Toshiba vence concorrência de contrato EPC para sistema de conversão de energia em CCAT

- Vai também promover e expandir os negócios T&D no Brasil -

TÓQUIO, Japão--()--A Toshiba Corporation (TÓQUIO: 6502) anunciou hoje que Toshiba e Toshiba T&D Europe S.p.A. (TTDE), uma subsidiária com escritórios em Gênova, Itália, venceu a concorrência para um contrato de engenharia, aquisição e construção (Engineering, Procurement and Construction - EPC) de um sistema de conversão de energia em Corrente Contínua em Alta Tensão (CCAT), para uma linha de transmissão de energia submarina entre Cepagatti, na Itália, e Kotor, em Montenegro. O projeto vai distribuir um máximo de 1.000 MW de potência para Cepagatti e contribuirá com a integração entre as redes elétricas do sudeste da Europa e da União Europeia. A Toshiba iniciará a construção do projeto em setembro de 2013 e começará a entrega do equipamento em abril de 2015. Espera-se que as estações de conversão incluídas no percurso comecem a operar em setembro de 2017.

A Toshiba venceu a concorrência junto com a TTDE, antiga Ansaldo Transmissione & Distribuzione S.p.A., uma empresa italiana de engenharia de transmissão e distribuição (T&D) que a Toshiba adquiriu em março de 2011 e mudou de nome este ano. A TTDE é responsável pela promoção dos negócios pan-europeus de T&D da Toshiba. A duas empresas são altamente competentes em CCAT: a Toshiba instalou o primeiro sistema de conversão de frequência em 1983 e desenvolveu, de forma pioneira, tecnologias e sistemas em CCAT; a TTDE construiu o SACOI, primeiro sistema de interconexão multiterminal em CCAT, ligando as ilhas Sardenha, Córsega e o território continental da Itália.

Parte da Europa sofreu com o déficit de energia, e os sistemas de transmissão de longa distância permitem importar eletricidade de países vizinhos. O sistema Cepagatti-Kotor de CCAT vai se estender por mais de 400 km, permitindo a importação do Montenegro. O contrato de CCAT foi concedido ao consórcio Toshiba após uma completa avaliação da experiência em engenharia extensiva da TTDE e da tecnologia de alto desempenho da Toshiba. Isto permitirá ao Toshiba Group entrar no mercado europeu de CCAT à frente de outros fornecedores japoneses de EPC.

Takeshi Yokota, vice-presidente da empresa de sistemas de infraestrutura social da Toshiba Corporation, deu as boas-vindas à assinatura do contrato. "Estamos muito satisfeitos por assumirmos a liderança de um projeto tão importante na Europa e recorremos à grande experiência do Toshiba Group para executar o projeto com sucesso. Espera-se que a demanda por CCAT cresça no Brasil. Olhando para o futuro, vemos este projeto como um trampolim para a promoção de negócios CCAT no Brasil e vamos seguir adiante através de uma combinação vencedora entre grande experiência e tecnologias de vanguarda. A Toshiba está se concentrando em seus negócios com sistemas CCAT no Brasil".

A empresa também está promovendo os negócios de T&D nos países emergentes do Oriente Médio e Sudeste Asiático, Brasil, Índia e Rússia, onde se espera um crescimento da demanda em todos eles. Mais adiante, a Toshiba vai expandir seus negócios globalmente, oferecendo equipamentos confiáveis de alto desempenho.

Esboço do Projeto

Nome da estação: Estação Conversora de Cepagatti e Estação Conversora de Kotor
Proprietário: Terna Rete Electrica Nazionale
Localização: Cepaggati, Pescara, Itália