Cinterion Habilita a Conectividade M2M Segura para Sistemas de Controle e Automação Industrial no Brasil

SÃO PAULO--()--A Cinterion, o segmento de negócios de máquina-a-máquina (M2M) da Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO) e líder global em tecnologia de comunicação celular M2M, anuncia que seu módulo sem fio quad-band TC65i foi totalmente integrado ao sistema AirGate-GPRS para monitoramento remoto e automação de local. Desenvolvido pela Novus Automation, principal fabricante de aquisição de dados e controle supervisório (SCADA), o sistema conecta equipamentos industriais a sistemas de computador de backend, oferecendo supervisão remota 24 horas por dia.

O módulo do tipo plug-in and play de alto desempenho da Cinterion oferece conectividade sem fio segura para o monitoramento remoto e gestão dos processos industriais nos ambientes de automação de produção e construção.

Com um poderoso motor Java™ integrado, a solução da Cinterion executa o software AirGate diretamente no módulo, liberando poder de computação de grande valor para tarefas de automação inovadoras, tais como controle de robôs e melhoria da eficiência energética na fabricação. O AirGate apresenta várias interfaces industriais para flexibilidade e fácil integração com qualquer sistema de automação.

A JMD Automação, um provedor de soluções brasileiro, implementou recentemente o novo dispositivo Novus em várias fábricas no Brasil e relatou uma melhoria imediata do desempenho e eficiência.

“A Novus AirGate é a solução mais flexível para implementar o acesso remoto a uma rede de comunicação Modbus existente, com pequenas alterações, ou nenhuma, na infraestrutura“, disse José Manoel Reis de Oliveira, Engenheiro de Aplicações na JMD Automação. "Como integradores de sistemas, estamos executando extensivos testes nas aplicações reais e com base nos primeiros resultados excelentes, estamos confiantes na implantação bem sucedida das aplicações de monitoramento e alarme em instalações industriais, gestão de distribuição de água, entre outros“.

“A solução poderosa e de consultoria de projeto integrada no Java da Cinterion simplificou o projeto e a integração e eliminou a despesa com outros processadores e memória”, disse Marcos Dillenburg, Diretor de Tecnologia, Novus Automation.“As ferramentas de comunicação sem fio líderes no setor da Cinterion permitem o acesso seguro à fabricação praticamente a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, para uma força de trabalho mais ágil".

A IMS Research estima que o mercado de automação industrial global atingirá US$ 159 bilhões até o final do ano e atingirá 200 bilhões até 2015, com 65 por cento deste crescimento nas Américas e na região da Ásia-Pacífico.1

“O vibrante setor de fabricação no Brasil está impulsionando um forte crescimento no mercado de automação industrial da região", disse Ramzi Abdine , Gerente Geral da Cinterion M2M na Gemalto América Latina. "A combinação da liderança da Cinterion em tecnologia M2M confiável com a experiência da Novus em automação e sistemas SCADA oferece aos clientes tecnologia de ponta que otimiza as operações e fortalece a vantagem competitiva".

1 IMS Research, Global Industrial Automation Market to Surpass $200 billion by 2015 (Mercado de Automação Industrial Global Ultrapassará $200 bilhões até 2015), 30 de maio de 2012, Sarah Sultan, Analista

Sobre a Cinterion, uma Empresa Gemalto

A Cinterion, o segmento de Máquina-a-Máquina (M2M) da Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO) é a pioneira na indústria para comunicação sem fio M2M e líder de mercado há mais de 15 anos. A Cinterion permite que as empresas tenham sucesso em um ecossistema M2M complexo ao oferecer a experiência, segurança, simplicidade e parceria. Os produtos e serviços premiados da Cinterion conectam as pessoas, máquinas, equipamentos e veículos através de redes sem fio, ajudando as empresas a simplificar as operações, aumentar a eficiência e estabelecer novos modelos de negócios. Os fabricantes de equipamentos, integradores, Operadoras de Redes Móveis e usuários finais confiam na Cinterion para módulos de comunicação M2M sem fio de vanguarda, Módulos de Identificação de Máquina (MIMs), capacidades de personalização de MIM, além de uma Plataforma de Entrega de Serviço baseado em nuvem segura e confiável para qualquer aplicação M2M. A Cinterion suporta as comunicações celulares para: aplicações automotivas e telemáticos, identificação e rastreamento, computação móvel industrial, mediação e redes inteligentes, sistemas de pagamento, saúde, sistemas de segurança, roteadores e gateways, manutenção e controle remotos, entre outros.

Sobre a Gemalto.

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é a líder mundial em segurança digital com receitas anuais de € 2 bilhões em 2011 e mais de 10 mil funcionários trabalhando em 74 escritórios e 14 centros de Pesquisa & Desenvolvimento em 43 países.

Estamos no centro de uma sociedade digital em evolução. Bilhões de pessoas no mundo inteiro querem cada vez mais liberdade para se comunicar, viajar, comprar, realizar operações bancárias, divertir-se e trabalhar - a qualquer hora, em qualquer lugar - de formas convenientes, agradáveis e seguras. A Gemalto supre essas crescentes necessidades por serviços móveis pessoais, proteção de identidade, segurança em pagamentos, serviços autenticados on-line, acesso a computação em nuvem, transporte moderno, comunicações M2M e serviços de e-Healthcare e e-Government.

A Gemalto desenvolve software seguros, executados em dispositivos confiáveis cujos projetos desenvolvemos e personalizamos. Gerenciamos esses dispositivos, os dados confidenciais neles contidos e os serviços proporcionados ao longo de todo o seu ciclo de vida. Inovamos para que nossos clientes possam oferecer outras maneiras de aumentar a conveniência e segurança da vida digital para seus usuários finais.

A Gemalto ganha força com o número cada vez maior de pessoas que usam seus software e dispositivos seguros para interagir no mundo digital e sem fio.

Para saber mais, visite www.gemalto.comwww.justaskgemalto.comblog.gemalto.com, ou siga @gemalto no Twitter.

Cinterion
América do Norte