$ 4,1 bilhões, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. A margem bruta foi de 12%, enquanto o lucro operacional para o ano fiscal foi de US$ 800 milhões, um salto de 37% em relação ao ano anterior. Os ganhos da Lenovo cresceram 34% em relação ao ano anterior, para US$ 635 milhões.

“Apesar do ambiente macroeconômico desafiador e das contínuas transformações no setor de computadores, o Lenovo apresentou um desempenho sólido no ano fiscal de 2012/13. Não apenas fomos os que mais crescemos entre os principais atuantes do mercado de computadores, com participação de mercado, receita e lucratividade recorde; nosso negócio de smartphones e tablets experimentou um crescimento dramático", disse o presidente e diretor executivo da Lenovo, Yang Yuanqing. "Na verdade, as remessas de smartphones foram 3,7 vezes maiores do que as do ano passado, globalmente, e agora ocupamos a segunda posição no mercado de smartphones chinês. Isso tornou uma base sólida para a transformação bem-sucedida da Lenovo em uma líder PC Plus. Daqui por diante, concentraremos nossos investimentos nas áreas em franco crescimento de tablets, smartphones e hardware para empresas, ao mesmo tempo trabalhando para aumentar a lucratividade de nosso negócio central de computadores. Estamos muito confiantes em nossa habilidade para atingir o sucesso nessas áreas, da mesma forma que no negócio de computadores.”

VISÃO GEOGRÁFICA GERAL

• A Lenovo China obteve uma margem operacional de 4,9% sobre US$ 3,1 bilhões em vendas consolidadas no quarto trimestre fiscal. Isso foi um aumento de 8% ou US$ 228 milhões na receita em relação ao ano anterior, representando 40% das vendas mundiais da empresa. O impulso da estratégia PC Plus da Lenovo foi mais forte na China, com 74% da receita de MIDH e uma contribuição de 21% na receita da China. A lucratividade de MIDH também continua melhorando. A Lenovo consolidou a posição de principal fornecedor na China, o maior mercado de computadores do mundo, alcançando uma fatia de mercado de 31,7%, um aumento de 1,7 pontos em relação ao ano anterior. As remessas de computadores na China se beneficiaram de sua profunda penetração em cidades emergentes e a contínua urbanização do país.
  • Na região Ásia-Pacífico/América Latina, a Lenovo alcançou uma fatia de mercado de 11,7% no quarto trimestre fiscal, um crescimento de 1,1 ponto. Com o mercado de computadores caindo 8,5% em relação ao ano anterior, a empresa aumentou suas remessas de computadores em toda a região em 1%. A Lenovo continuou sendo a número 1 no Japão e aumentou sua liderança sobre a concorrência. As vendas consolidadas de toda a região totalizaram US$ 1,7 bilhão ou 21% das vendas mundiais da Lenovo, enquanto as margens operacionais foram lucrativas.
  • A Lenovo na Europa, Oriente Médio e África aumentou as suas remessas de computadores durante o quarto trimestre em 11%, e continuou a fortalecer sua posição de número 2 em computadores em toda a região, com 11,8% de participação no mercado, um aumento de 3,2 pontos de participação em relação ao ano anterior. Este é um prêmio de 30 pontos para o mercado, que viu um declínio de 19,5% na região. A empresa obteve vendas consolidadas de US$ 1,8 bilhão no quarto trimestre, um aumento de 6% em relação ao ano anterior, e bom para 24% do total de vendas da Lenovo em todo o mundo. A margem de lucro operacional foi vigorosa a 2,3%, um aumento de 1,4 ponto em relação ao ano anterior.
  • As remessas de computadores da Lenovo na América do Norte no quarto trimestre fiscal aumentaram 9,8% em relação ao ano anterior, em um mercado que caiu cerca de 12%. Nesse ambiente, a empresa aumentou 1,8 pontos de participação para uma participação recorde de mercado de 9,3%. As vendas consolidadas do segundo trimestre aumentaram 13% em relação ao ano anterior, indo para US$ 1,2 bilhão no quarto trimestre, ou 15% das vendas totais mundiais da Lenovo. Na América do Norte, a Lenovo continua a ter sucesso no mercado de consumidores de conversíveis de alto nível, com dispositivos como o Yoga e o Twist, obtendo a posição número 1, com quase 50% de participação de mercado.

