O Ubuntu chega para telefones com uma interface refinada e uma capacidade única do PC, quando conectado

1. O líder de plataformas abertas para PC, com entusiastas em todo o mundo, anuncia a versão móvel para operadoras de rede, fornecedores OEM e de componentes eletrônicos

2. Rápido e com uma bela interface para smartphones de entrada

3. Experiência única para PC em superphones quando conectados a monitores, teclados e mouses

4. O Ubuntu eleva o desafio do design da interface do usuário móvel para aplicativos mais ricos e imersivos

5. Um único sistema operacional para telefone, PC e TV

2013 International CES

Londres--()--A Canonical anunciou hoje uma interface distintiva de smartphone para o sistema operacional popular, o Ubuntu, usando todas as quatro bordas da tela para obter uma experiência mais imersiva. O Ubuntu oferece exclusivamente a aparelhos OEM e operadoras móveis a capacidade de convergir telefone, computador e cliente fino em um único superphone corporativo.

“Esperamos que o Ubuntu se torne popular no mercado corporativo, possibilitando os clientes a utilizarem um único dispositivo seguro para funções de PC, cliente fino e telefone. O Ubuntu já é o desktop corporativo mais usado do Linux, com clientes vários setores e foco em segurança, custo e administração”, disse Jane Silber, Diretor Executivo da Canonical. “Também percebemos uma oportunidade nos smartphones básicos usados para telefonia, SMS, Web e e-mail, onde o Ubuntu se supera graças aos aplicativos nativos e a apresentação elegante”.

O Ubuntu destina-se a dois segmentos móveis: o superphone de alta tecnologia e o smartphone básico de entrada, ajudando as operadoras a aumentar o uso de dados entre os clientes, que normalmente usam apenas telefone e mensagens, mas que podem adotar o uso da Web e de e-mail em seus telefones. O Ubuntu também apela para os consumidores profissionais que desejam uma experiência nova com rapidez e desempenho melhorado em um dispositivo com lista de materiais menor.

A interface do aparelho para o Ubuntu apresenta novas experiências distintas do usuário ao mercado móvel, incluindo:

1. Edge magic: o movimento dos dedos em todas as quatro bordas da tela permite que ao usuário encontrar conteúdo e alternar entre aplicativos mais rápido do que em outros telefones.

2. Imersão profunda no conteúdo: os controles aparecem apenas quando o usuário desejar.

3. Uma pesquisa global de aplicativos, conteúdo e produtos

4. Comandos de voz e texto em qualquer aplicativo para acesso rápido a recursos avançados

5. Aplicativos nativos e Web ou HTML5

6. Arte personalizada e evolutiva na tela de boas vindas.

O Ubuntu oferece opções de personalização atraentes para aplicativos, conteúdo e serviços de parceiros. Operadoras e OEMs podem adicionar facilmente suas próprias ofertas. O serviço de nuvem pessoal da Canonical, o Ubuntu One, fornece armazenamento e serviços de mídia, compartilhamento de arquivos e um serviço de transação segura, permitindo que parceiros integrem facilmente suas ofertas de serviço.

A Canonical facilita a fabricação de telefones com Ubuntu. A empresa fornece serviços de engenharia para remover a complexidade de manter várias bases de código, o que tem provado ser um problema comum a fabricantes de smartphones, liberando o fabricante para se concentrar no projeto e na integração do hardware. Para os fornecedores de aparelhos eletrônicos, o Ubuntu é compatível com o típico Pacote de suporte de placa Android (BSP). Isso significa que o Ubuntu está pronto para rodar nos modelos de chipsets mais econômicos.

Ao trazer o Ubuntu para telefone, a Canonical está em uma posição privilegiada, com um único sistema operacional para cliente, servidor e nuvem, além de uma família unificada de interfaces para telefone, PC e televisão. “Nós estamos definindo uma nova era de convergência em tecnologia, com um sistema operacional unificado que sustenta a computação em nuvem, centros de dados, PCs e produtos eletrônicos de consumo”, explica Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu e Vice-Presidente de Produtos da Canonical.

A Canonical atende atualmente os principais OEMs de PC: ASUS, Dell, HP e Lenovo certificam a maioria de seus PCs no Ubuntu e o pré-instalam no mercado global. Hoje, mais de 20 milhões de computadores desktop executam o sistema operacional e a Canonical estima que aproximadamente 10% dos novos desktops e laptops no mundo utilizarão o Ubuntu em 2014. O Ubuntu também é popular como uma plataforma de servidor, o sistema operacional de servidor número um nas maiores nuvens públicas e o sistema operacional hospedeiro principal para OpenStack, o código aberto IAAS.

Para obter mais informações, visite-nos na CES: Estande nº 30659, corredor sul 3, nível superior.

Finais

Citações de apoio

Peter Winston, Diretor executivo da Integrated Computer Solutions, Inc. (ICS):

"A maioria dos telefones modernos possui muitos componentes em código aberto; era apenas uma questão de tempo antes de alguém criar um telefone com código aberto, sem amarras. Um verdadeiro leitor de código aberto tem a oportunidade de ser um item relevante nos mercados emergentes e com pessoas que já se dedicam ao código aberto. É realmente emocionante ver o Ubuntu entrar no mercado dos telefones".

Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu e Vice-Presidente de produtos da Canonical:

"Estamos moldando o futuro da computação pessoal. O Ubuntu já foi aprovado em desktops e está posicionado de forma específica no centro da próxima onda de eletrônicos de consumo, combinando uma interface de toque de alta tecnologia com uma experiência completa no PC quando conectado".

Chris Kenyon, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Canonical

"O Ubuntu apresenta uma plataforma única para todos os tipos de computação pessoal e de empresas, para simplificar operações para setores e usuários finais. Estamos satisfeitos em estender nossas ofertas de serviço do setor de PCs para o setor móvel".

Sobre a Canonical

A Canonical é a patrocinadora comercial do projeto Ubuntu e a principal fornecedora de serviços de suporte para as implementações na empresa.

O Ubuntu é uma plataforma em código aberto e gratuita para computação de cliente, servidor e nuvem. Desde seu lançamento em 2004, esta se tornou uma escolha natural entre usuários de todos os tipos; desde as empresas Fortune 500 aos fabricantes de hardware, provedores de conteúdo, desenvolvedores de software e tecnólogos individuais.

Com desenvolvedores, equipe de suporte e centros de engenharia em todo o mundo, a Canonical está na posição de ajudar seus parceiros e empresas clientes a aproveitarem o Ubuntu ao máximo. Também opera o Ubuntu One, um serviço em nuvem pessoal de várias plataformas para os consumidores.

A Canonical é uma empresa privada.

For Canonical
Nicole Colwell, 617-624-3200