Adesão da China à Agência Internacional de Energias Renováveis

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos--()--A China anunciou que aderirá à Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), um marco nos esforços internacionais para duplicar a quota de energia renovável no mundo até 2030.

A adesão da China – um líder mundial na fabricação de tecnologias e no uso de energia eólica, solar e hídrica – representa um importante passo rumo à adesão universal à Agência, que tem atualmente 160 países participantes.

“A China espera se tornar brevemente membro pleno da IRENA e também trabalhar junto com todos os países para alcançar maiores conquistas no desenvolvimento global das energias renováveis," disse Liu Qi, vice-ministro da Agência Nacional de Energia da China, na terceira assembleia anual da IRENA, na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.

A China é o maior produtor mundial de energia, com uma capacidade de geração de eletricidade instalada total de 1140 GW, e está se voltando cada vez mais para a energia renovável com o objetivo de alimentar sua economia em rápido crescimento.

O país é o líder mundial em capacidade instalada em termos de energia hídrica e eólica (249 GW e 63 GW, respectivamente) e está aumentado sua capacidade anualmente de energia hídrica e eólica mais do que qualquer outro país. A capacidade instalada de geração de energia solar fotovoltaica da China alcançou 7 GW, um aumento de dez vezes mais energia em dois anos. A China também é uma potência na fabricação de tecnologias para energia solar fotovoltaica, eólica e hídrica.

“A decisão da China de aderir à IRENA é um marco nos esforços internacionais na promoção da energia renovável”, disse o diretor-geral da IRENA, Adnan Z. Amin. “Estou muito satisfeito com a confiança que a China demonstrou pela IRENA e aguardo com entusiasmo a participação do país no esforço global rumo a um futuro com energia limpa para todos.”

Para obter mais informações, acesse www.irena.org.

Nota aos editores

A IRENA é formada por 159 países e pela União Europeia para promover o uso sustentável de todas as formas de energia renovável e para servir como a integradora global para a cooperação e troca de informações relativas a energia renovável. Estabelecida formalmente em 2011, a IRENA é a primeira grande organização global com sede no Oriente Médio.

*Fonte: ME NewsWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Para marcar entrevistas, contate:
IRENA
Mark Turner, +971554936813
mturner@irena.org
Neil MacDonald, +971506411789
NMacDonald@irena.org
Amina Abdulrahman,+971506354486
aabdulrahman@irena.org

Sharing

Contacts

Para marcar entrevistas, contate:
IRENA
Mark Turner, +971554936813
mturner@irena.org
Neil MacDonald, +971506411789
NMacDonald@irena.org
Amina Abdulrahman,+971506354486
aabdulrahman@irena.org