VISÃO GERAL DO PRODUTO

• As vendas consolidadas dos negócios de laptops da Lenovo em todo o mundo no quarto trimestre fiscal caíram 2% em relação ao ano anterior, para US$ 4,2 bilhões, representando 53% das vendas totais da empresa. Durante o mesmo período, as remessas de laptop da Lenovo em todo o mundo aumentaram 0,4%, em comparação a uma queda geral de 14,2% do setor. No quarto trimestre, a Lenovo apresentou vários laptop novos, liderados pelo IdeaPad U310 e U410, Ultrabooks convencionais com toque de 10 dedos, e os computadores laptop "otimizados para o lazer" IdeaPad Z400 e Z500, apresentando uma experiência de som imersiva. Para clientes corporativos, a Lenovo apresentou o novo ThinkPad T431s, o mais fino dos "série T", a linha de laptops mais vendida da Lenovo.
  • Durante o quarto trimestre fiscal, as remessas de computadores de mesa da Lenovo se mantiveram estáveis em relação ao ano anterior, em comparação a um declínio de 12,2% do setor em todo o mundo. As remessas de computadores de mesa da Lenovo para o mesmo período caíram 2%, atingindo US$ 2,4 bilhões, ou 30% das vendas totais da empresa em todo o mundo. No quarto trimestre, a Lenovo apresentou o Horizon, um computador de mesa tudo em um e o primeiro "computador interpessoal" da empresa, um dispositivo multiusuário, multitoque, multimodo para casa, que permite aos usuários transformar a sua experiência com computadores pessoais em uma experiência compartilhada.
  • A Lenovo manteve-se forte como a fabricante número 2 de smartphones da China, vendo um rápido crescimento em todas as suas linhas de produto Mobile Internet Digital Home (MIDH). As remessas de smartphone da empresa cresceram 206% no quarto trimestre, um prêmio para o mercado geral na China, que cresceu 117%. Isto equivale a um ganho de 3,5 pontos na participação em relação ao ano anterior, ou uma participação de mercado no quarto trimestre de 13%. As vendas consolidadas de produtos MIDH aumentaram 74%, para US$ 736 milhões, 9% das vendas totais da empresa. A Lenovo anunciou vários smartphones novos no quarto trimestre, liderada pelo novo K900, um smartphone premium de 5,5 polegadas com um perfil superfino de 6,9 mm e câmera de alto desempenho; tudo funcionando com um processador Intel Atom.

SOBRE A LENOVO

A Lenovo (HKSE: 0992) (PINK SHEETS: LNVGY) é uma empresa de tecnologia pessoal de US$ 34 bilhões – uma das duas maiores empresas fabricantes de computadores do mundo, atendendo clientes em mais de 160 países. Dedicados a produzir dispositivos de internet móvel e computadores excepcionalmente projetados, os negócios da Lenovo são criados a partir da inovação de produtos, uma cadeia global de suprimentos altamente eficiente e forte execução estratégica. Formada com a aquisição da antiga divisão de computadores da IBM pela Lenovo Group, a empresa desenvolve, fabrica e comercializa serviços e produtos tecnológicos fáceis de usar, seguros, confiáveis e de alta qualidade. Suas linhas de produtos incluem os lendários computadores de consumo da marca Idea e os computadores comerciais da marca Think, além de servidores, estações de trabalho e uma família de dispositivos de internet móvel que inclui tablets e smartphones. A Lenovo, uma empresa global Fortune 500, tem importantes centros de pesquisa em Yamato, no Japão, Pequim, Xangai e Shenzhen, na China, e Raleigh, na Carolina do Norte, EUA. Para obter informações adicionais, acesse www.lenovo.com.

GRUPO LENOVO
RESUMO FINANCEIRO
do trimestre e do ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013

(em milhões de US$, exceto para dados de participação acionária)