Queda nos custos da energia renovável propiciam chamada de alerta para os legisladores

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos--()--A energia renovável entrou em um novo ciclo virtuoso de queda nos custos, aumentando a implantação e o progresso tecnológico acelerado, conforme um relatório inovador realizado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).

O custo da energia solar, por exemplo, caiu abaixo do custo da geração diesel em todo o mundo para comunidades que vivem longe da rede elétrica.

O debate público em torno da energia renovável, no entanto, continua a sofrer de uma percepção ultrapassada de que a energia renovável não é competitiva, formando uma barreira significativa e desnecessária para sua implantação.

Custos de geração de energia renovável em 2012: Uma visão geral, lançada durante a Assembleia anual da IRENA e na Cúpula Mundial de Energia do Futuro em Abu Dhabi, é a mais atual e abrangente análise dos custos e desempenho de geração de energia renovável hoje. A análise pode ser encontrada em www.irena.org.

Sua análise de 8000 projetos de médio a grande porte de geração de energia renovável revela que as energias renováveis ​​estão rapidamente se tornando a opção mais competitiva para novos abastecimentos da rede de energia e aceleração da extensão da rede, e já são a solução econômica padrão para o abastecimento de energia fora da rede.

"Nos últimos dois anos houve um notável aumento na competitividade das energias renováveis​​," disse Adnan Amin, diretor geral da IRENA. "2012 foi o ano em que as energias renováveis realmente amadureceram - capazes de competir com outras tecnologias de geração de energia, e cada vez mais sem subsídios. É hora do debate público refletir sobre esta realidade de mudança."

A IRENA está lançando a Aliança de Custeio Renovável para aumentar a conscientização sobre os custos decrescentes e para coletar mais dados. A agência vai reunir agências governamentais, instituições financeiras, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de projetos, empresas elétricas e instituições de pesquisa.

Nota aos editores

A IRENA é formada por 159 países e pela União Europeia para promover o uso sustentável de todas as formas de energia renovável e para servir como a integradora global para a cooperação e troca de informações relativas a energia renovável. Estabelecida formalmente em 2011, a IRENA é a primeira grande organização global com sede no Oriente Médio.

*Fonte: ME NewsWire

IRENA