Gemalto, Yokosuka Telecom Research Park, Fujitsu Ten e Ertico inauguram o primeiro centro de testes de eCall no Japão

Ajudando a indústria automotiva a equipar todos os carros novos da UE com o recurso de eCall de emergência até 2015

Contribuindo para a segurança rodoviária e para a vida diária das pessoas usando a segurança digital

AMSTERDÃ--()--A Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, anunciou hoje a sua colaboração com a Yokosuka Telecom Research Park, Inc. (YRP), FUJITSU TEN, uma das principais criadoras de sistemas avançados de segurança, e com a ERTICO, para lançar a primeira instalação de testes de eCall (Chamada de Emergência) do Japão, a fim de ajudar as fabricantes globais de automóveis a cumprir com as novas normas de resposta a emergências da União Europeia (UE). A Gemalto fornecerá suas melhores tecnologias de Módulos de Identificação de Máquinas (MIMs) e módulos automotivos Máquina a Máquina (M2M) Cinterion® para permitir a comunicação e posicionamento por GPS para todos os ambientes de teste. Essa é a primeira instalação de eCall fora da Europa, permitindo que os fabricantes de automóveis japoneses testem localmente soluções destinadas à União Europeia.

Projetado para reduzir o tempo de resposta a emergências, o serviço de eCall "112" é um sistema M2M pan-europeu, interoperacional que permite que os veículos (e passageiros) peçam ajuda automaticamente em caso de um acidente rodoviário. A FUJITSU TEN e a YRP testam as características básicas nas unidades do Sistema de Veículos (IVS), que aproveitam a tecnologia da Gemalto que está em conformidade com eCall, comprovadamente bem sucedida na Europa, e em conformidade com os casos de testes europeus. Quando air bags ou outros sensores no veículo são acionados, um MIM de grau automotivo da Gemalto estabelece imediatamente uma conexão de rede segura e um módulo automotivo M2M Cinterion inicia uma chamada de voz pelo "112" padronizada para o centro de chamadas de emergência mais próximo. O sistema automaticamente envia os dados principais da situação, incluindo a localização exata do incidente, marcação de hora, número de identificação do veículo (VIN), entre outras informações, para as operadores de emergência, que despacham os serviços pertinentes em tempo real. A solução pode ser ativada manualmente, quando necessária, pelos passageiros. Os testes são muito simplificados por este centro, onde a rede celular 2G de eCall exclusiva do Japão simula as redes europeias sem fio.

"A Gemalto, uma Parceira ERTICO, foi fundamental no suporte ao centro de testes YRP e ao permitir a pré-implantação das soluções de eCall "112" da União Europeia", disse o CEO da ERTICO - ITS Europa, Hermann Meyer. "A experiência e a tecnologia avançada da Gemalto estão ajudando toda a rede automotiva de abastecimento a cumprir com a exigência de equipar todos os automóveis de passageiros novos na UE e veículos comerciais leves, com a capacidade de eCall até 2015."

"Ao permitir testes locais da tecnologia eCall, a Gemalto e seus parceiros estão agilizando a fabricação e ajudando as montadoras globais a alcançar eficiências significativas em termos de tempo e de custos", disse o vice-presidente da divisão Automotiva da Gemalto, Marcel Visser. "Os MIMs e módulos com tecnologia de ponta da Gemalto possuem a certificação ISO/TS 16949 para ajudar os fabricantes de automóveis a atender aos requisitos estritos da indústria quanto à qualidade e rastreabilidade durante toda a vida útil de um veículo. Estamos orgulhosos da nossa contribuição para a segurança rodoviária e para a vida diária das pessoas usando a segurança digital."

Cinterion® é uma marca registrada da Gemalto GmbH em vários países

Sobre a Gemalto

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital com receitas anuais de € 2 bilhões em 2011 e mais de 10 mil funcionários trabalhando em 74 escritórios e 14 centros de Pesquisa & Desenvolvimento em 43 países.

Estamos no centro de uma sociedade digital em evolução. Bilhões de pessoas no mundo inteiro querem cada vez mais liberdade para se comunicar, viajar, comprar, realizar operações bancárias, divertir-se e trabalhar - a qualquer hora, em qualquer lugar - de formas convenientes, agradáveis e seguras. A Gemalto supre essas crescentes necessidades por serviços móveis pessoais, proteção de identidade, segurança em pagamentos, serviços autenticados on-line, acesso a computação em nuvem, transporte moderno, comunicações M2M e serviços de e-Healthcare e e-Government.

A Gemalto desenvolve software seguros, executados em dispositivos confiáveis cujos projetos desenvolvemos e personalizamos. Gerenciamos esses dispositivos, os dados confidenciais neles contidos e os serviços proporcionados ao longo de todo o seu ciclo de vida. Inovamos para que nossos clientes possam oferecer outras maneiras de aumentar a conveniência e segurança da vida digital para seus usuários finais.

A Gemalto ganha força com o número cada vez maior de pessoas que usam seus software e dispositivos seguros para interagir no mundo digital e sem fio.

Para saber mais, visite www.gemalto.com, www.justaskgemalto.com, blog.gemalto.com, ou siga @gemalto no Twitter.

Contatos com os Meios de Comunicação da Gemalto:
Ásia Pacífico
Yvonne Lim, +65 6317 3730
yvonne.lim@gemalto.com
Ernesto Haikewitsch, +55 11 51 05 92 20
ernesto.haikewitsch@gemalto.com
América do Norte
Nicole Smith, +1-512-758-8921
nicole.smith@gemalto.com
Europa, Oriente Médio e África
Peggy Edoire, +33 4 42 36 45 40
peggy.edoire@gemalto.com