Covidien anuncia acordo definitivo para aquisição da CV Ingenuity

DUBLIN--()--Covidien (NYSE: COV), uma fornecedora líder mundial de produtos de saúde, anunciou hoje um acordo definitivo para adquirir a CV Ingenuity. As empresas esperam concluir a aquisição no primeiro trimestre civil de 2013. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

A CV Ingenuity, uma empresa de capital fechado com sede em Fremont, CA, está focada em melhorar os resultados dos pacientes no tratamento da doença arterial periférica (DAP), fornecendo soluções para aliviar as obstruções vasculares, inibir a reestenose e permitir a cicatrização natural do vaso. A tecnologia central da empresa, ainda em fase experimental, é uma plataforma de Balão Revestido por Fármaco (Drug Coated Balloon - DCB) com um novíssimo sistema proprietário ajustável de liberação rápida.

"Nós continuamos a focar nas tecnologias que proporcionam melhor atendimento ao paciente, satisfazendo nossos médicos e clientes do sistema hospitalar," disse Stacy Enxing Seng, Presidente, Terapias Vasculares, Covidien. "A CV Ingenuity oferece um robusto portfólio de DCB, e oferecer uma tecnologia DCB é algo que nós acreditamos que seja necessário para continuar a melhorar o atendimento aos pacientes que sofrem de doença arterial periférica, bem como assegurar que somos um parceiro de linha completa junto aos nossos clientes hoje e no futuro."

Como resultado dessa transação, a Covidien espera aumentar os gastos com pesquisa e desenvolvimento nos próximos anos para financiar o desenvolvimento clínico de tecnologias da CV Ingenuity. Calcula-se que as despesas adicionais ultrapassarão $20 milhões no segundo semestre do exercício fiscal de 2013 e mais de $30 milhões no exercício fiscal de 2014. Apesar destas despesas adicionais e do impacto negativo sobre as despesas de vendas, gerais e administrativas da transação, a Covidien está reafirmando todas as suas faixas de orientação anteriores, que foram atualizadas no dia 9 de novembro de 2012. Além disso, a Covidien não prevê o recebimento da aprovação da agência americana United States Food and Drug Administration para um produto DCB usando a tecnologia CV Ingenuity até o exercício fiscal de 2017.

Depois que a transação tiver sido concluída, a Covidien informará o negócio da CV Ingenuity como parte de sua linha de produtos vasculares no segmento de Dispositivos Médicos.

Sobre a Covidien

A Covidien é uma empresa líder mundial em produtos de saúde que cria soluções médicas inovadoras para melhores resultados para os pacientes e que oferece valor através da liderança e excelência clínicas. A Covidien fabrica, distribui e atende a uma variedade distinta de linhas de produtos líderes na indústria em três segmentos: Dispositivos Médicos, Produtos Farmacêuticos e Suprimentos Médicos. Com receitas em 2011 no valor de $11,9 bilhões, a Covidien tem 43 mil funcionários em todo o mundo distribuídos em 70 países, e seus produtos são vendidos em mais de 140 países. Acesse www.covidien.com para saber mais sobre o nosso negócio.

DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS

Quaisquer afirmações contidas neste comunicado à imprensa que não descrevam fatos históricos podem constituir declarações prospectivas, conforme definição desse termo na Private Securities Litigation Reform Act (Lei da Reforma de Litígios de Títulos Privados) de 1995. Qualquer declaração prospectiva contida neste documento se baseia nas convicções e expectativas atuais de nossa administração, mas estão sujeitas a uma série de riscos, incertezas e alterações nas circunstâncias que podem fazer com que os resultados efetivamente alcançados ou as ações da Companhia difiram significativamente do que está expresso ou implícito por estas declarações. Os fatores que poderiam fazer com que os resultados futuros efetivos sejam significativamente divergentes das expectativas atuais incluem, entre outros, a nossa capacidade de lançar e comercializar efetivamente novos produtos ou acompanhar os avanços da tecnologia, as práticas de reembolso de um pequeno número de grandes seguradoras públicas e privadas, esforços de contenção de custos dos clientes, grupos de compras, terceiros pagantes e organizações governamentais, disputas de direitos de propriedade intelectual, regulamentos complexos e dispendiosos, incluindo fraude no atendimento de saúde e regulamentos abusivos e Lei de Práticas Corruptas Estrangeiras, problemas ou impactos na cadeia de suprimento ou produção, custos crescentes de mercadorias, recalls ou alertas de segurança e publicidade negativa relacionada à Covidien ou a seus produtos, perdas por responsabilidade sobre produtos e outras responsabilidades em litígio, alienação de alguns de nossos negócios ou linhas de produtos, nossa capacidade para executar aquisições estratégicas de investimentos em outras empresas e negócios, ou de alianças com as mesmas, concorrência, riscos associados com a realização de negócios fora dos EUA, taxas de câmbio e custos de remediação ambiental. Esses e outros fatores são identificados e descritos mais detalhadamente em nosso Relatório Anual apresentado no Formulário 10-K para o exercício fiscal findo em 28 de setembro de 2012, e nos documentos posteriores apresentados à SEC (Securities & Exchange Commission - Comissão de Valores Mobiliários dos EUA). Não assumimos qualquer obrigação por atualizar estas declarações prospectivas, exceto conforme exigido por lei.

Covidien
Eric Kraus