Toshiba desenvolve tecnologia de baixa energia para SRAM integrada

-27% de redução de energia ativa e 85% de redução de energia de espera já confirmado-

International Solid-State Circuits Conference 2013

TÓQUIO, Japão--()--A Toshiba Corporation (TOKYO:6502) anunciou hoje o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de baixo consumo de energia para SRAM integrada para aplicação em smartphones e outros produtos móveis. A nova tecnologia reduz a energia ativa e de reserva a temperaturas compreendidas entre a temperatura ambiente (RT) e a alta temperatura (HT), utilizando uma calculadora de energia de linha de bits (BLPC) e um circuito de retenção controlável digitalmente (DCRC). O protótipo confirmou a redução do consumo de energia ativa e de reserva a 25°C para 27% e 85% respectivamente.

A Toshiba apresentou esse desenvolvimento na conferência internacional de circuito sólido de 2013 em São Francisco na Califórnia no dia 20 de fevereiro(1).

Maior duração da bateria requer menor consumo de energia em modos de alto desempenho e baixo desempenho (decodificação de MP3, processamento em segundo plano, etc.). Como as aplicações de baixo desempenho exigem apenas dezenas de MHz por operação, a temperatura SRAM permanece em torno da RT, onde os consumos de energia ativa e perdas são comparáveis. Diante disso, a questão chave é reduzir a potência ativa e de espera de HT para RT.

A nova tecnologia da Toshiba aplica uma BLPC e um DCRC. A BLPC prevê o consumo de energia de linhas de bit usando linhas de bit replicadas para monitorizar a frequência do oscilador em anel. Ela minimiza a energia ativa da SRAM em certas condições, monitorando o consumo atual dos circuitos de espera da SRAM. O DCRC diminui consideravelmente a energia de reserva no circuito de retenção ativando-se periodicamente para atualizar o tamanho do buffer do controlador de retenção.

A Toshiba continuará desenvolvendo tecnologias que contribuem para o alto desempenho e baixo consumo de energia do sistema LSI para produtos móveis.

Notas: (1) Número: 18.3, "uma redução de energia de 27% ativa e 85% de reserva em SRAM de dupla-alimentação usando uma calculadora de potência BL e um circuito de retenção controlável digitalmente"

Sobre a Toshiba

A Toshiba é fabricante líder mundial diversificada, provedora de soluções e comerciante de avançados produtos e sistemas eletrônicos e elétricos. O grupo Toshiba traz inovação e imaginação para uma ampla variedade de negócios: produtos digitais, que incluem TVs LCD, notebooks, soluções de varejo e impressoras multifuncionais; dispositivos eletrônicos, entre eles semicondutores, produtos e materiais de armazenamento; sistemas de infraestrutura industrial e social, inclusive sistemas de geração de energia, soluções para comunidades inteligentes, sistemas médicos, escadas rolantes e elevadores; e eletrodomésticos.

Toshiba Semiconductor & Storage Products Company
Megumi Genchi/Kunio Noguchi, +81-3-3457-3367