Medtronic anuncia o primeiro uso de tratamento intervencionista inédito para pressão alta na América Latina

Loading media player...

Medtronic RDN Procedure (Video: Medtronic)

MINNEAPOLIS--()--A Medtronic anunciou hoje o primeiro uso na América Latina de denervação renal com o Medtronic Symplicity Catheter System para tratar hipertensão resistente, definida como pressão alta apesar de tratamento com três ou mais medicamentos anti-hipertensivos. A hipertensão é uma doença especialmente perigosa que afeta centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

O primeiro uso deste procedimento por cateter, minimamente invasivo, na América Latina, ocorreu no dia 4 de agosto de 2011 na Clínica Santa Maria, em Santiago, Chile. Foi um procedimento apresentado ao vivo durante a Conferência SOLACI, a reunião anual dos cardiologistas intervencionistas da América Latina.

"Estamos entusiasmados com esta parceria com especialistas em hipertensão para oferecer este tratamento intervencionista inovador para os pacientes do nosso país", disse o Dr. Hernan Chamorro, o cardiologista intervencionista que executou o procedimento. "A denervação renal é uma abordagem nova e estimulante para o tratamento de hipertensão resistente, tão comum no nosso país, e a Clínica Santa Maria está orgulhosa por oferecer esta nova opção de tratamento. Os pacientes cuja pressão arterial continua descontrolada enfrentam maiores riscos cardiovasculares e podem agora beneficiar-se desta solução".

De acordo com um estudo desenvolvido por Kearney et al. sobre a carga global da hipertensão, a prevalência da hipertensão na população da América Latina acima de 20 anos de idade é de 40%i. Grande número desses pacientes podem não atingir os níveis de pressão arterial desejados com terapias de primeira linha.

O Symplicity Catheter System promove a denervação renal, um procedimento minimamente invasivo que desativa os nervos simpáticos localizados nas paredes da artéria renal. O sistema consiste de um gerador e um cateter flexível. O cateter é introduzido através da artéria femoral da coxa e deslizado até a artéria renal perto de cada um dos rins. Uma vez colocado, a ponta do cateter produz uma energia de rádio frequência de baixa potência, de acordo com um padrão ou algoritmo proprietário, para afetar os nervos simpáticos à sua volta. O procedimento não inclui implante permanente.

A Medtronic é líder no desenvolvimento de terapia de denervação renal. Tendo recebido a marca de conformidade CE (Conformité Européene) da Europa e sendo listado na Therapeutic Goods Administration (TGA) da Austrália, o Symplicity Catheter System está disponível comercialmente na Europa e na Austrália. O Symplicity Catheter System está sob uso investigativo nos Estados Unidos e não está aprovado para venda comercial nos EUA.

James Hogan, presidente da Medtronic Latin America, viajou para Santiago para observar o primeiro caso, e comentou: "A pesquisa clínica até hoje mostra que a denervação renal com o Symplicity Catheter System pode oferecer uma redução sustentada e significativa dos níveis de pressão sanguínea para vários pacientes com pressão sanguínea resistente, apesar dos vários medicamentos anti-hipertensivos. Estamos orgulhosos por lançar esta inovadora opção de tratamento na América Latina".

Resultados de um teste clínico controlado aleatório de SYMPLICITY HTN-2, com 106 pacientes na Europa, Austrália e Nova Zelândia, mostraram que pacientes com hipertensão resistente aleatorizados para denervação renal atingiram uma redução média de pressão sanguínea de 32/12 mmHg aos seis meses, enquanto os pacientes no grupo de controle aleatorizado apenas para medicamentos anti-hipertensivos apresentaram pressão sanguínea que não variaram da base (1/0 mmHg). A ocorrência geral de eventos adversos não divergiu entre os grupos.

Hipertensão é a principal causa de morte em todo o mundo. É um problema de assistência à saúde global, significativo e crescente que afeta aproximadamente um bilhão e duzentos milhões de pessoas e está associado a um maior risco de AVC, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doenças renais e morte. A hipertensão tem um custo direto para o sistema global de assistência à saúde de mais de US$ 500 bilhões anualmente. Apesar de a terapia farmacológica ter um papel primário na administração da hipertensão, as drogas por si só são algumas vezes ineficazes para todos os pacientes. Como resultado, apesar das mudanças de estilo de vida e da disponibilidade de agentes anti-hipertensivos, aproximadamente 50% dos pacientes com hipertensão continuam descontrolados, e aproximadamente entre 15% e 20% desses são resistentes.ii

Em colaboração com clínicos importantes, pesquisadores e cientistas de todo o mundo, a Medtronic oferece um amplo conjunto de tecnologia médica inovadora para o tratamento cirúrgico e intervencionista de doenças cardiovasculares e arritmias cardíacas.

Sobre a Medtronic

A Medtronic, Inc. (www.medtronic.com), com sede em Minneapolis, Minnesota, é líder global em tecnologia médica - aliviando a dor, restaurando a saúde e estendendo a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Em janeiro de 2011, a Medtronic adquiriu a Ardian, Inc., empresa de capital fechado, desenvolvedora do Symplicity Catheter System e de outras terapias baseadas em cateter para tratar a hipertensão e outras condições correlatas.

Declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas, conforme descrito nos relatórios periódicos da Medtronic, protocolados na US Securities and Exchange Commission. Os resultados reais podem divergir materialmente dos resultados previstos.

Nota para os editores:

Transmissão de animação de qualidade disponível. Informação adicional sobre o produto e o tratamento disponível em http://www.ardian.com/ous/news/mediaKit.php.

i Kearney PM, Whelton M, Reynolds K, Muntner P, Whelton PK, He J. Carga global da hipertensão: análise de dados mundiais. Lancet 2005; 365: 217-23. http://www.euphix.org/object_document/o5533n27415.html

ii Circulação.<http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20019324> 2010 Feb 23;121(7):e46-e215. Epub 17 de dezembro de 2009 Atualização das estatísticas 2010 de AVC e doenças cardíacas: relatório da American Heart Association.

Galeria de fotos/multimídia disponível em http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=6824539&lang=pt

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Medtronic, Inc.
Lynda Pike, +1 786-239-4064
lynda.pike@medtronic.com

Contacts

Medtronic, Inc.
Lynda Pike, +1 786-239-4064
lynda.pike@medtronic.com